Coluna Zona Franca

0
646

Ranking governadores

O Mais RO lançou ontem com exclusividade o ranking nacional dos melhores e piores governadores do Brasil. São dados atualizados, colhidos da plataforma do G1, que todos os anos publica as performances dos governadores. O Mais RO reuniu os dados e fez o  ranking nacional.

Ranking governadores 2

Os três melhores governadores são Rui Costa (PT-BA), da Bahia, João Dória e Rodrigo Garcia (SP) e Wilson Lima (União Brasil), do Amazonas. O pior governador em promessas anunciadas e não cumpridas foi o de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). Em segundo veio Paulo Câmara (PSB), de Pernambuco e, em terceiro, o governador de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil).

Marcos Rocha

Bolsonaro e o Marcos Rocha

De 13 promessas de campanha, segundo dados do G1, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, cumpriu só 6 (menos da metade). Cumpriu três em parte e deixou de cumprir quatro. Prometeu e não cumpriu nada da promessa de implantar universidade aberta nos 52 municípios do estado. Prometeu e não cumpriu nada ainda de criar o Plano Estadual da Habitação. Prometeu e não cumpriu as conclusões  dos hospitais de Ariquemes e Guajará-Mirim. E, mesmo oriundo da segurança, prometeu e não cumpriu criar comissão especializada para combater crimes no estado. Observando que ele apresentou poucas promessas para se eleger governador em 2018, provando que foi eleito mesmo pela onda Bolsonaro da época.

Zema, o pior

Romeu Zema, o pior governador. Foto FCDL

Romeu Zema (Novo), é outro eleito na onda bolsonarista, que, segundo dados do G1, apresentou apenas 14 propostas e cumpriu só três. Deixou de cumprir nove e duas, só meia boca. E é favorito à reeleição em Minas Gerais. Alexandre Kalil (PSD), que foi um dos melhores prefeitos de Belo Horizonte, está em segundo, e é apoiado por Lula. Tá na hora do mineiro acordar e virar esse jogo.

 

Rui Costa, o melhor

Por que o governador da Bahia, Rui Costa (PT), é o melhor governador do Brasil? Porque ele, segundo dados do G1, apresentou 144 propostas. 144 promessas, isso mesmo que você leu! Cumpriu 54 delas. Não cumpriu ainda 56 promessas de campanha. 34 delas, cumpriu em parte. Pelo volume de promessas cumpridas, Rui Costa é o melhor governador do Brasil, sim.

Carnaval fora de época

Bolsonaro está preparando uma festança em Brasília, para o dia 7 de setembro, quando completamos 200 anos de independência. Será uma espécie de carnaval fora de época, uma micareta. Gente fantasiada de viking, desfile de armas e outras aberrações. No Rio, porém, não haverá micareta do Bolsonaro. Nem na Presidente Vargas nem em Copacabana. O Comando Militar do Leste suspendeu o tradicional desfile militar, no Rio, no 7 de Setembro. E segue o inferno astral do capitão. 

Conversa de fascistas

Candidatos da direita, sem propostas, sem conteúdo, sem projetos, vivem de acusar a esquerda de comunismo, de imorais, enfim, taxando de criminosos. Sendo que políticos da esquerda são os que mais aprovam projetos de interesse da população. Saiam fora de candidatos que venham com conversinha de “Deus, Pátria e Família”, “conservadores”, contra isso, contra aquilo. São os piores, haja vista exemplos como a ex-deputada federal Flor de Lis (RJ), que está presa por matar o marido, o pastor Anderson.

Nas escolas

Tem que ensinar sobre política nas escolas públicas, sim. Tem que ensinar sobre a importância do meio ambiente e proteção da natureza, sim. Tem que ensinar sobre sexo nas escolas públicas, sim (não na prática, claro). A coluna frisou escolas públicas, porque nas privadas o ensino é mais liberal e os alunos de particulares têm noção de muitas coisas que os da pública não tem. Melhor aprender nas escolas do que nas ruas.

Eleições 2022- Rondônia

Voltando aos assuntos locais. A SIC TV (Record), programou entrevistas e debates com candidatos ao governo de Rondônia. As sabatinas começam no dia 29 de agosto e vão até o dia 6 de setembro às 17h50 com apresentação da jornalista Meiry Santos. Já o debate, ocorrerá no dia 23 de setembro. O debate da SIC TV contará com a interação do público que poderá enviar suas perguntas aos candidatos por vídeo.

Ivo Cassol

Ficou para a próxima semana o julgamento final do ex-governador e ex-senador Ivo Cassol (PP). Se fica, ou se sai. O STF deu até o dia 2 de setembro para definir o futuro dele. Enquanto isso, ele está em plena campanha.

Acir ainda persiste

O senador Acir Gurgacz (PDT), ao contrário do que dissemos nessa coluna, continua candidato ao Senado Federal, na condição de sub judice. Está tentando deferir o registro no TRE, que tem até o dia 12 de setembro para definir as candidaturas aptas ao pleito. Enquanto isso, o suplente dele na disputa, Benedito Alves (PDT), fica meio que sem saber o que fazer.

Demais candidatos

Enquanto Acir (Benedito) espera, os candidatos Expedito Júnior (PSD), Jaime Bagatolli (PL), Mariana Carvalho (Republicanos), Jaqueline Cassol (PP), Josinélio Muniz (PMB),  e Rosângela (Agir) estão em campanha.

Traumático

A retirada da candidatura de Cláudia Moura (MDB-RO), ao Senado Federal, foi um duro golpe nela e no senador Confúcio Moura (MDB).

 

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e texto que diz "こ PLATAFORMA VOTE PELO CLIMA CAÊ MOURA DEPUTADO ESTADUAL No 40004 ALMIR SURUÍ DEPUTADO FEDERAL N° 1213 PDT/RO RO ndigena Homem Cs #Conservação e Florestas #Direitos ndigenas PSB/RO PSB Branco Homem Cs #Agricultura Sustentavel #Gestão de Residuos #Empregos Verdes"Surpresa para deputado estadual

Olha, prestem bem a atenção neste candidato a deputado estadual de Rondônia. Caê Moura (PSB). O único candidato que enviou propostas sérias e exequíveis, contemplando educação, ciência, tecnologia, social e meio ambiente. O Mais RO publicou ontem matéria especial sobre o candidato.

Surpresa para deputado estadual 2

Caê Moura, dentre várias propostas,  incluiu o meio ambiente. Ele quer cobrar a plena execução do Plano Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos. “Até o presente momento, muito pouco ou quase nada foi feito. O plano existe, mas o poder executivo tem dado pouca importância pro seu cumprimento”, disse. Ele pretende, como deputado estadual, atualizar a política estadual, levando em consideração as mudanças e inovações das políticas em âmbito nacional, bem como os avanços da ciência na questão climática. Cobrar a execução do Fundo Estadual de Governança Climática e garantir o processo decisório com ampla participação e representatividade dos diferentes setores da sociedade civil. Ao lado de Almir Suruí (PDT), candidato a deputado federal, Caê Moura é o único candidato a estadual de Rondônia a fazer parte da plataforma Vote Pelo Clima (linkVOTE PELO CLIMA)

Surpresa para deputado estadual 3

Caê Moura é servidor público estadual, da carreira de gestão governamental. Técnico em Tecnologia da Informação e Comunicação. Atua há quatro anos com redes públicas de fibra óptica, cidades inteligentes e aprimoramento de políticas públicas com o uso de tecnologias. Foi Diretor de Gestão e Administração da Superintendência Distrital da Prefeitura de Porto Velho durante o ano de 2021. Possui notórias habilidades com orçamento, planejamento e liderança.

Candidatos à deputado federal

Esse é Vinícius Miguel, candidato a deputado federal pelo PSB. Comendo o pastel, comida típica de período  eleitoral (risos). Demais candidatos: Almir Suruí (PDT),  Rosângela Hilário  (PDT),  Alessandra da Fetagro (PT), Fátima Cleide (PT-PVH), Gervano Vicent (PT-M. Andreazza); Samuel Costa (PCdoB), João Cerqueira de Souza (PCdoB), Maria Penha da Silveira (PCdoB), Elias Rezende (União Brasil), Thiago Flores (MDB), Maria Simões (PL), Luiz Cláudio (PL) e Almir Suruí (PDT). Nominata do Solidariedade: Raquel Pereira – Machadinho, Vanilton Cruz – Ariquemes, Jairo Benetti – Rolim de Moura, Lucio Lacerda – Cacoal, Robert Murakami – Jaru, Sargento Rangel – Porto Velho e Nilvia Duran – Guajará-Mirim.

Candidatos à deputado estadual

Esse é Lucas Torres, candidato a deputado estadual do Progressistas. Demais candidatos: Adriana Martins (PL), Caê Aires Moura (PSB), Lucas Torres (PP),  Francy Oliveira (PTB), Maria Leonice Tupari (Rede), Terrinha (PDT), Estenio Junior (PSDB), Adriana Martins (PL), Dra Taíssa (PSC), Zequinha Araújo (MDB), Ayrton Gurgacz (PDT), Claudia de Jesus (PT-Ji-Paraná), Cida do PT (Pimenta Bueno), Gilvana do Sindur (PT-PVH), Hermínio Coelho (PT-PVH), Lionilda do Sintero (PT-Cacoal), Sid Orleans (PT-PVH), Vandeir do MPA (PT-Nova União), Daniel Barbosa (PT-Alta Floresta), Professora Lílian Ferreira (PT-G. Mirim), Francimar (PT-PVH),  Janilto (PT-P. Bueno), Joelson Chaves de Queiroz (PCdoB), Josué Shockness (PCdoB) e Alexandra Batista da Costa (PCdoB).

 

Email da coluna: [email protected]