Coluna Zona Franca

0
249

Por Roberto Kuppê (*)

Nenhuma descrição de foto disponível.Marcos Rocha

Não terminou. A agonia do governador de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil), continua. Talvez esteja pior do que se imagina. Foi marcada para o dia 29 de novembro, próxima quarta, às 15h, no plenário do TRE-RO, uma sessão de julgamento de outro pedido de cassação da chapa.

Marcos Rocha 2

Os motivos para cassação são muitos e graves: crime eleitoral, uso de robôs de disparo antes da permissão da legislação eleitoral. Telemarketing em massa. Uso de dados proibidos pela LGPD em período eleitoral. O autor desse pedido é a coligação do então candidato Daniel Pereira e seu vice Anselmo de Jesus (PT). Só após esse julgamento é que Marcos Rocha poderá estourar o champagne ou arrumar as malas.

Mariana Carvalho

Gente. Que susto! A presidente do Republicanos e suplente de deputada federal, Mariana Carvalho, está prestes a assumir o mandato na Câmara dos Deputados no próximo dia 30 de novembro. Muita calma nessa hora. Trata-se da homônima de Imperatriz (MA). Como se sabe, a “nossa” Mariana Carvalho (Republicanos-RO) foi candidata ao Senado e perdeu feio, apesar de ser bonita. A semelhança entre as duas, além do nome e do partido, é que são terrivelmente bolsonaristas.

Vilma Nascimento

A coluna presta homenagens à Vilma Nascimento, Nenhuma descrição de foto disponível.vítima de racismo em Brasília. Porta-bandeira e baluarte da escola de samba Portela, Vilma Nascimento, 85 anos, foi acusada de furto na loja Duty Free Shop do Aeroporto de Brasília na última terça-feira (21). “Estou triste porque aconteceu um episódio comigo que eu nunca pensei em passar.”

Vilma Nascimento 2

O caso ocorreu quando ela voltava ao Rio de Janeiro, depois de receber uma homenagem na Câmara dos Deputados, como parte da celebração do Dia da Consciência Negra. Vilma conta que ficou olhando os perfumes da loja enquanto sua filha Danielle fazia uma compra. “Eu não comprei nada. Passamos novamente em frente à loja e veio uma segurança e pediu para a gente entrar na loja para ser revistada a bolsa. Minha filha perguntou o porquê daquilo. A segurança não respondia nada. Abri a bolsa. Tinha um monte de freguês dentro da loja vendo eu tirar tudo da minha bolsa e a segurança olhando. Tirei, ela viu que não tinha nada, se comunicou com alguém e disse que não tinha nada na minha bolsa. Nem desculpa pediu”, lembra.

Aeroporto

A Inframerica, administradora do Aeroporto de Brasília, divulgou nota repudiando o episódio. A concessionária afirmou que a funcionária foi afastada. “A Inframerica repudia qualquer tipo de ação discriminatória, dentro ou fora do aeroporto. A empresa responsável pelo estabelecimento informou que já tomou as medidas cabíveis e afastou a funcionária”.

Meleca

O jornalista Kennedy Alencar confirmou a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de não comparecer à posse de Javier Milei, novo líder argentino. O motivo por trás da ausência de Lula na cerimônia de posse são as agressões e insultos do argentino ao líder brasileiro. Alckmin também não vai. O representante do Brasil será o chanceler Mauro Vieira.

Vinícius Miguel

Vinícius Miguel é presidente estadual do PSB em Rondônia

Segundo uma fonte, o PSB-RO realizou reunião entre o atual presidente, Vinícius Miguel e os irmãos Nazif. A reunião teve como objetivo colocar os pingos nos is. Como se sabe, VM assumiu o comando do partido, por decisão  da Executiva Nacional em Brasília. O parcimonioso Mauro Nazif, que não aceitou até hoje a destituição, decidiu dar um voto de confiança ao jovem advogado e ativista de causas sociais.

Vinícius Miguel 2

Vini é pré-candidato à prefeitura de Porto Velho. Mas, no entanto, para se tornar candidato de fato, terá que passar pelo pitbull Gilson Nazif, que vem a ser o presidente do diretório municipal do PSB. O trabalho de VM será o de convencer os Nazif que é capaz. Logrando êxito, terá o apoio dos demais pessebistas, dentre eles o virtual candidato a prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires.

Frentão

Acontece que a Frente Progressista que deverá ser formada por um leque de partidos para enfrentar o sistema bolsonarista na capital, não tem nenhum nome forte no momento, a não ser o de Vinícius Miguel. Olha a responsabilidade sobre os ombros do jovem ativista. Se o PSB apostar em VM, vai ter que dar mais do que apoio moral.  Vai precisar dispor de muito dinheiro para enfrentar duas máquinas, a da prefeitura comandada por Hildon Chaves (União) e do governo, por Marcos Rocha (União). O que falta para Vinícius no momento, sobra do outro lado.

Mais verbas

Os cofres da prefeitura de Porto Velho estão cheios. A Assistência Social acaba de receber R$ 5 milhões de emenda parlamentar do senador Confúcio Moura (MDB). Dinheiro que será utilizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf) para atender suas necessidades. Ou seja, mais visibilidade para o prefeito, o que significa mais votos.

Ridículos

Parece piada, mas é. O senador Marcos Rogério (PL-RO) recebeu das mãos do ex-presidente Bolsonaro a medalha dos três is: ‘‘imorrível’’, ‘‘imbrochável’’ e ‘‘incomível’’. Embora isso seja engraçado, as atitudes do senador rondoniense são reprováveis, sobretudo na questão do marco temporal, cujo veto presidencial ele quer derrubar.

Eleição SINJUR

A novela no que se transformou as eleições do SINJUR ganha novos capítulos todos os dias. Por conta da eliminação das Chapas 2 e 3,  a eleição foi transferida para o próximo dia 1 de dezembro.

 

Registro

A coluna registra o falecimento do desportista e funcionário público Carlos Alberto de Jesus Monteiro, o Carlos Abemor, irmão do delegado Paulo Abemor. Ele que era uma figura querida e respeitada na comunidade, faleceu aos 62 anos de idade. Seu velório será realizado na Capela 2 da Funerária Dom Bosco, a partir das 03h (madrugada) do dia 26/11/2023. A cerimônia de despedida terá início às 16h, com o cortejo saindo em direção ao Cemitério Inocentes.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político.

Informações para a coluna:  [email protected]

(*) O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.