Coluna Zona Franca

0
624

Por Roberto Kuppê (*)

                                      O grande mentiroso

O que Bolsonaro fala, não se escreve. Nada do que diz, condiz com a verdade. É um mentiroso contumaz. Mente que nem sente. Não é à toa que a suposta facada recebida em 2018, às vésperas do 7 de Setembro (que data providencial, hein?), é chamada de fakeada.

O grande mentiroso 2

ImagemA mais nova mentira foi afirmar que não recebeu nenhum presente dos árabes, sendo que recebeu sim e passou até recibo. Além desse “presente”, o mais valioso, que foi apreendido, e que, segundo Bento Albuquerque, afirmou serem presentes para Michelle Bolsonaro, foi insistentemente tentado o resgate no depósito da Receita Federal. Sorte (azar dele) que os servidores da Receita Federal não se deixaram intimidar pelas carteiradas palacianas. Lembrando que, presentes no  valor de 16 milhões de reais é muito, mas muito estranho mesmo.

O grande mentiroso 3

É completamente ilegal. À luz do Código Penal, isso é crime de peculato, de quem se apropria [de bem público], na condição de funcionário público. A pena vai de dois a doze anos de reclusão e mais multa. É peculato confessado, do qual ele tenta se safar dizendo ser um ‘bem personalíssimo’, mas só seria se fosse de pequeno valor.

O grande mentiroso 4

O que mais Bolsonaro recebeu e ainda está sob sigilo ou escondido? Por que ele fugiu para os Estados Unidos? O que ele tanto teme? Deve ter algo mais cabeludo que o governo Lula ainda vai descobrir. A propósito, ele tomou a vacina ou não? Não se falou mais no assunto.

Escola de extremistas

Os Estados Unidos são um dos berços do extremismo. O que aconteceu no dia 8 de janeiro no Brasil, foi uma cópia do que ocorreu no Capitólio, naquele país. Não é a toa que Bolsonaro se refugiou por lá. Está fazendo pós-graduação em golpismo e, se voltar, vai estar preparado para planejar atos antidemocráticos no Brasil. Que a briosa PF  fique de olho nos detalhes.

Corporativismo

Não vai ser cassado. Apesar da gravidade dos atos do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG),  a fala dele é protegida pela Constituição Federal (art. 53, da CF/88) que prega a  inviolabilidade dos deputados por suas opiniões, palavras e votos. Portanto, ele não será sequer submetido a um processo de cassação. Primeiro porque ele não é petista. Segundo porque ele é branco. Terceiro porque é evangélico. E, principalmente, porque ele será útil para o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Nikolas é um político de extrema direita, mas, se continuar assim, sem apresentar nada de útil no Congresso Nacional, vai acabar como o ex-deputado Daniel Silveira (PL-RJ), sem mandato e até preso.

Dia da Mulher

Um dia antes do Dia da Mulher, a deputada federal Cristiane Lopes (PL-RO), fez um vídeo criticando um requerimento de urgência para a aprovação de uma lei que protegeria mulheres vítimas da violência, sob a alegação de que seria o financiamento de aborto. No dia seguinte, fez outro vídeo em homenagem às mulheres. A coerência mandou lembrança.

Dia da Mulher 2

Nunca antes nesse País a mulher teve tanto vez, como no terceiro mandato de Lula no governo. Ontem foram sancionadas várias leis e publicados vários decretos, além de assinados projetos de lei que beneficiam as mulheres. Um deles, o que determina a igualdade de salários para mulheres que exercem a mesma função. Também foram autorizados verbas para distribuição de absorventes para mulheres carentes.

Confúcio

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) foi eleito por unanimidade para a presidência da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado Federal para o biênio de 2023 e 2024. O senador enfatizou que os projetos de lei que tramitam Comissão serão distribuídos de forma equitativa às suas relatorias sem nenhum viés partidário e que o objetivo é atender os interesses do país e as demandas dos estados da República – desde que levem em conta o desenvolvimento nacional.

Confúcio 2

Uma das 14 comissões temáticas permanentes do Senado, a CI opina sobre matérias relacionadas a obras públicas em geral, transportes por terra, mar e ar. Cabe também à comissão debater proposições sobre recursos geológicos, serviços de telecomunicações, parcerias público-privadas e agências reguladoras. A comissão tem ainda a atribuição de votar as indicações do Executivo para os cargos de diretores de agências reguladoras, como a Agência Nacional de Aviação Civil, (Anac) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ou seja, Confúcio está prestigiado no Congresso Nacional.

Incoerências da direita

A direita se diz contra o aborto, sendo que a maioria dos abortos é praticada por gente da direita. Se dizem a favor da vida, mas são a favor de armas. Se dizem a favor da família, mas volta e meia estão envolvidos em feminicídios. Se dizem patriotas, mas agem contra o Brasil, contra as instituições e contra a democracia. Por fim, se dizem cristãos, mas praticam atos que são proibidos pela Bíblia como matar, roubar, mentir, enganar, trair (a esposa), etc, etc e tal.

Incoerências da direita 2

Atentar contra a natureza  (criação de Deus), como desmatar, queimar, invadir terras indígenas, também são incoerências da direita. Ao assumir o governo em 2019, Bolsonaro permitiu a destruição da Amazônia, a invasão de terras indígenas e a mineração em rios. Certamente, Deus não concordou com esses atos.

Operação em RO

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (9), a 3ª fase da operação Ptolomeu contra corrupção e lavagem de dinheiro no Acre. O governador Gladson Cameli (PP) é um dos alvos da ação e, segundo a Folha de S. Paulo, o Superior Tribunal de Justiça determinou que ele entregue o passaporte e o sequestro de bens, avaliados em mais de R$ 10 milhões. No total, a pedido da PF, foi autorizado o sequestro de R$ 120 milhões em bens dos investigados. Os agentes estão cumprindo 89 mandados de busca e apreensão no Acre, Piauí, Goiás, Paraná, Amazonas e Rondônia e Distrito Federal.

                                                  Ataques

Brasília - A 2ª secretária da Mesa da Câmara, Mariana Carvalho, preside sessão para votar projetos de lei considerados prioritários pela bancada feminina (Wilson Dias/Agência Brasil)Parlamentares brasileiras são alvos de insultos, críticas e invalidações feitas de forma violenta nas redes sociais. Um estudo com mais de 1,5 mil mensagens publicadas no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube, entre julho e dezembro de 2021, mostra que 9% delas continham algum indício de violência discursiva contra essas deputadas federais e senadoras.

Ataques 2

A pesquisa Mapa da Violência Política de Gênero em Plataformas Digitais, produzida pelo Laboratório de Combate à Desinformação e ao Discurso de Ódio em Sistemas de Comunicação em Rede (DDoS Lab), da Universidade Federal Fluminense (UFF), analisou menções a 79 deputadas federais e a 12 senadoras da 56ª legislatura (2019 a 2023).

Ataques 3

Entre as menções violentas, observou-se que 8,6% usavam discurso misógino, ou seja, para inferiorizar, degradar ou desumanizar a mulher; 2,9% eram racistas e 1,4% se relacionavam à LGTBQIA+fobia. As parlamentares do campo ideológico da esquerda sofreram duas vezes mais ataque do que aquelas do espectro da direita. As maiores vítimas, em termos proporcionais (número de ofensas em relação ao total de menções) são as deputadas Talíria Petrone (PSOL-RJ) – atacada em 50% das menções a ela –; Professora Dayane Pimentel (União-BA) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ) – ofendidas em 33,3% das mensagens dirigidas a elas. Os alvos mais visados, entre os partidos políticos, foram PCdoB, PSOL e PMB. “A motivação política foi a mais presente entre os ataques que a gente mapeou”, afirma a pesquisadora.

Pacheco

Pacheco é homenageado no TSE e diz que ‘colapso da democracia’ foi evitadoO presidente do Senado, o rondoniense Rodrigo Pacheco (PSD-MG), recebeu uma homenagem no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), terça-feira 7. Depois de ser congratulado com a Ordem do Mérito do TSE, Pacheco disse que “o Brasil conseguiu evitar um colapso de sua democracia”.  Durante seu pronunciamento, Pacheco olhou para o presidente Lula e “enalteceu” a reformulação de programas sociais, como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida.

 

Informações para a coluna: [email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.