Coluna Zona Franca

0
668

Dois meses e uns dias

É isso mesmo. Faltam apenas 63 dias para o primeiro turno das eleições de 2022. Um tempo exíguo, estreito e absolutamente curto para a realização das eleições mais conturbadas da história da nova democracia. Sim, conturbadas, ameaçadas, esculachadas e vilipendiadas por um homem, o ocupante do Palácio do Planalto que criou na cabeça dele uma teoria conspiratória. Nenhum outro político eleito ou não eleito em 2018 questionou as urnas eletrônicas. Justamente o que foi eleito com larga vantagem no segundo turno é quem está dizendo que haverá fraude em 2 de outubro, mas até hoje não apresentou uma prova sequer, a não ser ilações, suposições e, aí cabe, idiotice. Na verdade, esse ser comete um crime que poderá redundar em violência, caso o resultado das urnas não seja o que ele quer. As pesquisas indicam que poderá perder já no primeiro turno.

Janone, Bivar e Ciro

Janones e Luciano Bivar admitem desistir de candidatura à Presidência e devem apoiar Lula; entendaA felicidade de uma nação, a paz e a prosperidade está dependendo de três candidatos à presidência da República. Melhor, da desistência deles. Dois já sinalizaram que vão desistir. André Janone (Avante) e Luciano Bivar (União Brasil) podem, a qualquer momento desistir da disputa para apoiar Lula já no primeiro turno. O brizolista Ciro Gomes já começa a pensar no caso. Ciro, que não costuma desperdiçar as oportunidades em que pode xingar Lula, disse nesta sexta-feira (29/7) que o petista é “uma boa pessoa” e que foi “o maior líder popular da história do Brasil”. Se os três desistirem, Lula vai ter uma vitória esmagadora. No primeiro turno!

Efeitos nos estados

Lula e o companheiro Marcos Rocha

Será devastador em algumas candidaturas ditas anti-Lula. Tanto no Avante, quanto no União Brasil, haverá muitas resistências à desistência de Janone e Bivar. Imaginar o deputado estadual Jair Montes (Avante) e o governador de RO, Marcos Rocha (União Brasil) pedirem votos para Lula é inimaginável. E lá no Brasil, Kim Kataguiri e Sérgio Moro, como ficam? Com cara de quem comeu e não gostou. Quanto a Ciro Gomes, se desistir, não vai haver grandes problemas dentro do partido.

Musculatura

O ingresso do PDT na Frente Democrática deu musculatura ao grupo formado por PT, PSB, PCdoB, PV e Solidariedade. Duas peças importantes, PSOL e Rede, deixaram a FD, e vão caminhar solo nestas eleições. Não se pode negar a força do PDT que acrescentará tempo no horário eleitoral, além de recursos polpudos do fundo eleitoral. Em reunião tranquila entre os principais partidos da Frente Democrática, ficou fechada a chapa para o Senado da República. Benedito Alves (PDT) será o candidato a senador, tendo Ana Maria Gurgacz (PDT) como primeira suplente e Pantera (PCdoB), segundo suplente. O jurídico da FD está analisando se essa chapa poderá ser questionada pelo TRE-RO diante das mudanças na Lei Eleitoral.

Confusão à vista

Segundo informações,  a ata da Federação PSDB Cidadania, de Rondônia, foi adulterada. Um famoso advogado do Paraná teria, digamos, alterado a ata para beneficiar o PSDB. Membros do Cidadania contestaram e o caso vai para as barras da Justiça. “Ao longo de todo o período voltado à pré-campanha, pactuou-se, através de conversas travadas entre ambas as legendas (PSDB Cidadania), que as siglas não apresentariam nominata para disputa de cargos à Câmara dos Deputados e também à corrida majoritória, aos ofícios de govenador do Estado e senador da República”. Tucanos  em polvorosa.

Convenções partidárias

As últimas convenções acontecem até o dia 5 de agosto.  PT, PCdoB, Solidariedade e Partido Verde realizam convenção conjunta na sede do Sindsef, domingo, às 9 horas. No mesmo horário e no mesmo dia, só que na Câmara Municipal, o PSB realiza a sua convenção. O PDT realizará convenção somente no dia 5 de agosto, mas já está tudo certo, sem mudanças bruscas.

PL dia 5

A convenção do PL será na próxima sexta-feira, 5 de agosto. A expectativa é grande, principalmente pela escolha do candidato a vice-governador que não está fechada. Avante, PTB podem fazer parte e indicar o vice. Quem está certo mesmo é o Jaime Bagatolli, ao Senado Federal. E pelo andar da carruagem, será um dos fortes candidatos ao pódio. Falando no PL, duas agências vão cuidar do programa eleitoral de Marcos Rogério. As duas, de RO mesmo. Melki e Melgarejo unidos.

Somos Criativos

A Somos + Soluções Criativas, vai cuidar da campanha do pré-candidato ao governo, Daniel Pereira (SDD). Marcos Nobre Jr, que já atuou em algumas  campanhas, é um jovem prata da casa de sucesso. Com certeza vai dar o melhor de si para levar o candidato para o segundo turno.

Pré-candidatos e já candidatos a deputado estadual

Estênio Júnior
Ayrton Gurgacz (PDT)

Maria Leonice Tupari (Rede), Terrinha (PDT), Estenio Junior (PSDB), Adriana Martins (PL), Dra Taíssa (PSC), Zequinha Araújo (MDB), Ayrton Gurgacz (PDT) foto, Claudia de Jesus (PT-Ji-Paraná), Caê Aires Moura (PSB), Cida do PT (Pimenta Bueno), Léo Simão (PT-Cacoal), Gilvana do Sindur (PT-PVH), Hermínio Coelho (PT-PVH), Lionilda do Sintero (PT-Cacoal), Lula do Assentamento (PT-Alto Alegre), Sid Orleans (PT-PVH), Vandeir do MPA (PT-Nova União), Daniel Barbosa (PT-Alta Floresta), Professora Lílian Ferreira (PT-G. Mirim), Francimar (PT-PVH),  Janilto (PT-P. Bueno), Joelson Chaves de Queiroz (PCdoB), Josué Shockness (PCdoB)e Alexandra Batista da Costa (PCdoB).

Pré-candidatos e já candidatos a deputado federal

Para deputado  federal, são esses alguns dos pré-candidatos: Fátima Cleide (PT-PVH),  Alessandra Lunas (PT-PVH) e Gervano Vicent (PT-M. Andreazza); Samuel Costa (PCdoB), João Cerqueira de Souza (PCdoB), Maria Penha da Silveira (PCdoB), Elias Rezende (União Brasil), Nílvia Duran (Solidariedade), Vinícius Miguel (PSB),  Rosângela Hilário (PDT-Porto Velho), Thiago Flores (MDB), Maria Simões (PL), Luiz Cláudio (PL) e Almir Suruí (PDT).

Pré-Federais do Solidariedade

Nílvia Duran, pré-candidata a deputada federal

Raquel Pereira – Machadinho, Vanilton Cruz – Ariquemes, Jairo Benetti – Rolim de Moura, Lucio Lacerda – Cacoal, Robert Murakami – Jaru, Sargento Rangel – Porto Velho e Nilvia Duran – Guajará-Mirin

 

Email da coluna: [email protected]