Coluna Zona Franca

0
213

Léo Moraes

Sobre a pretensa pré-candidatura a prefeito de Porto Velho, de Léo Moraes (Podemos), a coluna tem algo a declarar. Além de não haver mais tempo para a pré-candidatura ganhar corpo, ele está indo muito bem, obrigado, na diretoria geral do Detran. Nunca antes na história de Rondônia o Detran esteve tão em boas mãos. Realmente Léo Moraes mudou a imagem do órgão da água para o vinho. Pronto, falei.

 

Eleições 2024

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "joao.pauloviana 51 min > Migração partidária e estratégias nas eleições de 2024 em Porto Vel... OPINIÃO: O que a alta migração p... conaressoemfoco com br"Segundo artigo do cientista político João Paulo  Viana (Unir) em parceria com o Gabriel Ximenes Souza, pesquisador júnior do LEGAL-RO, publicado hoje no Legis-Ativo, do Congresso em Foco/UOL, mais de 80% dos vereadores da CMPV mudou de partido durante o período da janela partidária. A maioria para legendas dominadas pelo grupo do prefeito Hildon Chaves (PSDB), dentre eles PSD, União Brasil e Republicanos, o que demonstra a consolidação de sua base parlamentar. Diferentemente do que ocorria no passado, quando eram observados elevados índices de migração partidária, agora, a fragmentação diminuiu exponencialmente, de 14 para 7 partidos representados na CMPV. Muito possivelmente um efeito direto das novas regras eleitorais e das estratégias que delas resultam.

Eleições 2024-2

Mas, no entanto, o PSDB de Rondônia, como em todo o país, est praticamente em estado de falência. No resto do Brasil, o PSDB praticamente acabou. Em uma publicação nas redes sociais, o atual líder do PSDB, Marconi Perillo, admitiu indiretamente que o partido chegou ao fundo do poço. Na verdade, a derrocada do partido tucano começou com a derrota de Aécio Neves em 2014 para Dilma Rousseff (PT), posteriormente, com o envolvimento dele em corrupção.

Guajará-Mirim

Guajará-Mirim tem 27.600 eleitores mas, tem mais pré-candidatos a prefeito do que Porto Velho com pouco mais de 300 mil eleitores. São 11, minha gente, segundo o site Rota Guajará: 

01- Ademar Scheitd (NOVO), Professor Universitário da UNIR, Campus de Guajará-Mirim-RO,  evangélico, sempre ativo na atividades sociais e políticas do município.

02- Fabio Netinho (PP), ex-vereador e Presidente da Câmara Municipal, “Netinho” como é popularmente conhecido

03- Jeová Canuto (Avante), Guajaramirense, Advogado, de origem indígena, nascido em Ricardo Franco e cresceu na Baia das Onças, servidor público federal da saúde há 38 anos, conselheiro estadual e municipal de saúde, secretário geral do Sindsaúde em RO.

04 – João Soares (PSDB), Advogado, Servidor Público Federal aposentado, se radicou em Guajará-Mirim em 1979, iniciou seus serviços no Centro de saúde Carlos, Chagas como agente administrativo, depois foi da equipe de transição da educação do Território para Estado como Chefe da gabinete da competente, Professora Lenir Bouez,  foi chefe de gabinete de 02 prefeitos, Dr. Isaac Benesby e Francisco Nogueira Filho, chefe de gabinete do Deputado Dedé de Melo por 12 anos, Procurador Geral e Presidente do IPAM na gestão Carlinhos Camurça, Procurador Geral Geral do município de Guajará-Mirim na gestão Dedé de Melo.

05- Jorge Monteiro (Cidadania),  advogado, pós graduação em Metodologia do Ensino Superior, poeta, professor. Fundador e presidente da OAB Guajará-Mirim, Conselho Estadual 1995-1998, fundador e presidente da Associação Cultural Afro-Brasileiro de Guajará-Mirim.

06 -Luiz Teodoro (Podemos), advogado, o popular “Luiz Neguinho” de origem humilde, trabalhou como engraxate, chegou no município  foi colaborador ativo da Administração Claudio Pilon, logo de envolveu nas atividades politicas, depois de muita luta, perseverança conseguiu se formar em direito, foi aprovado na OAB, onde seu escritório central é na capital. Nas eleições de 2020, foi candidato a vice-prefeito na chapa da deputada estadual Dr. Taissa Souza onde obtiveram 3.463 votos, ficando na terceira colocação.

07- Mary Granemann (PL), atual prefeita do município devido ao afastamento da titular Raissa Bento (MDB). Era do Avante e agora se lançou como pré-candidata a prefeita pelo PL.

08- Neidson Soares (PRTB), conhecimento popularmente como Dr. Neidson, médico, guajaramirense, ex-deputado estadual por dois mandatos.

09 – Raissa Bento (MDB), prefeita eleita em 2020 com 4.575 votos, foi afastada pela justiça pelo prazo de 180 dias que vencem em 25 de Julho de 2024, data em que poderá retornar ao cargo.

10-Ricardinho Tô Na Nigth (Republicanos), empresário, analista de perfil comportamental, coach e palestrante, jovem visionário, por questões de trabalho e estudos, ficou anos longe de Guajará-Mirim, mas retornou e recebeu o convite da Prefeita Raissa Bento, para assumir a Secretaria de Cultura e Esportes (SEMCET).

11- Wenceslau Ruiz,  (Republicanos), conhecido popularmente como Dr. Wenceslau, guajaramirense de perfil conciliador e de diálogo, foi candidato a deputado federal nas eleições de 2018 e 2022, na ultima eleição obteve 5.599 votos dos eleitores em Guajará-Mirim.

 

Lista atualizada

Lista atualizada de pré-candidatos a vereador por Porto Velho: PT/PCdoB/PV- CLÁUDIO CARVALHO
GIOVANA BARROS
JOÃO VITOR
MARCELO HENRIQUE
FRANCIMAR SIMÃO
VAO OLIVEIRA
OHANA Silveira
RAIMUNDO NONATO
PEDRO DO KAMINARI
CLAUDINHA DO AGRÁRIO
ISRAEL TRINDADE
FATINHA
CHIQUINHO DO PT
EZEQUIEL MESQUITA
TOCO
NONATO MORAIS
TIÃO FARIAS
CLODOALDO COSINHO
RENATO GOMES OLMEIDO
GENIVALDO
EDMILSON MARTINS
JAPONÊS DA FUNERÁRIA
RICARDO VILARRUEL
NEIA SORRISO
VAGNER EUFRASIO
JO RODRIGUES
RICARDO
DEUSA

PSB:  Mauro Nazif Júnior e Josias Perito; Agir: Alexandre Silva, Antonio Medeiros, Porfirio Costa, Cliver Heron, Ednei Singeperon, Ednei Lima, Geovane Ibiza, Marcos Malaquias, Hermínio, Maelson do Planalto, Mesaque, Roberto Dinamite, Fabrício Donizete, Marcos combate, Cláudio da Padaria, Gabriele Gaspar, Marilene U.Norte, Solange Feira, Taliana, Meuse Santos, Ivanilda, Dalva Cecília e Elmara; PSOL-REDE: ?

Lista atualizada 2

Republicanos-Márcio Oliveira, Profa. Val Barreto, Júnior Queiroz, Jurandir Bengala, Márcio Pacele, Pastor Ivanildo da Universal, Júnior Coimbra, Fernando PM, Pedro Geovar; União Brasil: Ellis Regina, Pastor Sandro, Isaque Machado, Lucas Donadon, Pastor Bruno Luciano, Dabson Bueno, Joel da Enfermagem, Dr. Macário Barros e Edmilson Dourado; PSD: Everaldo Fogaça, Rai Ferreira, Enfermeiro Roneudo, Wanoel Martins, Da Silva do SINTRAR, Hallan Carvalho e Kaue Ribeiro. PP: Terrinha e Matheus Serrate.

Lista atualizada 3

Podemos: Júnior Moraes, Alyson Cuiabano, Felipe da Saúde; PRD: Rogério Quaresma, Alexs Palitot, Bruno do Pingo, Pedro Teixeira, Joelna Holder, Everaldo Fogaça e Moisés Cruz; PL: Sofia Andrade, Léo Alencar, Gilber Mercês, Jacaré de Vista Alegre e Willian Homem do Tempo; MDB: Júnior da Versátil e Francisca Kaxarari. PRTB: Pastor Evanildo Ferreira e Jaque Suzana.

Lista atualizada 4

 PSDB/Cidadania-Marcelo Reis, Edwilson Negreiros, Carlos Damasceno, Valter Canuto, Márcia Socorrista, Nilton Souza, Antônio Medeiros, Júnior Siqueira, Dim Dim, Adalto Bandeirantes, Júnior Cavalcante, Dr Macário Barros, Thiago Tezzari, Evaldo Agricultura, Wellen Prestes e Alyson Sandubas.

Candeias do Jamary

Lista de pré-candidatos a vereador por Candeias do Jamary pela Federação Brasil da Esperança formada pelos partidos PT, PCdoB e PV: Luiz Alvaro Perreira, Valdemir Meireles Gomesm, Juliano Plácido da Silva, Ricardo Gomes, Miquéias Ribeiro de Carvalho, José Ribamar Reis,  Nelci Ramos de Souza, Creusely Perreira Troclmann, Diacui de Oliveira Perceguine, Érica Danieli Rufatto Nunes, Francisca Nogueira Borges Alves e José Antônio Rufatto. OBS: Lista aberta, podendo haver mudanças, acréscimos ou exclusão. Correções e mais informações: [email protected].

O PCC e a política em SP

Nenhuma descrição de foto disponível.Três vereadores de São Paulo e mais 10 pessoas são presos em operação contra grupo ligado ao PCC suspeito de fraudar licitações. Nenhum é do PT. Os vereadores presos são: Ricardo Queixão (PSD), de Cubatão; Flavio Batista de Souza (Podemos), de Ferraz de Vasconcelos e Luiz Carlos Alves Dias (MDB), de Santa Isabel. Em Santa Catarina, 19 prefeitos foram presos em dois anos. Todos bolsonaristas. Nenhum do PT. 

 

 

 

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

Informações para a coluna:  [email protected]

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidaddo colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.