Coluna Zona Franca

0
124

Por Roberto Kuppê (*)

Dia D

Amanhã, quarta, a partir das 15 horas, no plenário do TRE-RO, acontece a sessão que poderá selar o futuro político do governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha (União Brasil). Será julgada a ação de cassação da chapa vencedora em 2022, por abuso de poder político e econômica. Na anterior, ele se safou. Mas, desta…

Jogo jogado

O tamanho do mandato do senador Confúcio Moura (MDB-RO), o faz essencial no ambiente político-eleitoral de Rondônia. Seja para 2024 ou 2026. Sua posição estratégica no tabuleiro nacional lhe abriu os cofres do governo, uma vez que representa, junto com o PT, uma barricada contra o outrora hegemônico bolsonarismo rondoniense. E isso está sendo compreendido por quem tem projetos políticos fora da rua Elias Gorayeb.

Jogo jogado2

O jogo é jogado e a sabedoria chinesa milenar é um ativo a ser considerado. Duas agendas apontam na direção mostrada – e quase criticada – por este colunista. Na quinta-feira o senador dedicou parte generosa da sua passagem por Porto Velho em afagos e salamaleques com o alcaide portovelhense Hildon Chaves (União Brasil). Os dois anunciaram a liberação de R$ 5 milhões em emenda do senador para as maiores instituições de assistência social do município, todas presentes no rega-bofe eleitoral.

Jogo jogado 3 

Outra agenda foi o encontro regional do MDB realizado em São Miguel do Guaporé, no sábado, cujo mote foi a filiação do deputado estadual Ismael Crispin na legenda. Crispin, discípulo de Confúcio, foi eleito com grande votação e só a sua filiação ao MDB seria suficiente para criar um fato político notável. Mas a presença do senador, e o seu prestígio político, fez tremer a BR 429. Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, empresários e militantes se acotovelaram para ouvir Confúcio Moura em dos seus grandes discurso.

Jogo jogado 4

Senador Confúcio Moura e Williames Pimentel

Mas, jogar parado nem sempre é a melhor estratégia. A disputa no diretório municipal de Porto Velho do MDB está acirrada. Dois grupos pleiteiam o controle da sigla. A diretoria passada deixou vencer o prazo do mandato e não realizou eleições a tempo. Com isso, a Executiva Estadual nomeou Comissão Provisória, cujo presidente é o deputado Jean Oliveira, com incumbência de organizar o Diretório Municipal.  Como o deputado não se mobilizou e o prazo da Provisória vencia, os demais integrantes, sob a liderança de ex-deputado Williames Pimentel, resolveram mobilizar a militância e dar prosseguimento à formação do Diretório. Este colunista considera que o partido, se organizado a tempo, será o fiel da balança em 2024 e 2026.

PT faz convocação

O PT de Rondônia, anda sumido dos noticiários. As últimas notícias foram sobre a eleição do diretório municipal de Porto Velho. Após a eleição de Israel Trindade, sumiu. Não totalmente. O Diretório Estadual realizará reunião Extraordinária no dia 02 de Dezembro de 2023, a partir das 9hs, no município de Ji-Paraná/RO.

PT faz convocação 2

Tendo em vista a importância da pauta em questão, a referida reunião será ampliada, sendo estendido convite também aos filiados que tem mandato, vereadores(as) e prefeito e vices-prefeitos, além dos presidentes(as) dos diretórios municipais. Dentre as pautas, a definição de posicionamento no que diz respeito a relação do partido com o governo bolsonarista de Rondônia. Ué! Reunião para decidir se apoia ou não a gestão bolsonarista de Marcos Rocha? Não precisa de reunião: é oposição e acabou!

 

                                            TJ-RO unido

Unidade total da nova gestão do TJ/RO, com a ascensão de Raduan Miguel à presidência. Esta foto tem um grande significado. Da esquerda para a direita, Alexandre Miguel, diretor da Escola da Magistratura, Glodner Pauletto, vice-presidente do TJ/RO, Raduan Miguel, presidente do TJ/RO e Gilberto Barbosa, corregedor do TJ/RO. Em unidade, passaram a discutir o planejamento e visitar os demais poderes e instituições. Primeira vez que ocorre isso de organização, planejamento e diálogo com as instituições. O TJ-RO que é campeão nacional em produtividade, tende a melhorar mais ainda.

Flávio Dino

Bolsonaro é forte candidato a ser primeiro presidente a não se reeleger”, diz Flávio Dino | O PopularO voto do senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado, a favor de reduzir os poderes do STF, tem agora uma explicação. Foi tudo combinado, até com os russos. Para poder indicar o atual ministro da Justiça, Flávio Dino à vaga de Rosa Weber no STF, Lula fez esta engenharia política. O voto a favor da proposta do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), de reduzir os poderes dos ministros do STF, foi a senha para a indicação de Flávio Dino, que vai passar sem maiores problemas pelo plenário do Senado Federal.

Flávio Dino 2

Riade, Arábia Saudita, 28.11.2023 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, desembarca em Riade, Arábia Saudita. Foto: Ricardo Stuckert/PRO anúncio agradou a maioria dos ministros do STF e dos parlamentares no Congresso Nacional. Rodrigo Pacheco, que está na comitiva de Lula na Arábia Saudita (veja na foto, ao fundo), festejou. Claro, quem não gostou foi a oposição que vinha fritando Flávio Dino. Bolsonaristas criaram uma fantasia (fake news), acreditaram nela (risos) e ficaram putos com a indicação do pessebista. Flávio Dino será sabatinado em 13 de dezembro e deverá tomar posse antes do recesso do Judiciário.

Nas arábias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Riade, capital da Arábia Saudita, para reunião com o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, que cumpre as funções de chefe de Estado. Lula também se encontrará com empresários brasileiros e sauditas. Na sequência da visita ao Oriente Médio, a comitiva presidencial desembarca em Dubai, nos Emirados Árabes, para participar da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 28).

Nas arábias 2

Embora a conferência do clima só termine no dia 12 de dezembro, Lula deve deixar os Emirados Árabes no dia 2 de dezembro. Do Oriente Médio, o presidente e parte de sua comitiva viajarão à Alemanha, onde Lula se reunirá com o presidente Frank-Walter Steinmeier e com o primeiro-ministro Olaf Scholz. A Alemanha é um dos países que defendem a assinatura do acordo Mercosul-União Europeia e a oitava maior fonte de investimentos no Brasil.

Txai na COP 28

Txai Suruí, jovem indígena brasileira, acaba de discursar na ...Quem vai estar na COP 28 é a ativista indígena Txai Suruí, de Rondônia. Rosto conhecido mundialmente após a icônica fala dela na COP 26 na Escócia, Txai Suruí não está indo sozinha. Também  participarão do evento climático em Dubai, o pai, o  cacique Almir Suruí e a mãe, Neidinha Suruí.

Bosconianos

Os amigos ex-alunos do Colégio Dom Bosco, turma de 1974/77, vão se reunir no próximo dia 2 de dezembro, no Barracão do Jair, na beira do rio Madeira, em Porto Velho. Osvaldo Paniágua, o primeiro da fila do meio, da direita para a esquerda,  é um dos organizadores. A maioria dos ex-alunos desta foto ainda está em Porto Velho, mas boa parte está morando em outros estados. Ao lado direito da irmã do Instituto Maria Auxiliadora, está Gilberto, que no momento se encontra na UTI de um hospital da capital à espera de cirurgia. A ele, melhoras.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político.

Informações para a coluna:  [email protected]

(*) O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.