Coluna Zona Franca

0
431

                           Mar vermelho

Pode ser uma imagem de 4 pessoas, mapa e texto que diz "Pesquisas IPEC Lula lidera em 15 estados; Bolsonaro, em 5 mais DF Lula Bolsonaro Empate Técnico RR AM PA MA CE RO RN To MT BA DE GO MS® Em MS divulgação da pesquisa foi suspensa por determinação da Justiça Eleitoral MG SP PR SC RS"O avanço de Lula em todo o País é o retrato da insatisfação da população com o atual governo. Se estivesse feito o mínimo, o dever de casa, Bolsonaro estaria bem nas pesquisas e talvez nem Lula fosse candidato. Não é a esquerda voltando. É o povo querendo mudanças, mas lembrando de que há dez anos era feliz e sabia. É incompreensível Bolsonaro achar que ele está certo, que fez o certo e que deveria ser reeleito. Se se perguntar qual a única coisa que ele fez de bom, capaz de ninguém saber a resposta. Porque não existe a resposta. Agora se perguntar o quanto ele fez de mal, aí se passaria uma eternidade elencando. Apesar da esmagadora maioria estar com Lula, é inexplicável que estados como Rondônia, Distrito Federal e Mato Grosso ainda apoiam o pior presidente que este país já produziu.

Perturbador e inexplicável

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas e texto que diz "Caravanas bolsonaristas do 7 de setembro têm patrocínio de empresários e movimentos de direita"E o presidente Bolsonaro convocou a miliçância para causar o maior reboliço neste 7 de Setembro. Pessoas armadas deverão estar misturadas entre as pessoas que tiverem coragem de prestigiar os desfiles  escolares e militares. No Rio de Janeiro será mais sinistro ainda. Está previsto um discurso de Bolsonaro em meio aos tanques de guerra no Forte de Copacabana. Com inimigos invisíveis e do imaginário, Bolsonaro pretende realizar um comício carregado de ódio, colocando a população contra as instituições. É bem possível que o tiro saia pela culatra e Bolsonaro consiga finalmente se auto destruir.

E o Ciro, hein?

Eleitores de Ciro Gomes (PDT) estão cada vez mais perturbados com as falas dele contra Lula e proximidades com os discursos de ódio de Bolsonaro.  No último debate, ficou claro que Ciro tem preferências por Bolsonaro. E ele não esconde isso de ninguém. Porque numa disputa polarizada, se você fala mal de um candidato, então está a favor do outro. Mas, Ciro está sozinho nisso. A cúpula do PDT e a maioria dos eleitores dele não concordam com a aproximação dele com Bolsonaro. A migração de votos para Lula é inevitável. É um triste fim para o candidato, que já disse que seria sua última campanha à presidência da República.

Rondônia, definições

E as eleições em Rondônia, para o governo do Estado, continuam indefinidas, sem favoritos após a desistência forçada de Ivo Cassol (PP). Não, não tem favoritos. Os mais bem colocados, quase todos empatados, estão Marcos Rocha (União Brasil), Marcos Rogério (PL), Daniel Pereira (Solidariedade) e Léo Moraes (Podemos). Embora fora da disputa, Cassol não está fora das eleições. Ele tentará eleger a irmã Jaqueline Cassol (PP) ao Senado e deverá apoiar um candidato ao governo de Rondônia.

O mais preparado

Ontem, na Rema TV, o candidato ao governo de Rondônia, Daniel Pereira (Solidariedade), mostrou que está preparado para voltar a administrar o estado. Munido de números, ele impressiona pela velocidade de raciocínio, demonstrando conhecimento e capacidade. Apresentou propostas para a saúde, educação e segurança pública. Conciliador e flexível em alguns setores, Daniel poderá surpreender nas urnas em 2 de outubro.

Jaime Bagatolli

Jaime Bagatoli na última manifestação em Vilhena

O candidato ao Senado, Jaime Bagatolli (PL) está correndo contra o tempo e contra os adversários que são tão fortes quanto ele. A diferença é que Bagatolli é mais ágil e fala a linguagem do povo. Além do mais, defende Bolsonaro sem restrições. Esse é fiel.

Jaqueline Cassol

Agora sem o mano disputando o governo, a candidata ao Senado, Jaqueline Cassol (PP) redobrou a agenda e está percorrendo os municípios levando a estrutura de governador deixada por Ivo Cassol.

Na estrada

Nenhuma descrição de foto disponível.Os candidatos a deputados federal e estadual da capital, estão enveredando pelo interior do estado de Rondônia em busca de novos eleitores. É no interior que está a maioria dos eleitores. Em dobradinha, os candidatos a federal e estadual, respectivamente, Vinicius Miguel (PSB) e Caê Moura (PSB), estão cumprindo agenda na BR-364. Samuel Costa (PCdoB), também a federal, está percorrendo a BR em busca de votos e apoio. A candidata a deputada federal Fátima Cleide (PT) também deixou a capital e está embrenhada nas linhas e distritos, além de municípios interioranos.

Lançamento

Sábado passado, o candidato o engenheiro e empresário Fábio Sphera (Patriotas), reuniu centenas de apoiadores para o lançamento da campanha dele rumo à Assembleia Legislativa de Rondônia. Sucesso! A demonstração de apoio foi enorme, deixando o candidato muito emocionado com a receptividade e alegria das pessoas. “Não posso deixar de agradecer a equipe que trabalhou incansavelmente na organização do evento”. O lançamento contou com a presença do candidato a governador Léo Moraes (Podemos). Fábio é um exemplo de como o trabalho e a dedicação, aliado à educação, leva um simples e humilde cidadão a galgar postos na cadeia social.

 

Candidatos a deputado federal

Uberlando Tiburtino (MDB), Rosângela Hilário (PDT), Sandra Santos (MDB), Fátima Cleide (PT), Vinícius Miguel (PSB) Alessandra da Fetagro (PT), Gervano Vicent (PT-M. Andreazza); Samuel Costa (PCdoB), João Cerqueira de Souza (PCdoB), Maria Penha da Silveira (PCdoB), Elias Rezende (União Brasil), Thiago Flores (MDB), Maria Simões (PL), Luiz Cláudio (PL) e Almir Suruí (PDT). Nominata do Solidariedade: Raquel Pereira – Machadinho, Vanilton Cruz – Ariquemes, Jairo Benetti – Rolim de Moura, Lucio Lacerda – Cacoal, Robert Murakami – Jaru, Sargento Rangel – Porto Velho e Nilvia Duran – Guajará-Mirim.

Candidatos a deputado estadual

Este é Vandeir Leite (PT), candidato a deputado estadual. Demais candidatos: Dra Taíssa (PSC), Estenio Junior (PSDB), Lílian (PT-Guajará), Lucas Torres (PP),  Adriana Martins (PL), Caê Aires Moura (PSB),  Francy Oliveira (PTB), James Albino (PSB), Heline Braga (Podemos), Fábio Sphera (Patriotas),Maria Leonice Tupari (Rede), Terrinha (PDT), Adriana Martins (PL), Daiana Huff (MDB), Zequinha Araújo (MDB), Ayrton Gurgacz (PDT), Claudia de Jesus (PT-Ji-Paraná), Cida do PT (Pimenta Bueno), Gilvana do Sindur (PT-PVH), Hermínio Coelho (PT-PVH), Lionilda do Sintero (PT-Cacoal), Sid Orleans (PT-PVH), Vandeir do MPA (PT-Nova União), Daniel Barbosa (PT-Alta Floresta), Professora Lílian Ferreira (PT-G. Mirim), Francimar (PT-PVH),  Janilto (PT-P. Bueno), Joelson Chaves de Queiroz (PCdoB), Josué Shockness (PCdoB) e Alexandra Batista da Costa (PCdoB), William Homem do Tempo (Patriotas).

Email da coluna: [email protected]