Coluna Zona Franca

0
359

Agora é Expedito

Lideranças importantes e personalidades de diversos segmentos estão hipotecando apoio ao candidato ao Senado por Rondônia, Expedito Júnior (PSD). Com o indeferimento da candidatura à reeleição de Acir Gurgacz (PDT) e a desistência do suplente Benedito Alves (PDT), abriu-se enorme janela de possibilidades para a eleição de Expedito.

Ausência sentida

O candidato ao governo de Rondônia, senador Marcos Rogério (PL), foi sábado para Brasília e ainda não retornou, segundo a agenda apresentada pela assessoria. Rogério não compareceu à importante entrevista que seria realizada na segunda-feira, na TV Rondônia (Globo). Enquanto ele “some”, os adversários se mobilizam com velocidade. Daniel Pereira (Solidariedade) é o entrevistado desta terça-feira, 13.

Lula sobe, gás desce

Não importam as desesperadas medidas eleitoreiras que o presidente Bolsonaro faça. O povo já decidiu por Lula e acabou. É sintomático. Ele já estourou o orçamento público, já deu benefícios pra geral, e nada. Gastou milhões com o 7 de Setembro, sua grande aposta, e nada. Lula continua na frente, e cada vez mais perto de se eleger no primeiro turno. O voto útil já começou. Ciro e Tebet perdem votos diariamente para Lula.

“Cabo” eleitoral

O cabo eleitoral de Bolsonaro, Cassio Cenali, além de negar marmita a uma pobre senhora por votar em Lula,  responde na Justiça por não pagamento de IPTU e o uso de cheque sem fundo para comprar gado. Ah, e ele recebeu R$ 5 mil do auxílio emergencial na pandemia. Com um cabo eleitoral desse, Lula nem precisa mais fazer campanha.

“Cabo” eleitoral 2

Outro cabo eleitoral de Bolsonaro tem sido Ciro Gomes (PDT). Mas, esse também, só dá tiro no pé. A cada fala dele contra Lula, mais o eleitor dele se afasta, migrando para o petista. Ciro está fazendo campanha abertamente para Bolsonaro. Lula agradece. Ah, em tempo. É só o Ciro, viu? Não é orientação do PDT! A maioria dos pedetistas quer mesmo é apoiar Lula, ainda no primeiro turno.

“Cabo” eleitoral 3

Mas, o cabo eleitoral que mais dá prejuízo político para Bolsonaro, é ele mesmo. Ninguém o atrapalha mais do que ele mesmo. Aquele “imbroxável” foi a gota d’água. Fê-lo perder dois pontos no “Ibope”. E agora, para acabar com o piqui de Goiás, ele vai passar vergonha em Londres, onde vai participar do funeral da rainha Elizabeth. Capaz da rainha ressuscitar só para dizer “Fora, Bolsonaro”.

Bagatolli está voando

Jaime Bagatolli

O candidato ao Senado, Jaime Bagatolli (PL), está literalmente voando. Percorrendo todo o estado, as vezes cobrindo cinco municípios num único dia, Bagatolli é visto sempre desembarcando de avião e helicóptero. Sendo o mais rico entre os candidatos ao Senado, Bagatolli tem apoiado vários candidatos a deputados federal e estadual, inclusive de outros partidos, como a Carlinhos Camurça (PSDB), cerca de R$ 70 mil. No site do TSE, consta que ele não recebeu nada do partido e nem do Fundo Eleitoral. É tudo recursos próprios. É um dos fortes candidatos ao Senado.

Após o  susto

Estenio Junior, candidato a deputado estadual

O candidato a deputado estadual Estenio Junior (PSDB), tem tomado os devidos cuidados em sua campanha rumo à Assembleia Legislativa de Rondônia. Após escapar por pouco de morrer num assalto à mão armada, ele está fazendo reuniões com segurança total.

 

Sid Orleans

Já o candidato de esquerda, Sid Orleans (PT) faz sua campanha, segundo ele, com tranquilidade, sendo recebido em residências, ambientes de trabalho e comércio de maneira alegre e festiva. É dos nomes fortes do PT para a Assembleia Legislativa.

O pior deputado de RO

Candidato à reeleição deputado federal Lúcio Mosquini (MDB), que já foi preso por fraudes, foi considerado o pior parlamentar de Rondônia, ao lado de coronel Chrisóstomo (PL). Mosquini que domina o MDB, foi o que mais recebeu recursos do fundo eleitoral.

Candidatos a deputado federal

Elias Rezende, candidato a deputado federal

Uberlando Tiburtino (MDB), Rosângela Hilário (PDT), Sandra Santos (MDB), Fátima Cleide (PT), Vinícius Miguel (PSB) Alessandra da Fetagro (PT), Gervano Vicent (PT-M. Andreazza); Samuel Costa (PCdoB), João Cerqueira de Souza (PCdoB), Maria Penha da Silveira (PCdoB), Elias Rezende (União Brasil), Thiago Flores (MDB), Maria Simões (PL), Luiz Cláudio (PL) e Almir Suruí (PDT). Nominata do Solidariedade: Raquel Pereira – Machadinho, Vanilton Cruz – Ariquemes, Jairo Benetti – Rolim de Moura, Lucio Lacerda – Cacoal, Robert Murakami – Jaru, Sargento Rangel – Porto Velho e Nilvia Duran – Guajará-Mirim.

Candidatos a deputado estadual

Este é Fábio Sphera (Patriota), candidato a deputado estadual. Demais candidatos: Vandeir Leite (PT), Dra Taíssa (PSC), Estenio Junior (PSDB), Lílian (PT-Guajará), Lucas Torres (PP),  Adriana Martins (PL), Caê Aires Moura (PSB),  Francy Oliveira (PTB), James Albino (PSB), Heline Braga (Podemos),Maria Leonice Tupari (Rede), Terrinha (PDT), Adriana Martins (PL), Daiana Huff (MDB), Zequinha Araújo (MDB),

Ayrton Gurgacz (PDT)

Ayrton Gurgacz (PDT), Claudia de Jesus (PT-Ji-Paraná), Cida do PT (Pimenta Bueno), Gilvana do Sindur (PT-PVH), Hermínio Coelho (PT-PVH), Lionilda do Sintero (PT-Cacoal), Sid Orleans (PT-PVH), Vandeir do MPA (PT-Nova União), Daniel Barbosa (PT-Alta Floresta), Professora Lílian Ferreira (PT-G. Mirim), Francimar (PT-PVH),  Janilto (PT-P. Bueno), Joelson Chaves de Queiroz (PCdoB), Josué Shockness (PCdoB) e Alexandra Batista da Costa (PCdoB), William Homem do Tempo (Patriotas).

Email da coluna: [email protected]