Coluna Zona Franca

0
1334

                                  Bolsonaro lá e Lula cá

Nenhuma descrição de foto disponível.O presidente Bolsonaro foi ao funeral da rainha Elizabeth II discursar na sede da Embaixada brasileira em Londres que é considerada uma repartição pública, ou seja, cometeu mais um crime eleitoral. Enquanto isso, Lula fez três comícios gigantes em Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. Essa foto feita de um drone em Floripa, mostra a dimensão do sucesso dos comícios do petista. Dizem as más línguas que Lula ganha no primeiro turno. A conferir.

Voto útil

Contagem regressiva. Faltam 13 dias para as eleições de 2022. E nesta quarta, 21, será o Dia D de Ciro Gomes (PDT). Grupo brizolista da gema se reúne no Rio de Janeiro para hipotecar total apoio ao candidato Lula (PT), consagrando o voto útil, qual seja, eleger no primeiro turno o petista e passar a régua nas eleições de 2022. A menos que algo aconteça que impeça Bolsonaro ou Lula de continuarem na disputa, Ciro não tem a menor chance. Tebet? Essa é que não tem mesmo chance alguma.

                                              Voto útil 2

graficoLevantamento telefônico do Instituto FSB, encomendado pelo banco BTG Pactual, divulgado nesta segunda-feira (19) mostra um crescimento de três pontos do ex-presidente Lula (PT). O petista passou de 41% para 44% das intenções de voto desde o último levantamento, da última segunda-feira (12). Jair Bolsonaro (PL), por sua vez, permaneceu estagnado em 35%. A pesquisa telefônica aponta para uma tendência de voto útil em Lula, já que Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) perderam dois pontos cada. O levantamento ouviu por telefone 2.000 eleitores entre 16 e 18 de setembro e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-07560/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o intervalo de confiança de 95%.

Voto útil 3

Jaime Bagatoli no videocast

Existe voto útil para senador da República? Em Rondônia, quatro fortes candidatos estão disputando a única vaga. Por ordem alfabética Expedito Júnior (PSD), Jaime Bagatolli (PL), Jaqueline Cassol (PP) e Mariana Carvalho (Republicanos). Esses são os com mais chances. Acir Gurgacz (PDT), assim como Ciro Gomes para presidente, não tem a menor chance.

Governo de Rondônia

Se nenhum fato novo acontecer, doravante, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha (União Brasil), será reeleito, mas o pleito terá dois turnos. O segundo colocado nas pesquisas é o senador Marcos Rogério (PL), perseguido por Léo Moraes (Podemos). O candidato da Frente Democrática, Daniel Pereira (Solidariedade), teve um salto de 300% nas últimas pesquisas do IPEC, saindo de 2% para 6% e pode crescer mais ainda com a vinda nesta quinta-feira, 22, do candidato a vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

Cadeira vazia

Marcos Rocha faltou ao compromisso agendado na noite deste sábado

Marcos Rocha está tão senhor de si, confiante na reeleição que nem está dando bolas para debates. Faltou a dois e não há certeza de que comparecerá aos próximos. Ausente do último debate no SBT Rondônia, Marcos Rocha escapou de perguntas inconvenientes como responder o porquê da queda brusca da avaliação de Rondônia no IDEB e o caos na saúde e na segurança pública. Daniel Pereira estava com as perguntas na ponta da língua desde o debate da Band TV, mas ainda não teve oportunidade de fazê-las.

Violência em RO

A morte de um aluno de uma escola de tiro em Nova Mamoré (RO), assassinado pelo próprio instrutor(isso mesmo), é uma prova incontest de que armas só servem para matar ou ser morto. Sob investigação, a “escola” disse que a culpa foi da vítima que levou quatro tiros. A violência em Rondônia cresceu em números alarmantes. E, apesar disso, o governador será reeleito, segundo as pesquisas.

Vila Princesa

Desde que foi criada ao redor de um lixão, em Porto Velho, a Vila Princesa é a menina dos olhos dos candidatos a cargos eletivos. Em todas as eleições, sejam municipais, quanto estaduais e nacionais, a Vila Princesa recebe sorridentes e desconhecidas figuras atrás de votos, prometendo mundos e fundos. É pule de dez, comer pastel na feira e visitar a Vila Princesa. De tantas promessas, já era para a Vila Princesa estar igual ao Principado de Mônaco, de tão linda que seria. Mas, continua tudo como dantes no quartel de Abrantes. Aliás, está pior. Recentemente, uma mulher que catava lixo encontrou o corpo de um bebê dentro de um saco preto, em estado de decomposição. Parabéns aos envolvidos.

 

Candidatos a deputado federal

Fátima Cleide, candidata a depurada federal

Uberlando Tiburtino (MDB), Rosângela Hilário (PDT), Sandra Santos (MDB), Fátima Cleide (PT), Vinícius Miguel (PSB) Alessandra da Fetagro (PT), Gervano Vicent (PT-M. Andreazza); Samuel Costa (PCdoB), João Cerqueira de Souza (PCdoB), Maria Penha da Silveira (PCdoB), Elias Rezende (União Brasil), Thiago Flores (MDB), Maria Simões (PL), Luiz Cláudio (PL) e Almir Suruí (PDT). Nominata do Solidariedade: Raquel Pereira – Machadinho, Vanilton Cruz – Ariquemes, Jairo Benetti – Rolim de Moura, Lucio Lacerda – Cacoal, Robert Murakami – Jaru, Sargento Rangel – Porto Velho e Nilvia Duran – Guajará-Mirim.

Candidatos a deputado estadual

Candidata a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT), de Ji-Paraná

Fábio Sphera (Patriota), Vandeir Leite (PT), Dra Taíssa (PSC), Estenio Junior (PSDB), Lílian (PT-Guajará), Lucas Torres (PP),  Adriana Martins (PL), Caê Aires Moura (PSB),  Francy Oliveira (PTB), James Albino (PSB), Heline Braga (Podemos),Maria Leonice Tupari (Rede), Terrinha (PDT), Adriana Martins (PL), Daiana Huff (MDB), Zequinha Araújo (MDB), Ayrton Gurgacz (PDT), Claudia de Jesus (PT-Ji-Paraná), Cida do PT (Pimenta Bueno), Gilvana do Sindur (PT-PVH), Hermínio Coelho (PT-PVH), Lionilda do Sintero (PT-Cacoal), Sid Orleans (PT-PVH), Vandeir do MPA (PT-Nova União), Daniel Barbosa (PT-Alta Floresta), Professora Lílian Ferreira (PT-G. Mirim), Francimar (PT-PVH),  Janilto (PT-P. Bueno), Joelson Chaves de Queiroz (PCdoB), Josué Shockness (PCdoB) e Alexandra Batista da Costa (PCdoB), William Homem do Tempo (Patriotas).

Email da coluna: [email protected]