Coluna Zona Franca

0
557

                       Vai vendo, Brasil

Pode ser uma imagem de 5 pessoas, pessoas em pé e texto que diz "Bernardo Mello Franco @BernardoMF o delegado Allan Turnowski foi preso hoje cedo, acusado de associação criminosa com o jogo do bicho. Há dois dias, ele pediu votos com Bolsonaro e Cláudio Castro em Copacabana obrigado pelo apoTo governador Cláudio Castro! Tolerância Zero Contra Crime" Foi preso na manhã desta sexta-feira, 9, o delegado Allan Turnowski, licenciado da secretaria da Polícia Civil do estado do Rio de Janeiro para se candidatar a deputado federal pelo PL (partido de Bolsonaro e do governador Cláudio Castro). Turnowski foi nomeado secretário em março de 2020. A prisão é desdobramento das investigações sobre um esquema de favorecimento à contravenção e extorsão a comerciantes e industriais. O ex-secretário foi preso em continuidade às investigações sobre o delegado Maurício Demétrio, que está preso desde o ano passado.  Demétrio teria forjado operações para incriminar adversários. O Ministério Público alega dispor de informações de que o delegado licenciado estaria tramando o assassinato de um chefão da contravenção, em conjunto com o também delegado licenciado Maurício Demétrio. A informação é de O Globo.

                                          Marcelo Freixo

É contra tudo isso daí que o candidato ao governo do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo (PSB) está lutando. Ontem, o MPF Eleitoral do Rio de Janeiro decretou o indeferimento da candidatura de Washington Reis (MDB-RJ), a vice-governador na chapa de Cláudio Castro (PL), que lidera as pesquisas. Washington é ligado ao jogo do bicho e outras contravenções. Lula e Freixo fizeram campanha ontem na Baixada Fluminense. Pelo calor da multidão, o eleitor fluminense está acordando. Hoje, com a escalada da violência, a Cidade Maravilhosa está sendo conhecida como “Rio de Nojeira”.

Dia 12, Dia D

O TRE tem até o dia 12 de setembro para julgar e deferir ou indeferir todas as candidaturas às eleições de 2022. Para governador de Rondônia, segundo o site do TSE, falta apenas a definição do candidato Léo Moraes (Podemos). Valclei (Agir ) foi indeferido e as demais, foram todas deferidas.

Dia 12, Dia D 2

O registro do candidato a senador Jaime Bagatoli foi deferido

Já para o Senado, cinco candidaturas foram deferidas: Mariana Carvalho (Republicanos), Expedito Júnior (PSD), Jaqueline Cassol (PP) e de Jaime Bagatolli (PL), Rosângela Lázaro (Agir) e Josinélio Muniz (PMB). Acir Gurgacz (PDT)  acaba de ter o registro dele indeferido definitivamente.

O fator Cassol

Ainda é uma incógnita para quem vai o apoio do ex-senador e ex-governador Ivo Cassol (PP), apesar das especulações darem como certas a Daniel Pereira (Solidariedade). Há  resistências de alguns setores da Frente Democrática composta por PSB, PT, PCdoB, PV, Solidariedade e PDT. Cassol é uma liderança importante e o apoio dele será decisivo nestas eleições.

Um ato de coragem

Jaqueline é candidata ao Senado Federal

Por falar em Jaqueline Cassol (PP), a candidata ao Senado Federal revelou em entrevista ao Bom Dia Rondônia e G1 que fora abusada quando criança, aos seis anos de idade. O ato dela gerou reações diversas, a maioria de apoio e solidariedade. Na Câmara Federal ela tem debatido pautas importantes como violência doméstica familiar. Foi autora da Lei Henry Borel, que visa proteger crianças e adolescentes vítima de violência doméstica familiar. Também é autora do PL Antonieli, que está tramitando na Câmara, que propõe mudanças no código de processo penal brasileiro.

Pulga atrás da orelha

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, esteve mais uma vez em Porto Velho (RO), em missão, ao que se sabe, extra oficial. E mais uma vez foi anfitrião do clã Carvalho (FIMCA). Nas redes sociais, a candidata ao Senado, Mariana Carvalho (Republicanos), exibiu uma foto com o seguinte texto: “Recebendo o meu amigo e ministro da Saúde @marceloqueiroga, assessores e diretores do Ministério da Saúde, em minha casa. Agradeço à PRF, em nome do superintendente @dantasrommel , por todo apoio e atenção na escolta do nosso ministro. Seja sempre bem-vindo ao nosso Estado e é sempre uma alegria tê-lo em minha casa junto à minha família”. O insistente “minha casa” é um sinal de intimidade com o poder. E Mariana sabe usar bem o poder que tem.

Super cotado

Um dos candidatos a deputado federal por Rondônia mais cotado nestas eleições, é, sem dúvida, Elias Rezende (União Brasil), que faz uma gigantesca campanha. Aliado do governador Marcos Rocha, Elias Rezende surpreende pela capacidade de reunir multidões em torno de si, que acreditam em suas propostas e projetos para defender em Brasília a partir de 2023. Nas redes sociais, Elias se expressa com entusiasmo: “Todos os dias ao acordar me pergunto: qual o meu propósito aqui na terra? Esse questionamento existencial cotidiano ganha resposta durante o dia, quando olho para o trabalho que estou construindo. Ser mais para os demais, essa é a minha missão. Ontem quando eu escutava coronel Marcos Rocha expressar publicamente sua admiração por mim, um filme me passava na cabeça. Deus fala ao meu coração sobre as respostas que tanto busco. Olho para o lado e vejo a imagem do meu governador me aplaudindo e tendo a certeza que sempre poderá contar com minha honestidade, caráter e trabalho”.

Um susto e tanto

Fiat Torro de Estenio Junior foi encontrada pela polícia

Quem “nasceu de novo” foi o candidato a deputado estadual Estenio Junior (PSDB), que sofreu um terrível assalto no último dia 7 de setembro, quando fazia campanha na zona ribeirinha de Porto Velho. O grupo dele foi atacado por oito bandidos fortemente armados com fuzis e coletes à prova de balas. Foi um susto que jamais ele pensou que um dia ia testemunhar. Estenio agradeceu a Deus, mas criticou o governo por ser responsável pela escalada de violência que vem sofrendo o estado. Apesar do susto, Estenio continua a campanha rumo à Assembleia Legislativa de Rondônia.

Samuel, a surpresa

O candidato a deputado federal Samuel Costa (PCdoB), é uma grata surpresa da Frente Democrática. Ao lado da candidata Fátima Cleide (PT), é um dos mais cotados à Câmara Federal. As pautas dele são essencialmente sociais, voltadas para o combate às desigualdades. Por exemplo, nesta semana Samuel Costa apresentou propostas para moradores do Cristal da Calama, conjunto residencial emblemático da capital de Rondônia: “Infelizmente, hoje só se conhece o residencial pelas notícias policiais. Ali moram aproximadamente quinze mil famílias, pessoas trabalhadoras, gente simples que precisam de oportunidade e, sobretudo, de assistência. Quero trabalhar por essas famílias”, ressaltou.

Sid Orleans e a saúde

O candidato a deputado estadual Sid Orleans (PT), é um dos poucos que defendem a saúde pública de Porto Velho. É uma pauta urgente e necessária, visto que a situação da saúde na capital é revoltante. A valorização do corpo de enfermagem da rede pública também faz parte da pauta de Sid Orleans (veja no quadro).

Candidatos a deputado federal

Uberlando Tiburtino (MDB), Rosângela Hilário (PDT), Sandra Santos (MDB), Fátima Cleide (PT), Vinícius Miguel (PSB) Alessandra da Fetagro (PT), Gervano Vicent (PT-M. Andreazza); Samuel Costa (PCdoB), João Cerqueira de Souza (PCdoB), Maria Penha da Silveira (PCdoB), Elias Rezende (União Brasil), Thiago Flores (MDB), Maria Simões (PL), Luiz Cláudio (PL) e Almir Suruí (PDT). Nominata do Solidariedade: Raquel Pereira – Machadinho, Vanilton Cruz – Ariquemes, Jairo Benetti – Rolim de Moura, Lucio Lacerda – Cacoal, Robert Murakami – Jaru, Sargento Rangel – Porto Velho e Nilvia Duran – Guajará-Mirim.

Candidatos a deputado estadual

Este é Vandeir Leite (PT), Dra Taíssa (PSC), Estenio Junior (PSDB), Lílian (PT-Guajará), Lucas Torres (PP),  Adriana Martins (PL), Caê Aires Moura (PSB),  Francy Oliveira (PTB), James Albino (PSB), Heline Braga (Podemos), Fábio Sphera (Patriotas),Maria Leonice Tupari (Rede), Terrinha (PDT), Adriana Martins (PL), Daiana Huff (MDB), Zequinha Araújo (MDB), Ayrton Gurgacz (PDT), Claudia de Jesus (PT-Ji-Paraná), Cida do PT (Pimenta Bueno), Gilvana do Sindur (PT-PVH), Hermínio Coelho (PT-PVH), Lionilda do Sintero (PT-Cacoal), Sid Orleans (PT-PVH), Vandeir do MPA (PT-Nova União), Daniel Barbosa (PT-Alta Floresta), Professora Lílian Ferreira (PT-G. Mirim), Francimar (PT-PVH),  Janilto (PT-P. Bueno), Joelson Chaves de Queiroz (PCdoB), Josué Shockness (PCdoB) e Alexandra Batista da Costa (PCdoB), William Homem do Tempo (Patriotas).

Email da coluna: [email protected]