Coluna Zona Franca

0
199

Eleições 2024

Enquanto alguns dormem, outros atuam, ainda que nos bastidores, longe dos holofotes e dos papparazzis. Vez ou outra a coluna fura a bolha e consegue antecipar alguns fatos. Alguns deles, não chegam nem a acontecer pois a notícia corre à velocidade da luz. “Não, isso não pode ser”. Risos.

Voltando para o ninho

Ontem, por exemplo, o chapeiro Lindomar Carreiro, que nas horas vagas preside o PSDB da capital, parou de fechar um X Tudo para receber a informação de que o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (?), teria recebido convite para deixar o partido de Marcos Rocha para ingressar no MDB de Confúcio Moura. O cliente do Sandubas ficou sem entender quando Lindomar esbravejou: “Isso não é verdade. Hildon Chaves acaba de ganhar um cargo na diretoria do PSDB nacional”. E assim, por enquanto, morre a tentativa de migrar o alcaide para o time de Ulisses Guimarães. Vai preferir voltar ao ninho de FHC. Por enquanto…

Confúcio não para de articular

O MDB de Porto Velho tem candidato na manga para a prefeitura de Porto Velho. Um nome forte que seria a atual secretária de Educação do Município, Gláucia Negreiros, que é do MDB! A revelação exclusiva ainda não foi desmentida. Mas, no entanto, Confúcio articula uma grande aliança de centro esquerda para enfrentar as duas máquinas administrativas que vão ter candidatos fortes no front. Ontem conversou com o presidente estadual do PSB, Vinícius Miguel e com o municipal do PT,  Israel Trindade (foto). “Foi uma conversa onde todos nós entendemos que é necessário estarmos juntos para construirmos uma frente democrática para apresentarmos um nome com condições de estarmos juntos unidos e construindo a cidade de Porto velho”, disse Israel Trindade.

Governador Confúcio?

Ainda que en passant, o senador Confúcio Moura deixou uma pulga atrás da orelha do jornalista e apresentador Everton Leoni, ontem, durante uma entrevista ao SIC News. O político de 75 anos deixou no ar a possibilidade de disputar de novo o governo de Rondônia, em 2026. Cacife e capacidade ele tem de sobra. Neste ano (2026) ele termina o mandato de oito anos no Senado Federal. Disputar reeleição e o governo são duas possibilidades, além da aposentadoria.

                                     Júnior da Versátil

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, multidão e textoO empresáro Júnior da Versátil que concorreu à vereança em 2020 pelo Podemos de Porto Velho, migrou para o MDB. Agora vai dar certo. Em uma festa marcada pela presença de mais de 700 pessoas, Júnior formalizou sua filiação ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que contou com a participação destacada da executiva do partido, do senador Confúcio Moura e do deputado estadual Ismael Crispin, recém filiado também ao partido. O auditório do diretório do MDB se tornou o cenário para essa significativa adesão à sigla, evidenciando o apoio expressivo à decisão do empresário. O evento, que se configurou como uma celebração da democracia, foi marcado por discursos entusiasmados e pela presença de líderes políticos que reforçaram a importância do fortalecimento da política municipal. Júnior da Versátil, conhecido por seu trabalho e planejamento, expressou otimismo em relação ao futuro político. A filiação ao MDB representa um passo estratégico na trajetória do empresário, que busca ampliar sua participação e influência no cenário político do município.

Ah, Candeias do Jamari! A sorte te sorri…

Com a definição, pelo TRE, por novas eleições municipais para o preenchimento do cargo de prefeito, o município de Candeias do Jamari ganha nova chance de passar a limpo o seu ambiente político. A confusão institucional (briga de poder) entre o executivo e o legislativo é a causa de toda a bagunça já arraigada no município. O legislativo tem interesse em manter o executivo “nas cordas” o tempo todo, pois assim assume as atribuições daquele, ou seja, tem acesso ao manejo do orçamento – que é o que, no fim, importa.

Ah, Candeias do Jamari! A sorte te sorri… 2

Como alguns gestores espertalhões se beneficiaram desta situação, as sucessivas legislaturas da Câmara construíram um espaço de poder que os atuais vereadores julgam permanente. Isto é, a ausência de um gestor que delimitasse os espaços de atuação de um e de outro – que deveria ter apoio do judiciário – construiu um “corredor de negócios” na administração pública do município que se tornou atrativa para os “profissionais da política” local.

Ah, Candeias do Jamari! A sorte te sorri… 3

Chico Pernambuco, prefeito de Candeias do Jamari, foi morto a tiros na noite deste sábado | Tudo Rondônia - Independente! Logo, os assassinatos recorrentes de políticos no município não se devem ao altruísmo de nenhum dos “mártires” mortos, por suposta tentativa de pôr ordem na casa. A razão das mortes foi o não cumprimento de acordos feitos entre ele os “profissionais da política” do território.

Ah, Candeias do Jamari! A sorte te sorri… 4

O bom senso e a civilidade recomenda que houvesse uma intervenção institucional e administrativa no município, com a nomeação de um interventor experiente e ilibado, com tempo de mandato suficiente para que devolvesse o público para a população, se esta quisesse que assim fosse. Mas, como bom senso e racionalidade nestas paragens são utopias (mesmo para os Tribunais), a possibilidade de novas eleições surge como algo auspicioso para quem quer o melhor para Candeias do Jamari.

Ah, Candeias do Jamari! A sorte te sorri… 5

Diante disso, espera-se que um grupo/partido político com algum zelo pela ética e respeito ao que é público resolva “botar a mão no vespeiro” e indicar/apoiar um(a) candidato(a) com alguma qualificação. E mais ainda: se eleito o seu candidato, o grupo/partido deve monitorá-lo para que ele não sucumba aos “encantos” dos “profissionais da política” local.

Ah, Candeias do Jamari! A sorte te sorri… 6

 Por falar em mudança e renovação na política de Candeias do Jamari, não existirá nenhuma mulher que assumiria o protagonismo neste momento de caos produzido exclusivamente pelos homens? Na política, mais do que nos canteiros de obras, é exigida a habilidade,  a sensibilidade e a firmeza inerente às mulheres.

Ah, Candeias do Jamari! A sorte te sorri… 7

 No fechamento desta coluna, recebemos uma informação alvissareira: um grupo/partido com longo histórico de serviços prestados ao estado de Rondônia estuda lançar um nome para disputar as eleições em Candeias do Jamari. O nome em debate tem fortes vínculos com o município, vasta experiência administrativa e é avesso às picaretagens. Oremos…

Ser ou não ser

Como disse turismólogo Antônio Ocampo, Candeias é trans, um município no corpo de um distrito. “Candeias é um caso de dupla personalidade. Virou município, mas a cidade continua sendo um bairro de luxo de Porto Velho, tem até prefeito, mas é dependente de tudo de Porto Velho”.

O advogado de Deus

O prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca (MDB), que é gato escaldado, resolveu redobrar as cautelas e contratou o advogado especialista em direito eleitoral Nelson Canedo para coordenar o seu jurídico na fase da pré-campanha à reeleição, visando não ter surpresas. Para quem não sabe, Canedo livrou o governador Marcos Rocha de uma cassação iminente. Canedo ficará responsável pela assessoria do mandato eletivo do prefeito, além de acompanhar, junto com os advogados de Brasília, as ações que o alcaide responde no Estado.

Tal pai, tal filho

A mesma cautela adotou o presidente da Câmara Municipal, o vereador Welinton Fonseca, popularmente conhecido por Negão filho de Isaú, que contratou o mesmo advogado. Vai que…

Guajará

Dra. Taíssa participa de reunião com prefeita de Guajará-Mirim em exercício - News RondôniaPassado os efeitos do tsunami que abalou Guajará-Mirim, entre os escombros, a revelação não muito acalentadora. A prefeita interina, Mary Granemann (Avante) é uma entusiasmada bolsonarista. Não à toa recebeu com risos e abraços a neo bolsonarista deputada Dra.Taíssa (PSC), outrora defensora do meio ambiente no Partido Verde. Caso ela permaneça no cargo e disputar reeleição, deverá compor ou não com o PL local, que que se reunirá no próximo dia 3 para avaliar a novidade. O PL já tinha um nome antes do tsunami no rio Mamoré.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

Informações para a coluna:  [email protected]

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.