Coluna Zona Franca

0
346

Por Roberto Kuppê  (*)

Debutando

Este é o deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil-RO), segundo o jornalista Dimas Ferreira (Folha do Sul), diante do maravilhoso Vale do Guaporé e a cidade de Santa Luzia do Oeste ao fundo. Noves fora o humor, foi o único a publicar algo aproveitável, anunciando que vai trabalhar por mais qualidade de vida da população de Rondônia, destinando recursos para as áreas que mais precisam de atenção. Diferentemente dos demais, que estão com sangue nos olhos e só tem pensamentos para atacar o presidente Lula. Não foi para isso que foram eleitos. Um pouco de bom senso não faz mal a ninguém.

CPMI do Tiro no Pé

Da nova bancada federal de Rondônia, apenas o deputado federal Lebrão (União Brasil) não assinou a CPMI de 8 de Janeiro. Dos senadores, apenas Jaime Bagatolli (PL), assinou.

CPMI do Tiro no Pé 2

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse nesta terça-feira (28) que submeterá ao Colégio de Líderes a proposta de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro deste ano. De acordo com Pacheco, é preciso verificar com os senadores se manterão as assinaturas ao requerimento, já que é uma proposta da legislatura passada, encerrada no dia 1° de fevereiro. É claro que Pacheco não quer a CPMI. Será perda de tempo e gastos de recursos públicos. O governo vai dispensar energias que poderiam ser usadas em prol da população.

ImagemNicácio fora

Enquanto todos estavam de olho na política dos preços dos combustíveis, na surdina, Boninho permitia a eliminação do médico Nicácio, do BBB 23. Saudades dos tempos de Bolsonaro quando o povo não se preocupava com os preços das coisas, com desmatamento, com a corrupção, com a Covid. Agora qualquer aumentozinho na gasolina os bolsonaristas protestam. Usar avião da FAB agora é crime hediondo.

Os incoerentes

São contra as invasões de terras pelo MST, mas apoiam invasão em terras indígenas com a destruição da Amazônia. São contra o aborto, mas são a favor de armas que matam inocentes. São contra a corrupção, mas acham normal alguém comprar 107 imóveis com dinheiro vivo.

Os incoerentes 2

No passado, o presidente da República não tinha responsabilidade sobre o preço do combustível! O preço da gasolina subiu, subiu, subiu até março de 2022, quando Bolsonaro resolveu intervir e desonerar (tirar os impostos) o combustível. O preço caiu, mas abriu um rombo na arrecadação dos estados.

Nos EUA

Uma idosa procurou ajuda após sofrer derrame e quebrar o tornozelo. Como ela não tinha plano de saúde, foi desprezada, humilhada e desacreditada por quem poderia salvar sua vida. Seu desespero, registrado em imagens, não comoveu ninguém. Ao contrário, provocou zombaria. Manifestantes saíram às ruas para pedir Justiça: “O que vimos foi uma indiferença brutal. No vídeo, contamos a palavra ‘ajuda’ aproximadamente cinquenta vezes. Ela disse ‘por favor’ umas oitenta vezes. E o que eles fizeram? Riram dela”. Triste. No Brasil as vezes acontece isso, mas aqui temos o SUS que funciona. Viva o SUS.

Que exemplar

Geraldo Alckmin (PSB) vacinou Lula (PT) contra a Covid-19 (Foto: Reprodução)

O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT), tomou ontem a quinta dose da vacina, a bivalente da Pfizer. Gesto para lá de simbólico. Quem aplicou foi o médico e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB). A ação, além de marketing positivo para o reinício da vacinação contra a Covid, é uma resposta ao negacionismo, às mentiras e fake news acerca da vacina.

Que exemplar 2

Lula tem cumprido suas promessas de campanha, mesmo as mais difíceis. É o poder de articulação. Uma dessas promessas, será a paridade salarial entre homem e mulher, no desempenho das mesmas funções. E hoje, 1 de março, chamou as 11 ministras, além das presidentas da Caixa e BB, para um café da manhã no Palácio do Planalto. Afinal, março é o mês das mulheres.

E o juiz Bretas?

Nenhuma descrição de foto disponível.Pois é. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) afastou o juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, por infrações na condução de processos da franquia fluminense da “lava jato”. Um dos motivos do afastamento, baseou-se no processo foi ajuizado pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), que aponta condução de um acordo de colaboração premiada baseado apenas em informações repassadas por terceiro, cujo intuito, que favoreceu a candidatura de Wilson Witzel ao governo estadual em 2018, tirando Paes do páreo. Algo semelhante ao que o ex-juiz Sérgio Moro fez, para mudar os rumos das eleições de 2018. A manipulação das eleições de 2018 elegeram Bolsonaro à presidência e Witzel ao governo do Rio de Janeiro. Witzel foi  cassado e Bolsonaro fez o pior governo de todos os tempos.

Interferência bolsonarista

Eles estão em toda a parte. Cinco dias após o bolsonarista Fábio Wajngarten, ex-secretário de comunicação da gestão Bolsonaro, se reunir com a associação de moradores de Maresias (contraria a construção de casas populares), na cidade de São Sebastião, no litoral paulista, a mais atingida pelas enchentes de fevereiro de 2023 naquele estado, a Caixa Econômica vetou projeto que construiria 400 imóveis para pessoas de baixa renda naquela cidade, afirma reportagem de O GLOBO.

Trabalho escravo e Lula no  RS

Em maio do ano passado, empresários bolsonaristas se articularam e conseguiram evitar uma palestra que o ministro Luiz Fux (STF) faria na cidade de Bento Gonçalves (RS). Fux sentiu que a sua vida estava ameaçada pela fúria da extrema direita serrana e, por falta de segurança, desistiu da viagem. Agora, Bento aparece de novo nos jornais em denúncia grave. Empresários são acusados de contratar trabalhadores baianos em regime de escravidão. O que as lideranças da cidade, tão dedicadas à defesa da ordem e da família, teriam a dizer? Por outro lado, o presidente Lula que perdeu as eleições no Rio Grande do Sul, na primeira oportunidade, deu o troco. Assolado pela seca (estiagem), Lula socorreu os gaúchos com R$ 450 milhões de reais.

 

Informações para a coluna: [email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.