Coluna Zona Franca

0
576

The Territory

O premiadíssimo documentário “The Territory”, parte filmado por indígenas da etnia Uro Eu Wau Wau, de Rondônia, teve uma exibição de gala, ontem, no Rio de Janeiro, para convidados especiais, com a participação do elenco e da produção recém chegada de Londres onde recebeu mais um prêmio. Na foto, os protagonistas do filme Neidinha Suruí e Bitaté, ao lado da produtora executiva e ativista Txai Suruí.

The Territory 2

O documentário “The Territory”, retrata a luta do povo Uru-Eu-Wau-Wau contra a invasão de seu território em Rondônia. O longa rodado na Amazônia acompanha como jovens líderes indígenas e ativistas ambientais arriscam suas próprias vidas para defender áreas de proteção da ocupação ilegal de fazendeiros, extrativistas e mineradores e compõe uma crítica à política ambiental do governo de Jair Bolsonaro. Uma das cenas fortes do filme foi a morte de  Ari Uro Eu WauWau, que fazia parte dos guardiões da floresta, brutalmente assassinado.

Expedito e a Pedra Fundamental

Parece nome de filme, mas é uma dura realidade em Rondônia, quando o assunto é saúde. O candidato ao Senado, Expedito Júnior (PSD), posa ao lado da pedra fundamental do Hospital Heuro, que, como mostra a foto, ainda é apenas uma pedra bruta precisando ser lapidada. Expedito prometeu que, se eleito, vai resolver o problema. O atual governador é um zero a esquerda no quesito conclusão de obras. Em Guajará, as obras do hospital estão paralisadas há quase uma década. Incompetência é o nome.

O debate na RedeTV

Pode ser uma imagem de 7 pessoasEnfadonho e contraproducente foi o debate realizado na última sexta-feira, pela Rede TV Rondônia (SGC). Mal estruturado, a novidade foi a disposição dos debatedores, numa espécie de ringue não produziu os efeitos esperados. Ringue remete à luta, e o que se viu ali foi conversa de comadres. Os dois bolsonaristas Marcos Rocha (União Brasil) e Marcos Rogério (PL) quase trocam afagos, não causando danos a nenhuma das duas candidaturas com suas intervenções fraquíssimas. Marcos Rocha foi uma negação e quem saiu fortalecido foi o Pimenta de Rondônia (PSOL-Rede). 

O debate na RedeTV 2

O candidato Daniel Pereira (Solidariedade) estava doido para pegar o governador no ringue, mas os sorteios foram ingratos com ele. Não conseguiu dizer na cara de Marcos Rocha que ele é um mentiroso. Na próxima vez ele diz.

A herança de Cassol

O espólio de votos do ex-candidato ao governo de Rondônia, Ivo Cassol (PP), está sendo disputado a tapas pelos demais candidatos. Uma parte já declarou apoio à Daniel Pereira (Solidariedade) e outra, para Léo Moraes (Podemos). Só Ivo que ainda não disse nada. Só observa.

A herança de Acir Gurgacz

Os votos do senador Acir Gurgacz (PDT), que está inelegível para reeleição, também estão sendo disputados. O candidato Expedito Júnior (PSD) tem recebido muitas declarações de apoio dos órfãos pedetista. Segundo publicou o articulista político, Herbert Lins, ele conversou com lideranças da esquerda (PT, PCdoB, PV e PSB) de Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Alvorada do Oeste e Vilhena. “Todos foram categoricamente em afirmar que já estão votando e trabalhando pelo voto útil ao ex-senador Expedito Júnior. Tal fenômeno se justifica mediante a trajetória parlamentar de Expedito no Senado Federal em defesa dos direitos trabalhistas, servidores públicos da segurança pública, saúde e educação, motoxistas, taxistas e caminhoneiros, vigilantes patrimonial, indígenas, agricultura familiar e do agronegócio sustentável”, apontou Lins.

Briga de foice no escuro

Jaime Bagatolli

A disputa pela única vaga de senador da República está sendo acirrada em Rondônia. Os dois mais fortes, Expedito Júnior (PSD) e Jaime Bagatolli (PL), estão numa verdadeira queda de braço. Os dois candidatos tem pontos comuns e divergentes. Ambos são do interior, mas defendem pautas diferentes. Bagatolli vai mais pelo agronegócio e Júnior atua pelos servidores públicos e pela saúde.

 

Quem será o governador?

Uma incógnita, com a saída de Ivo Cassol (PP), da disputa. Segundo pesquisas de consumo próprio, Léo Moraes (Podemos), Daniel Pereira (Solidariedade) e Marcos Rogério (PL) são os principais oponentes do governador Marcos Rocha (União Brasil).

Quinzena final

A curta campanha eleitoral entra para sua quinzena final. Os candidatos terão pouco mais de duas semanas para convencer o eleitor a votar num deles. Para presidente da República, a tendência é a vitória de Lula. Para o governo de Rondônia, uma incógnita. Para o Senado, briga de foice no escuro. Para federal, a peleja está dura, idem para estadual.

Fundo eleitoral

A coluna sentencia que nas próximas eleições haverão mudanças no fundo eleitoral, talvez até a extinção dele. Criado para dar igualdade financeira entre os candidatos, o resultado está sendo inverso. Abocanham a maior parte os candidatos “amigos do rei”. Por exemplo, o PSDB de Rondônia, que não lançou nenhum candidato a federal, também deixou a míngua os candidatos a deputados estaduais. A reclamação é geral.

Fundo eleitoral 2

No MDB também a grita por recursos do fundo é intensa, gerando bate boca e BO na polícia. Só tem grana para a reeleição do presidente regional, deputado federal Lúcio Mosquini. Os estaduais que se explodam.

Candidatos a deputado federal

Uberlando Tiburtino (MDB), Rosângela Hilário (PDT), Sandra Santos (MDB), Fátima Cleide (PT), Vinícius Miguel (PSB) Alessandra da Fetagro (PT), Gervano Vicent (PT-M. Andreazza); Samuel Costa (PCdoB), João Cerqueira de Souza (PCdoB), Maria Penha da Silveira (PCdoB), Elias Rezende (União Brasil), Thiago Flores (MDB), Maria Simões (PL), Luiz Cláudio (PL) e Almir Suruí (PDT). Nominata do Solidariedade: Raquel Pereira – Machadinho, Vanilton Cruz – Ariquemes, Jairo Benetti – Rolim de Moura, Lucio Lacerda – Cacoal, Robert Murakami – Jaru, Sargento Rangel – Porto Velho e Nilvia Duran – Guajará-Mirim.

Candidatos a deputado estadual

Este é Vandeir Leite (PT), Dra Taíssa (PSC), Estenio Junior (PSDB), Lílian (PT-Guajará), Lucas Torres (PP),  Adriana Martins (PL), Caê Aires Moura (PSB),  Francy Oliveira (PTB), James Albino (PSB), Heline Braga (Podemos), Fábio Sphera (Patriotas),Maria Leonice Tupari (Rede), Terrinha (PDT), Adriana Martins (PL), Daiana Huff (MDB), Zequinha Araújo (MDB), Ayrton Gurgacz (PDT), Claudia de Jesus (PT-Ji-Paraná), Cida do PT (Pimenta Bueno), Gilvana do Sindur (PT-PVH), Hermínio Coelho (PT-PVH), Lionilda do Sintero (PT-Cacoal), Sid Orleans (PT-PVH), Vandeir do MPA (PT-Nova União), Daniel Barbosa (PT-Alta Floresta), Professora Lílian Ferreira (PT-G. Mirim), Francimar (PT-PVH),  Janilto (PT-P. Bueno), Joelson Chaves de Queiroz (PCdoB), Josué Shockness (PCdoB) e Alexandra Batista da Costa (PCdoB), William Homem do Tempo (Patriotas).

Email da coluna: [email protected]