Coluna Zona Franca

0
423

Educação de luto

A educação de Rondônia está de luto. A maioria dos candidatos ao governo não dá a mínima para o setor. Pelo menos é o que ficou evidenciado no último debate promovido pelo DCE da Unir, que já é tradição em todas as eleições. Apenas Daniel Pereira (Solidariedade), Pimenta de Rondônia (PSOL-Rede) e comendador Valclei (Agir), se fizeram presentes. Daniel que é professor desde os 17 anos, criticou a falta de compromisso dos demais candidatos com a educação. Assista no final da coluna ao vídeo completo do debate.

Agora é Expedito?

O presidente do diretório municipal do PT de Porto Velho, Ramon Cujuí, declarou voto ao candidato ao Senado, Expedito Júnior (PSD), justificando que o PSD é aliado de Lula em diversos estados. Só que (ainda) não é consenso porque o candidato da Frente Democrática, continua sendo Acir Gurgacz (PDT) que ainda tem esperança de continuar no pleito. Caso não consiga, a tendência será Expedito mesmo, disse importante figura da frente à coluna.

Agora é Expedito? 2

É fato que a candidatura de Expedito ao Senado ganhou corpo e volume, sendo um dos favoritos, ao lado de Jaime Bagatolli (PL) que, literalmente, não está economizando para se eleger. Expedito quer cessar um jejum de quase 15 anos sem mandato, já Bagatolli quer sentir o gosto de pisar no Salão Azul do Senado Federal.

Contagem regressiva

Pouco mais de duas semanas para as eleições de 2 de outubro. O eleitor rondoniense já está gravando os nomes de seus candidatos ao Senado, governo, deputados federal e estadual.

Sabe a Venezuela?

Pois é. O “vai pra Venezuela” poderá ser as saídas dos EUA e da Europa, com os embargos da Rússia do gás e petróleo para países que apoiam a Ucrânia. Com a ascensão de Lula à presidência, a tendência é que petróleo e gás venham para o Brasil “quase” de graça, reduzindo drasticamente os preços dos combustíveis nas bombas dos postos de gasolina. “Ah, então vai para Cuba”. Sim, Cuba vai trazer de volta os 10 mil médicos expulsos do Brasil por Bolsonaro, que fizeram muita falta durante a pandemia.

Normal

O presidente Jair Bolsonaro assinou o livro de condolências pela morte da rainha Elizabeth 2ª, na embaixada do Reino Unido, em Brasília, mas cometeu erro ortográfico ao escrever “estabelidade” ao invés de estabilidade. Falando nisso, por que Bolsonaro vai ao funeral, se a rainha não queria vê-lo nem morta? Para 700 mil brasileiros mortos, Bolsonaro disse que não era coveiro. Já para a rainha…

Fascista

www.brasil247.com - A coluna presta solidariedade à jornalista Vera Magalhães, atacada pelo deputado estadual  bolsonarista Douglas  Garcia (Republicanos-SP), durante debate entre governadores de São Paulo na TV Cultura. Douglas Garcia é da escola do Mamãe Falei e Gabriel Monteiro, no Rio de Janeiro. Estes dois já foram cassados, por comportamento imoral. Douglas Garcia continua perturbando, mas já tem passivo grande: sucessivas condenações por expor brasileiros naquela lista de antifas. Ficou ruim pro Tarcisio, candidato de Bolsonaro.

O bem (bom) contra o mal (mau)

No Rio de Janeiro, o candidato ao governo, Marcelo Freixo (PSB) enfrenta o bolsonarista Cláudio Castro (PL), que sucedeu à Wilson Witzel (PMB), cassado por corrupção. Sob Castro, dezenas de auxiliares dele foram presos por corrupção e ele é o próximo a engrossar a lista de ex-governadores do RJ, presos, cinco. Político e cantor gospel católico, Cláudio Castro é a versão carioca do lobo em pele de cordeiro. Mas, no entanto, apesar de tantos escândalos em dois anos de mandato, Castro lidera as pesquisas, demonstrando que as milícias comandam fortemente a política no Rio de Janeiro.

O bem (bom) contra o mal (mau) 2

Pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (15), mostra o cenário eleitoral para o governo do Rio de Janeiro. O candidato à reeleição, Cláudio Castro (PL), ampliou a vantagem sobre o segundo colocado, Marcelo Freixo (PSB). Castro agora tem 31% das intenções de voto e Freixo ficou com 21%, seguidos por Rodrigo Neves (PDT) com 7% e Cyro Garcia (PSTU) com 4%. Paulo Ganime (Novo), Juliete Pantoja (Unidade Popular) e Wilson Witzel (Partido da Mulher) pontuaram apenas 2%, enquanto Eduardo Serra (PCB) e Luiz Eugênio Honorato (PCO) pontuaram 1%.

Fechado com Bolsonaro

Pode ser uma imagem de 3 pessoas, ao ar livre e texto

Mal-humorado

A política, o jornalismo e as redes sociais presenciaram um imbróglio envolvendo o dono de uma página de humor nas redes sociais e o vereador e jornalista Everaldo Fogaça (Republicanos-RO), que é candidato a deputado estadual. Vítima de extorsão, Fogaça não se intimidou e chamou a Polícia Federal que prendeu o meliante.

Dupla explosiva

Candidatos a deputado federal Vinícius Miguel e a estadual Caê Moura, ambos do PSB

Os candidatos a deputado federal Vinícius Miguel e a estadual Caê Moura, ambos do PSB, estão fazendo campanha juntos e misturados. Estão peregrinando pelo interior do estado de Rondônia em busca de votos.

 

Candidatos a deputado federal

Uberlando Tiburtino (MDB), Rosângela Hilário (PDT), Sandra Santos (MDB), Fátima Cleide (PT), Vinícius Miguel (PSB) Alessandra da Fetagro (PT), Gervano Vicent (PT-M. Andreazza); Samuel Costa (PCdoB), João Cerqueira de Souza (PCdoB), Maria Penha da Silveira (PCdoB), Elias Rezende (União Brasil), Thiago Flores (MDB), Maria Simões (PL), Luiz Cláudio (PL) e Almir Suruí (PDT). Nominata do Solidariedade: Raquel Pereira – Machadinho, Vanilton Cruz – Ariquemes, Jairo Benetti – Rolim de Moura, Lucio Lacerda – Cacoal, Robert Murakami – Jaru, Sargento Rangel – Porto Velho e Nilvia Duran – Guajará-Mirim.

Candidatos a deputado estadual

Maria Leonice Tupari

Fábio Sphera (Patriota), Vandeir Leite (PT), Dra Taíssa (PSC), Estenio Junior (PSDB), Lílian (PT-Guajará), Lucas Torres (PP),  Adriana Martins (PL), Caê Aires Moura (PSB),  Francy Oliveira (PTB), James Albino (PSB), Heline Braga (Podemos),Maria Leonice Tupari (Rede), Terrinha (PDT), Adriana Martins (PL), Daiana Huff (MDB), Zequinha Araújo (MDB), Ayrton Gurgacz (PDT), Claudia de Jesus (PT-Ji-Paraná), Cida do PT (Pimenta Bueno), Gilvana do Sindur (PT-PVH), Hermínio Coelho (PT-PVH), Lionilda do Sintero (PT-Cacoal), Sid Orleans (PT-PVH), Vandeir do MPA (PT-Nova União), Daniel Barbosa (PT-Alta Floresta), Professora Lílian Ferreira (PT-G. Mirim), Francimar (PT-PVH),  Janilto (PT-P. Bueno), Joelson Chaves de Queiroz (PCdoB), Josué Shockness (PCdoB) e Alexandra Batista da Costa (PCdoB), William Homem do Tempo (Patriotas).

Email da coluna: [email protected]