Coluna Zona Franca

0
300

Por Roberto Kuppê (*)

O Brasil voltou a sorrir

Nenhuma descrição de foto disponível.É uma realidade. O Brasil voltou a sorrir com a boca cheia. A um mês de completar um ano de governo, Lula cumpriu o que prometeu, fazer o brasileiro comer picanha de novo. Fez muito mais do que isso. Após passar 580 dias numa prisão da PF em Curitiba, Lula se elegeu presidente da República e quem o acusou, está na iminência de ir preso. Sérgio Moro, o ex-juiz carrasco, está com o mandato de senador na berlinda. O companheiro do golpe, Deltan Dallagnol (Novo) já teve o mandato cassado. Bolsonaro está inelegível por oitos anos e o advogado de Lula é ministro do STF. Alguém imaginaria isso? E agora, para “piorar”, o ministro da Justiça, Flávio Dino também vai para o STF. E agora a coluna pergunta: quem precisa ir  para a posse de um presidente que fala com cachorro morto?

Na posse de Melei

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "patoarrependido ANTES -Acabarei com Banco Central DEPOIS -Não acabarei com Banco Central -Argentina sairá do Mercosul -Não negociaremos com a China -A Economia será dolarizada -Argentina não sairá do Mercosul -Negociaremos com a China -Economia não será dolarizada Papa representante do demônio -Sua Santidade Papa Francisco -Não quero conversa com Lula -Terei prazer em receber Lula na minha posse"O Javier Milei que vai tomar posse dia 10 de dezembro, não é o mesmo da campanha eleitoral. Vai fazer tudo o contrário do que prometeu em campanha. Depois de chamar Lula de ladrão, agora “terá prazer”  em receber o nosso presidente. Mas, Lula não vai! Quem vai é a turma do golpe do 8 de janeiro.  Cerca de 50 bolsonaristas se programam para ir a Buenos Aires no dia 10 de dezembro, dentre eles o senador Marcos Rogério (PL-RO). Claro, por que não? A lista é encabeçada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que será acompanhado por Michelle Bolsonaro e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto.

Na posse de Melei 2

Também devem integrar a comitiva o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), um dos organizadores, e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Entre os governadores, devem ir Jorginho Mello (PL), de Santa Catarina; Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo; Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro e Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás. Adivinha quem vai pagar todas as despesas? O otário do contribuinte. As informações são da CNN.

COP 28

Lideranças dos nove estados das Amazônia brasileira estão representados na delegação da Coiab que participa da COP28, em Dubai. Uma delegação de lideranças indígenas e ativistas  de Rondônia está em Dubai, nos Emirados Árabes, para participar da Conferência de Mudanças Climáticas (COP-28), onde devem discutir os efeitos da emergência climática. O evento inicia ontem e segue até 12 de dezembro.

COP 28-2

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, lego e textoEstão em Dubai as ativistas Txai Suruí, a mãe dela, Neidinha Suruí (foto) e o pai, o cacique Almir Suruí. A ativista Txai Suruí ficou conhecida na COP 27, na Escócia, onde fez um discurso que repercutiu mundialmente.

COP 28-3

O ativista Iremar Antonio Ferreira, coordenador do Instituto Madeira Vivo, que atua na defesa e promoção dos direitos socioambientais em RO,  membro do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental, viajará neste sábado, 2,  a convite do Fundo Socioambiental CASA, para Dubai.

COP 28-4

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "Lula chega na COP-28 como um verdadeiro líder mundial!"O presidente Lula discursou nesta sexta-feira (1) durante a abertura da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP28), em Dubai, e cobrou a responsabilidade real das lideranças na preservação do meio ambiente. Disse que a Amazônia amarga uma das “mais trágicas secas de sua história”. Ele também citou que no sul, tempestades e ciclones deixam um rastro inédito “de destruição e morte”. Além disso, o presidente ressaltou que “o Brasil está disposto a liderar pelo exemplo”. O discurso foi forte e baseado em cobranças de acordos firmados em COPS anteriores. Veja o vídeo:

 

Pode ser uma imagem de 4 pessoas e texto que diz "Bolsonaro na Arábia Saudita Trouxe joias no valor de 19,5 milhões de reais, que incorporou ao seu "acervo pessoal". LULA NA ARÁBIA SAUDITA Traz U$ 10 bilhões em investimentos; comércio entre os 2 países de U$ 20 bi/ano até 2030;e 3 acordos de cooperação para a Embraer."COP 28-5

A ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, respeitada internacionalmente, afirmou que o Brasil vai “de cabeça erguida” à Conferência Climática da ONU, a COP28, em Dubai, “mais para cobrar do que ser cobrado”. Marina antecipou que vai pedir das potências globais as promessas de ajuda aos países vulneráveis, além de debater os desafios pela frente “para tirar o pé no acelerador dos combustíveis fósseis num contexto geopolítico que não é fácil”.

Se coçando

Quem está se coçando todo é o ex-presidente Bolsonaro e sua Michelle. Foi numa dessas viagens aos Emirados Árabes que ele trouxe escondidas milhões de dólares em joias, além de armas. Em troca dos “mimos” Bolsonaro vendeu refinarias a preço de banana aos árabes.

Pode ser uma imagem de texto que diz "PARTICIPE! CONVENÇÃO MDB 2023 PORTO VELHO 02/12 10H ÁS 13H REUNIÃO REALIZADA DE FORMA VITUAL E PRESENCIAL"Tempestade

Enquanto se discute as mudanças climáticas em Dubai, em Rondônia o clima político é de tempestade tropical. O MDB vai realizar convenção neste sábado e a chapa vai esquentar, literalmente. Segundo uma fonte, é melhor chamar a Força Nacional para o evento. Risos. A disputa pelo diretório municipal de Porto Velho está acirrada. Dois grupos pleiteiam o controle da sigla. A diretoria passada deixou vencer o prazo do mandato e não realizou eleições a tempo. Além do DM, a convenção elegerá a nova Executiva Municipal. Melhor fechar o perímetro da Elias Gorayeb que o bicho vai pegar.

PT reúne em Jipa

O Diretório Estadual do PT de Rondônia realizará reunião Extraordinária neste sábado, a partir das 9hs, no município de Ji-Paraná. Além dos filiados, foram convidados todos os vereadores(as), o único prefeito, vices-prefeitos e os presidentes(as) dos diretórios municipais. Uma das pautas da reunião será a relação do partido com o governo Marcos Rocha (União Brasil). Precisa de reunião para isso? Na verdade, o PT está perdendo espaço no governo Lula para os adversários. Até bolsonarista foi nomeado a cargo que deveria ser de petista em Rondônia.

Lula, cadê você?

Ou Lula prestigia os petistas de Rondônia com cargos federais, ou o partido amargará derrotas em 2024 e 2026. Segundo fontes, por não ter representantes no Congresso Nacional, o PT de Rondônia está de pires nas mãos. Com a palavra, o presidente da Executiva Estadual, Anselmo de Jesus.

Lula, cadê você? 2

O MDB alojou o ex-secretário de Saúde e ex-deputado estadual, Williames Pimentel num órgão federal que nem se sabia que existia. Que tal criar uma Secretaria Para Assuntos das Mudanças Climáticas (ligada ao MMA) para alojar os petistas de Rondônia? Ou uma Secretaria Extraordinária para a Defesa dos Indígenas (ligada ao Ministério dos Povos Indígenas)? Conversem nesse sentido com a Marina Silva (MMA), Sônia Guajajara (Povos Indígenas), etc….

Sid Orleans

Um dos únicos petistas nomeados a cargos federais, Sid Orleans, superintendente do Ministério da Saúde em Rondônia, tem se destacado na função. Tem trabalhado com afinco em todos os municípios na alocação de recursos públicos destinados à saúde. Na Associação Rondoniense de Municípios (AROM),  tratou sobre os saldos existentes em contas correntes nos Fundos Municipais de Saúde. Sid Orleans Cruz tem auxiliado os municípios na correta execução desses recursos, afim de minimizar os prejuízos pela devolução de recursos tão necessários a àrea de saúde.

Os nórdicos

Cinco deputados  federais de Rondônia votaram contra o projeto de lei que declara o dia 20 de novembro feriado nacional para a celebração do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Os deputados da realeza dinamarquesa são: Lúcio Mosquini (MDB), Thiago Flores (MDB), Coronel Chrisóstomo (PL),  Silvia Cristina (PL) e Fernando Máximo (União Brasil).

Mosquini

O deputado federal Lucio Mosquini, também é contra o veto de Lula ao marco temporal, que visa proteger os povos indígenas e as florestas e os rios. Ele tem empreendido uma forte articulação nos bastidores para que o Congresso derrube o veto presidencial. Totalmente contra o que se debate na COP 28, o enfrentamento às mudanças climáticas causadas por diversos fatores, dentre eles desmatamento, poluição dos rios e invasões às terras indígenas.

Eleição SINJUR

Finalmente, após muita polêmica e bate boca, as eleições do SINJUR serão realizadas hoje, 1 de dezembro, com a participação de apenas duas chapas. Anteriormente, as chapas 2 e 3 foram excluídas por supostas irregularidades. A Comissão Eleitoral 2023 homologou a Chapa 1 encabeçada pela filiada Sâmia Pilati e a Chapa 2 pelo filiado Wberlei de Melo.

Redução de voos

audienciareduçaovoos2varaUma audiência de conciliação realizada pela 2ª Vara de Fazenda Pública da comarca de Porto Velho reuniu representantes da Azul Linhas Aéreas, Latam e Gol Linhas Aéreas nesta semana. A promotora de Justiça Daniela Nicolai, pontuou que tem mantido o diálogo com as empresas para buscar soluções para o impasse. A promotora destacou que apesar de litisconsorte passivo na ação, a empresa Latam tem adotado medidas para ampliar o número de voos, suprindo inclusive, rotas que haviam sido canceladas por outras companhias, como é o caso de Porto Velho – Manaus, além de inclusão das rotas Porto Velho – Cuiabá e mais um voo direto para Brasília, também já foram implementadas.

Redução de voos 2

Nas primeiras audiências, as empresas Gol e Azul justificaram a redução de oferta de voos apontando o elevado custo dos voos para o Estado, destacando especialmente o impacto decorrente do alto volume e elevado valor das condenações judiciais em comparação aos demais Estados do país, resultando em prejuízo e a decisão de busca de outras rotas. Nesta semana, as empresas reafirmaram o compromisso em reavaliar o cenário.

Redução de voos 3

O Ministério Público do Estado durante as tratativas com as empresas também teria colocado como opção de redução dos custos para retomada dos voos, incentivos fiscais para reduzir custos com a operação na região. Por conta disso, o MP solicitou a inclusão do Estado de Rondônia como terceiro interessado no processo, o que foi acolhido pelo juízo Uma nova audiência foi agendada para fevereiro de 2024.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político.

Informações para a coluna:  [email protected]

(*) O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.