Coluna Zona Franca

0
196

Caso Amazon Fort

AmazonFort passa a operar coleta de lixo em novos bairros de Florianópolis - Notícias de Florianópolis - Fique por dentro de Floripa | DeOlhoNailhaA Amazon Fort, empresa sediada em Porto Velho (RO), que está no olho do furacão de uma investigação em Florianópolis (SC), emitiu uma nota de esclarecimento, informando que está colaborando para a elucidação dos fatos, afirmando que os serviços prestados na capital do Estado de Santa Catarina, nos anos de 2021 e 2022, foram realizados com extremo grau de excelência e transparência. “Não há qualquer crime a ser apurado, o que será devidamente esclarecido no momento oportuno”, diz a nota.

Caso Amazon Fort 2

As investigações contra a empresa rondoniense ocorreram após denúncia de crime ambiental, chegando ao ponto em que está, como a possível criação de uma CPI do Lixo. Vereadores já conseguiram a maioria das assinaturas e a situação da Amazon Fort pode complicar, com respingos na atuação da empresa em Porto Velho onde detém contrato de coleta e tratamento de iixo, além de, pasmem, administrar o Complexo Turístico da EFMM.

                                Caso Amazon Fort 3

Prefeitura de Porto VelhoHá anos em reforma e há pelo menos dois anos concluída para início das atividades, o Complexo Turístico da EFMM esté fechado. Segundo fontes da coluna, a Amazon Fort, que não teria a expertise (qualificação técnica) para gerir o complexo, não conseguiu sanar as irregularidades contratuais, causando enorme prejuízo para a população que está  privada de desfrutar da referida área histórica de Porto Velho. A coluna entrou em contato com a assessoria de imprensa da Amazon Fort que ainda não respondeu aos questionamentos sobre a não abertura da EFMM para o público.

Caso Amazon Fort 4

Na verdade, no contrato de permissão de gestão do Complexo pela prefeitura por 50 anos celebrado com a União, tem um item, que o executivo municipal não poderia repassar o Complexo para nenhum outro gestor, ou seja, fizeram errado, de cara, ao liberar por meio de concessão por 10 anos à Amazon Fort. A menos que o Iphan e a SPU  dêem um jeitinho, o imbróglio será de difícil solução.

Laços de família

Iuri Carrate, um dos sócios do grupo Amazon Fort, possui estreito relacionamento (seriam amigos de infância) com o ex-vice-prefeito e agora deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil), além de, claro, com a ex-deputada federal Mariana Carvalho (Republicanos), que é pré-candidata a prefeita.

Sem oposição

Lixo Zero Sticker by Menos 1 Lixo

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (União Brasil), navega em águas calmas e deverá disputar o governo de Rondônia em 2026 com grandes chances de vitória. Tudo isso porque estabeleceu uma parceria com a Câmara dos Vereadores que vem dando certo nos dois mandatos. Sem oposição, HC elege o(a) sucessor (a) dele, se elege governador, se reelege e elege o governador após dois mandatos dele, em 2034. Tudo isso sem combinar com os russos. Não vai precisar. A menos que a oposição acorde e mexa no lixo.

HC X MR

Hildon Chaves e Marcos Rocha firmam acordo para concessão da rodoviária ao Município | Tudo Rondônia - Independente!O governador de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil), tem seus projetos políticos, dentre eles, o de ocupar uma das três cadeiras de senador da República. É de praxe. A maioria dos governadores de Rondônia se elegeu senador. Acontece que os demais membros do grupo do governador também almejam voos maiores. Uns desejam a prefeitura de Porto Velho, outros o governo de Rondônia em 2026. Portanto, a paz e o amor que reinam entre o grupo do prefeito e do governador, deverão dar lugar a uma disputa política nessa e nas próximas eleições. Quem viver, verá.

Marcelo Cruz vem aí?

Uma fonte confidenciou à coluna que o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Marcelo Cruz (PRD), estaria se preparando para disputar a prefeitura de Porto Velho. Um vídeo com lideranças vazou. Será que ele vai mesmo trocar a tranquilidade do poder legislativo estadual pela administração da capital? Segundo um ex-deputado estadual, sim. “Marcelo Cruz nasceu em Porto Velho e é um político que sabe das necessidades da população”.

Nem Freud explica

Cientistas, estudiosos e até os estudantes redação Nota Mil não conseguem decifrar qual é o problema dos bolsonaristas. Ao mesmo tempo em que pregam liberdade de expressão, criticam os votos dados à Lula. São contra o aborto, mas são a favor de armas. E agora, após tentarem um golpe de estado em 8 de janeiro de 2023, não querem ser punidos. Dizem que estão sendo vítimas de uma ditadura. Vai entender….

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

Informações para a coluna:  [email protected]

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.