Coluna Zona Franca

0
1395

Convenção não convenceu

Na verdade, o governador de RO, Marcos Rocha (União Brasil), sabe que a convenção foi um fracasso de público e de crítica. Pouca repercussão positiva. Mais negativa. Uma delas a baixa presença de prefeitos do interior de Rondônia. O “olheiro” da coluna apontou 17. Deu para notar a presença do prefeito Isaú, de Ji-Paraná, que falou em nome de todos os prefeitos (ausentes). Isaú discursou durante 30 minutos e não falou nada com coisa nenhuma. Claro, presenças dos republicanos Carla Redano, de Ariquemes, Valteir Queiroz, de Candeias e Eduardo Bertoletti, de Primavera de Rondônia. “Os demais eu não reconheci não porque  estavam muito longe, parece que se escondendo. Sério: ficaram lá atrás, no escuro, não discursaram, e,  quando foram tirar fotografias, fizeram fotos de costas para o público”. Para quem disse que tinha 48 prefeitos na mão, parece que foi com o Tchau Poeira.

Vice é Sérgio

O candidato a vice-governador de Rondônia chapa de Marcos Rocha será mesmo Sérgio Gonçalves, conforme esta coluna antecipou. Dito isto, percebemos a força de Júnior Gonçalves, irmão de Sérgio e Chefe da Casa Civil. O nome de Sérgio não foi citado durante a convenção, mas consta em ata. Os irmãos Júnior e Sérgio Gonçalves fazem parte do governo desde 2019. Sérgio Gonçalves era superintendente  Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedes), cargo do qual deixou em abril deste ano.

Elias Rezende

Quem se deu bem na convenção foi o já oficial candidato a deputado federal Elias Rezende (União Brasil), que capitalizou bem o evento. Nas redes, ele disse: “Hoje foi o grande dia da CONVENÇÃO partidária do União Brasil e eu só tenho a agradecer a Deus e a cada um que esteve conosco nesta grande festa! Obrigado a todos pelo carinho e apoio. Agradeço também em especial, o nosso Governador @celmarcosrocha por acreditar em mim e no meu trabalho desde o início. Foi dada a largada para a nova fase desse projeto tão desafiador e inspirador, que tem me motivado todos os dias a correr atrás do sonho de fazer mais pelo meu estado, minha Rondônia! Rezende é um dos governistas mais cotados para se eleger deputado federal.

Frente Democrática

A FD prepara uma grande festa para oficializar seus candidatos ao governo, Senado, deputados federais e estaduais. Será dia 31 de julho, próximo domingo, na sede do Sindsef. A convenção confirmará o nome de Daniel Pereira (SDD) ao governo, Anselmo de Jesus (PT) a vice e Benedito Alves (PDT) ao Senado. O partido de Acir Gurgacz também fará convenção no mesmo dia, mas havia informação de que adiaria para 5 de agosto. Espera-se pelo menos mil pessoas no evento.

Imbróglios

Se dentro de um partido já tem divisões e contendas, imagina na Frente Democrática que reúne oito partidos (incluso o PDT). O único partido desta frente que não alterou o humor desde a formação dela, foi o PT, que abriu mão das cabeças ao governo e ao Senado, pelo projeto de eleger pelo menos um deputado federal. Se depender do PT a Frente será essa já determinada e divulgada.

União inegociável

Os números das eleições de 2018 são indicadores bastante sólidos para que a esquerda do estado – reunidos na Frente Democrática, constelação de sete partidos que, historicamente, se associam ao PT nas disputas majoritárias – almeje chegar ao segundo turno nas eleições majoritárias deste ano. No entanto, isso somente será possível se a Frente se orientar por um princípio não muito valorizado na esquerda brasileira – como atualmente é possível constatar em vários estados, e com mais ênfase no Rio de Janeiro. De fato, ou a unidade passa a ser o princípio orientador das ações políticas dos partidos que compõem a Frente, ou os votos necessários à chegada ao segundo turno escapam em meio às disputas inócuas que, eventualmente, venham a ocorrer.

Benedito X Bagatolli 

Dois nomes. Uma novidade. Quase ninguém (o povão) conhece ainda o pré-candidato ao Senado Federal, Benedito Alves (PDT). Um nome ímpar, sem qualquer mancha e cheio de qualidades. Seria um excelente senador. Faria mesmo a diferença no Senado Federal devido a sua bagagem técnica e cultural, além de ser um ser humano fantástico. A Frente Democrática tem pouco mais de dois meses para mostrar esse novo político ao povão. É possível ser eleito? Sim, é possível. Não será por falta de qualidade e competência que Benedito deixará de ser eleito. A questão é ser conhecido do povão, que vota, que elege. Mas, você pode não conhecer ainda o Benedito Alves, mas, certamente conhece a expressão: “Será o Benedito?”.

Benedito X Bagatolli  2

Por outro lado, temos o já candidato oficial do PL ao Senado Federal, Jaime Bagatolli, pecuarista, que estreou na política em 2018 como candidato ao mesmo cargo, saindo do anonimato para a obtenção de mais de 200 mil votos. Ele foi impulsionado pelo bolsonarismo que surgia naquela eleição. Conseguirá o mesmo feito, com Bolsonaro em baixa? Pode ser que sim, pode ser que não. Ele está no trecho levando a mensagem dele. Nesta foto, Bagatolli no café da manhã no Mercado Cultural, em Porto Velho.

Foto sem graça

Esse flagra foi feito por alguém. Mostra os bolsonaristas sérios e concisos, durante a fala da primeira dama Michele Bolsonaro, por ocasião da convenção nacional do PL. Nesta foto vemos o senador Marcos Rogério (PL), Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Flávio Bolsonaro e o político que teria como missão fiscalizar e propor o impeachment de Bolsonaro, deputado federal Arthur Lira (PP-AL). Todos sérios. Uma foto literalmente sem graça (risos). Aliás, a presença de Arthur lira no evento foi duramente criticada por todos os veículos e principais articulistas políticos.

Convenção dos Expeditos


Expedito Júnior e Netto  (Foto: Gaia Quiquiô/ G1)

O PSD dos Expeditos Júnior e Netto,  fará sua convenção no dia 4 de agosto, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) em Rolim de Moura, a partir das 9 horas. Expedito declinou de sair candidato ao Senado pela Frente Democrática. Daniel Pereira e Anselmo Jesus fizeram o convite. A tendência seria apoiar Léo Moraes (Podemos), que já tem candidato ao Senado, Jaqueline Cassol (PP). A convenção do Podemos será dia 5, em Porto Velho, às 17 horas, no Talismã.

Pré-candidatos a deputado estadual

Sid Orleans pré-candidato a deputado estadual

Maria Leonice Tupari (Rede), Terrinha (PDT), Estenio Junior (PSDB), Adriana Martins (PL), Dra Taíssa (PSC), Zequinha Araújo (MDB), Ayrton Gurgacz (PDT), Claudia de Jesus (PT-Ji-Paraná), Caê Aires Moura (PSB), Cida do PT (Pimenta Bueno), Léo Simão (PT-Cacoal), Gilvana do Sindur (PT-PVH), Hermínio Coelho (PT-PVH), Lionilda do Sintero (PT-Cacoal), Lula do Assentamento (PT-Alto Alegre), Sid Orleans (PT-PVH), Vandeir do MPA (PT-Nova União), Daniel Barbosa (PT-Alta Floresta), Professora Lílian Ferreira (PT-G. Mirim), Francimar (PT-PVH),  Janilto (PT-P. Bueno), Joelson Chaves de Queiroz (PCdoB), Josué Shockness (PCdoB)e Alexandra Batista da Costa (PCdoB).

Pré-candidatos a deputado federal

A prioridade do PT é eleger deputados federais e Fátima Cleide desponta como favorita do grupo

Para deputado  federal, são esses alguns dos pré-candidatos: Fátima Cleide (PT-PVH),  Alessandra Lunas (PT-PVH) e Gervano Vicent (PT-M. Andreazza); Samuel Costa (PCdoB), João Cerqueira de Souza (PCdoB), Maria Penha da Silveira (PCdoB), Elias Rezende (União Brasil), Vinícius Miguel (PSB),  Rosângela Hilário (PDT-Porto Velho), Thiago Flores (MDB), Maria Simões (PL), Luiz Cláudio (PL) e Almir Suruí (PDT). 

Email da coluna: [email protected]