25 C
Porto Velho
domingo, abril 28, 2024
Home Colunas COLUNA ZONA FRANCA

COLUNA ZONA FRANCA

0
339

Operação Arcana Revelada

É do União Brasil. Vira e mexe tem prefeito afastado por corrupção em Rondônia. Após ser afastado e retornado ao cargo no ano passado, o prefeito de Ji-Paraná,  Isaú Fonseca (União Brasil),  sofreu mais um duro golpe. A 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO2), juntamente com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), deflagrou hoje a Operação Arcana Revelada, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que visava a prática de vários crimes, no âmbito dos Poderes Executivo e Legislativo da cidade de Ji-Paraná.

Operação Arcana Revelada 2

Segundo a Polícia, os crimes identificados são: corrupção ativa e passiva, extorsão, tráfico de influência, perseguição e lavagem de dinheiro. Durante a ação, foram realizados o cumprimento de 10 mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados e na sede dos Poderes Executivo e Legislativo, além do cumprimento de 6 mandados de afastamento das funções públicas, pelo prazo de 120 (cento e vinte) dias, de todos os servidores públicos envolvidos nas investigações, incluindo os chefes dos Poderes Executivo, o prefeito Isaú Fonseca, e seu filho, Welinton Poggere Góes da Fonseca, presidente da Câmara de Ji-Paraná.

Operação Arcana Revelada 3

Eleito para o seu primeiro mandato à frente da prefeitura de Ji-Paraná, filiado ao partido mais tradicional do estado, o MDB, Isaú Fonseca foi vereador na cidade em três legislaturas, exercendo também a presidência da Câmara, cargo do qual já havia sido afastado anos atrás.

Operação Arcana Revelada 4

No ano passado, Isaú foi alvo de uma operação da Polícia Civil e do Ministério Público de Rondônia, com o apoio da Polícia Federal e da Polícia Civil dos estados do Acre e Goiás, denominada “Horizonte de Eventos”.  Mesmo sob fogo cruzado, Isaú reelegeu o filho vereador em 2020, Welinton Fonseca (União Brasil), popularmente conhecido como “Negão filho do Isaú”,  tornando-se, em seguida, presidente da casa da qual foi afastado no dia de hoje.

A volta de Jesualdo Pires

Jesualdo Pires, produtor rural e filiado ao PSB de Rondônia

Neste contexto, o ex-prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB) está sendo instado  deixar sua pacata vida no campo, para retornar ao Palácio Urupá. Ele não quer, mas a situação requer altruísmo e amor à Ji-Paraná. Pires deixou a prefeitura de Ji-Paraná em 2018, após dois mandatos, com 80% de aprovação. Disputou o Senado Federal obtendo quase 200 mil votos. Se se candidatar, será eleito para um terceiro mandato, com certeza.

Porto Velho

Pode ser uma imagem de texto que diz "uol ဂ0 Assine Cotidiano Curitiba de um lado e Porto Velho do outro: veja o ranking da desigualdade Laila Nery Colaboração para Paulo UOL, em São 26/03/2024 10h00 f Das 16 capitais do Norte e Nordeste, 15 estão entre as que têm piores indicadores sociais do Brasil. A capital mais desigual é Porto Velho a Imagem mostra área próxima da favela da Tavares Bastos, no Rio Imagem: Brunomartinsimagens/Getty Images/iStockphoto menos, Curitiba, segundo o Mapa da Desigualdade, divulgado hoje pelo Instituto Cidades Sustentáveis."A pior capital do Brasil, Porto Velho, caminha para ser governada pelos mesmos que nada fizeram para melhorar o índice. Um estudo publicado hoje, que mede um conjunto de 40 indicadores sociais, aponta que Porto Velho tem o piores números do país em dados como renda, saúde, saneamento e segurança pública. Segundo o estudo elaborado pela primeira vez pelo ICS (Instituto Cidades Sustentáveis), pelo somatório de pontos a partir dos 40 indicadores sociais analisados, Porto Velho (RO), com 373 pontos, ficou na última posição.

Porto Velho 2

 Benedito Alves está prestes a sair do PSD, para poder disputar a prefeitura de Porto Velho. As informações são do Painel Político. As conversas estão adiantadas com o MDB e PSB. Benedito estará reunido com o senador Confúcio Moura nos próximos dias para avaliar a possibilidade de ingressar no MDB. No PSB, Vinicius Miguel abriu conversações com Benedito. O PT também mantém conversaçoes com o ex-conselheiro do TC.

Guajará

A emedebista Raíssa Paes, afastada há três meses da prefeitura de Guajará-Mirim, parece que não retorna. Dificilmente o MDB elegerá novo prefeito na Pérola do Mamoré. A atual, Mary Granemann, deverá ser reeleita com apoio do bolsonarismo local. Será o fim de Guajará.

Não ao MDB

O vereador Dr. Júnior Queiroz declinou do convite para ingressar no MDB.  Ele assina ficha nesta sexta-feira no União Brasil, a convite do governador Marcos Rocha (União Brasil), além do vice-governador Sérgio Gonçalves e do Chefe da Casa Civil Júnior Gonçalves. O convite deve-se a proximidade dos principais líderes do Governo com o vice-líder do Governo, deputado estadual Alan Queiroz (Podemos).

O Homem Infinito

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e textoSerá lançado nesta quarta-feira, 27, em Ji-Paraná, o livro “O Homem Infinito”, biografia do empresário Assis Gurgacz.  O evento será no auditório da Eucatur, a partir das 8h30, abrindo as celebrações dos 60 anos da Eucatur. Escrita pela jornalista Rejane Pires Martins, a história destaca o ápice do empreendedorismo humano, revelando um retrato sensível e forte do empresário. “O Homem Infinito” não traz uma receita de sucesso, mas a narrativa de um homem corajoso, que prioriza valores familiares e, por meio de uma visão diferenciada, conquistou grandes feitos tanto no âmbito empresarial quanto pessoal.Vídeo

 

TJ de Rondônia

O TJ de Rondônia está entre os 6 tribunais, que não disponibiliza automóveis de uso exclusivo para juízes. O levantamento foi feito pelo Poder360, que apurou que a União arca com a despesa de 3.224 veículos oficiais para juízes e desembargadores no Brasil. O TJ de Rondônia é presidido pelo desembargdor Raduan Miguel, pai de Vinícius Miguel, que comentou: “Aqui em Rondônia, o atual presidente negou auxílio creche aos juízes“.  Veja aqui matéria completa.

Prisão já

Não há outra saída para o bem do Brasil senão a prisão imediata do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ), que está andando pelo país como se fosse a última Coca-Cola gelada da democracia. Nesse passo ele vai eleger milhares de prefeitos, muitos deles, notórios corruptos, milicianos e até assassinos. Para corroborar com essas afirmações, na cara de pau, lançou um pré-candidato a prefeito do Rio,  no antro das milícias e da contravenção. No sentido exato da palavra, será perigoso eleger Alexandre Ramagem, prefeito do Rio.

Prisão já 2

Tal como o Dick Vigarista da Corrida Maluca, Bolsonaro dorme e acorda pensando em golpe. E, não se enganem. Ele vai tentar fugir. O evento da embaixada da Hungria é um sinal claro e cristalino de que ele vai tentar fugir do julgamento, como todo covardão.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

Informações para a coluna:  [email protected]

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.