Coluna Zona Franca

0
500

O agro é pop

O  agro é importante para um estado, para o País. Em Rondônia, o agro é forte, sem dúvidas. Mas, no entanto, o agro existe onde existiam florestas, indígenas, animais silvestres e rios. Não pode existir agro com destruição da natureza que vai cobrar a fatura mais tarde. As falas de Bolsonaro com relação ao agro prejudicam mais do que ajudam. O mundo está de olho no Brasil.

Bagatolli em Guajará

O candidato ao Senado Federal, Jaime Bagatolli (PL), foi feliz ao visitar Guajará-Mirim e propor o extrativismo vegetal e infraestrutura, como meios de gerar riqueza e preservação ambiental.  Com mais de 24 mil quilômetros quadrados de extensão, o município de Guajará-Mirim resume bem o desafio de Rondônia para o futuro: o de conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental. Produtor rural há décadas em Rondônia, Jaime Bagattoli entende bem a importância de fazer o uso consciente da natureza em prol da geração de alimentos e de riqueza para a economia.
“Muitos pensam que somos contrários à preservação ambiental, mas nós, produtores rurais, temos propriedade para dizer que sim é possível conciliar a geração de renda e a preservação da natureza”, afirma Jaime.

Bagatolli em Guajará 2

Tida como a “pérola do Mamoré”, Guajará-Mirim abriga hoje importantes terras indígenas e parques naturais, regiões preservadas que poderiam gerar riquezas a toda comunidade local, conforme defende o candidato. “Estamos falando de um potencial extrativista vegetal que precisa ser estudado e incentivado pelo poder público e, por que não, também pela iniciativa privada. Precisamos pensar em formas de gerar emprego e renda em regiões do Estado onde a floresta precisa permanecer em pé. E Guajará-Mirim tem um potencial
gigantesco para isso”, afirma.

O que é deflação?

Bolsonaro comemora que o País entrou em deflação, ou seja, inflação negativa, baixa de preços. Mas, não é bem isso. A deflação acende um sinal de alerta, indicando que a economia pode estar indo mal. Um período prolongado de deflação pode ter por trás forte desaceleração da atividade econômica, uma economia estagnada ou até mesmo um quadro de recessão.

                                         Nazif, o melhor

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "Mauro Nazif PARL AMENTAR: NOME NOMECVL CIVIL NAZIF RASUL PARTIDO PSB TELEFONE 3215-5818 GABINETI ESTADO RO E-MAIL dep.mauronazif@camara.leg.br CARGO Deputado MAURO APOIA o TRABALHADOR? HISTÓRICO DE VOTAÇÕES Este é um termômetro baseado nas votações de mérito, que define inte resse dos trabalhadores. raba BASE ELEITORAL posição deste parlamentar em relação às matérias de 90%-AFAVOR 10% CONTRA"

O deputados federal Mauro Nazif (PSB)  foi da bancada de Rondônia o que mais votou em matérias de interesse dos trabalhadores. De acordo o site quem foi quem no Congresso, Nazif votou 90% a favor de projetos que beneficiaram milhões de brasileiros. Não é à toa que ele é um dos favoritos, senão o único, a voltar em 2023.

Os piores

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "Lucio Mosquini PARLAMENTAR: NOMECVL LUCIO ANTONIO MOSQUINI PARTIDO MDB TELEFONED GABINETE 3215-5918 E-MAIL dep.luciomosquini@camara.leg.br ESTADO RO LUCIO APOIA o TRABALHADOR? Deputado HISTÓRICO DE VOTAÇÕES BASE ELEITORAL Este éum termômetro baseado nas votações de mérito, que define a posição deste parlamentar em relação às matérias de interesse dos trabalhadores. CONTRA"

Os piores deputados federais de Rondônia, que votaram 100% contra o trabalhador, são os bolsonaristas Lúcio Mosquini (MDB) e Coronel Chrisóstomo (PL), que passaram o mandato bajulando o presidente da República em vez de atender à coletividade. Foram à favor a flexibilização das relações de trabalho, ou seja, contra carteira assinada. Pasmem, senhores, votaram a favor da MP 881/2019, que prevê trabalho aos domingos e feriados sem pagamento adicional da hora trabalhada. Para completar a desgraça, votaram a favor da PLP 39/2020, que congela salários dos servidores públicos. Por fim, votaram a favor das vendas da Petrobras e dos Correios.

Pesquisas, ame-a ou deixe-a

É comum que não está bem nas pesquisas, desacreditar nos institutos que as fazem. Mas, gostando ou não, as pesquisas norteiam as campanhas políticas e têm acertos perto de 100%. Os dois candidatos que estão na frente, vêm mantendo essa tendência desde o início das séries de pesquisas.

Quentinha

Pode ser uma imagem de texto que diz "Intenção de Voto para Presidente (%) Estimulada 43 35 9 5 LULA JAIR BOLSONARO CIRO GOMES SIMONE TEBET FELIPE 'AVILA PABLO MARÇAL SOFIA MANZANO SORAYA THRONICKE ROBERTO JEFFERSON VERA PERICLES NENHUM NÃO RIA VOTAR/ BRANCO /NULO NÃO SABE/NÃO RESPONDEU Obs: Pablo Marçal, Sofia Manzano, Thronicke, Roberto Jefferson, Péricles citados, masnão chegarama 1%d citações. Constituinte Eymael constava na por respondente 4 2 Pergunta: Se eleição para Presidente fosse hoje os andidatos fossem esses que *Os percentuais que não totalizam 100% são decorrentes de arredondamento. em quem o(a) S(a) votaria? (ESTIMULADA)"

Essa acaba de ser divulgada. Levantamento telefônico Ipespe encomendado pela XP Investimentos e divulgado nesta quarta-feira (31) aponta para um cenário eleitoral estável. Na estimulada, o ex-presidente Lula (PT) aparece com 43% das intenções de voto no primeiro turno e Jair Bolsonaro (PL) 35%. No levantamento anterior do mesmo instituto, realizado em julho, Lula tinha 44% e Bolsonaro os mesmos 35%. Na espontânea, Lula tem 40% e Bolsonaro, 34%. Na projeção de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista aparece com 53% e o atual ocupante do Palácio do Planalto com 38%. No levantamento anterior, Lula tinha os mesmos 53% e Bolsonaro 36%. E amanhã tem pesquisa do Data Folha.

Um ato de liberdade

Finalmente, após quase um ano preso, o jornalista João Paulo Prudêncio, teve sua liberdade restaurada, após lutas do advogado Samuel Costa, que é amigo antes de tudo. Prudêncio estava na hora errada, no local errado, quando um crime aconteceu. Batalhando por justiça, JP encontrou em Samuel Costa mais do que um advogado, mas alguém que realmente acreditou na inocência dele, o que é um fato. Sempre defendendo causas sociais, Samuel é candidato a deputado federal pelo PCdoB de Rondônia.

The Territory

O documentário “The Territory”, filmado em terras Uro Eu Wau Wau, em Rondônia, ganhou o mundo e com ele, Neidinha Bandeira Suruí (foto), tem estado em várias partes do mundo lançando a película. Recentemente esteve em Nova York, Califórnia, e, neste momento, está em Londres. Semana que vem o documentário será lançado nas salas de cinema do Brasil.

 

Candidatos a deputado federal

Esta é Rosângela Hilário (PDT), candidata negra, mulher, guerreira. Segundo a candidata, faltam vagas nas creches dos municípios de RO. O Plano Nacional de Educação adverte para o fato de que até 2024, todas as crianças de 0 a 5 anos e 11 meses deveriam estar atendidas na Educação Infantil. Em Porto Velho, por exemplo, existem bairros que não tem nenhuma escola para educação infantil. Demais candidatos: Uberlando Tiburtino (MDB), Sandra Santos (MDB), Fátima Cleide (PT), Vinícius Miguel (PSB) Alessandra da Fetagro (PT), Gervano Vicent (PT-M. Andreazza); Samuel Costa (PCdoB), João Cerqueira de Souza (PCdoB), Maria Penha da Silveira (PCdoB), Elias Rezende (União Brasil), Thiago Flores (MDB), Maria Simões (PL), Luiz Cláudio (PL) e Almir Suruí (PDT). Nominata do Solidariedade: Raquel Pereira – Machadinho, Vanilton Cruz – Ariquemes, Jairo Benetti – Rolim de Moura, Lucio Lacerda – Cacoal, Robert Murakami – Jaru, Sargento Rangel – Porto Velho e Nilvia Duran – Guajará-Mirim.

Candidatos a deputado  estadual

Nenhuma descrição de foto disponível.Este é Sid Orleans (PT-P.Velho), candidato a deputado estadual. Com uma campanha baseada em propostas consistentes para o futuro e muitas histórias de realizações no passado, Sid Orleans caminha com tranquilidade pelas ruas de Porto Velho, pois sabe o que representa para a cidade e esta para ele. “Nas eleições, nossa relação se estreita ainda mais. Caminho pelas ruas de Porto Velho como andava pelos quintais das casas que morei quando criança. Aqui, parece um paradoxo, me sinto seguro, acolhido”, afirma Orleans.

Demais candidatos

Dra Taíssa (PSC), Estenio Junior (PSDB), Lílian (PT-Guajará), Lucas Torres (PP),  Adriana Martins (PL), Caê Aires Moura (PSB),  Francy Oliveira (PTB), Heline Braga (Podemos), Maria Leonice Tupari (Rede), Terrinha (PDT), Estenio Junior (PSDB), Adriana Martins (PL), Daiana Huff (MDB), Zequinha Araújo (MDB), Ayrton Gurgacz (PDT), Claudia de Jesus (PT-Ji-Paraná), Cida do PT (Pimenta Bueno), Gilvana do Sindur (PT-PVH), Hermínio Coelho (PT-PVH), Lionilda do Sintero (PT-Cacoal), Sid Orleans (PT-PVH), Vandeir do MPA (PT-Nova União), Daniel Barbosa (PT-Alta Floresta), Professora Lílian Ferreira (PT-G. Mirim), Francimar (PT-PVH),  Janilto (PT-P. Bueno), Joelson Chaves de Queiroz (PCdoB), Josué Shockness (PCdoB) e Alexandra Batista da Costa (PCdoB), William Homem do Tempo (Patriotas).

Email da coluna: [email protected]