Coluna Zona Franca

0
609

Encontro de socialistas

Lula se encontrou com o presidente português, o socialista Marcelo Rebelo, na manhã de hoje. A reunião aconteceu no Jardim Paulista, na residência oficial do cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Nascimento. O diplomata Celso Amorim, que foi ministro das Relações Exteriores de Lula, estava presente no evento. Porém, Marcelo Rebelo, não vai mais almoçar com o presidente Bolsonaro, amanhã, em Brasília. Com ciúmes de Lula, Bolsonaro desmarcou o almoço. Rebelo escapou de ouvir piadas sem graça de português e Bolsonaro de cometer suas costumeiras gafes. O desencontro entre os dois presidentes é uma nota negativa para as relações do Brasil com Portugal, no ano do Bicentenário da Independência do Brasil.

Ratanabá

O presidente Bolsonaro vive num mundo paralelo. No Brasil paralelo. Neste Brasil que não é no metaverso, não há corrupção, inflação e a gasolina é a mais barata do mundo. Neste Brasil paralelo ele está em primeiro lugar nas pesquisas. No Brasil de Bolsonaro, armas são mais importantes do que livros e Jesus anda armado.

Vem aí o Kit Gay 2, a missão

A máquina mortífera de produzir fake news está à toda fabricando notícias falsas, já contestadas, com nova roupagem. De quatro em quatro anos o corpo de Celso Daniel é exumado e exposto na mídia, no intuito de prejudicar Lula. E, de novo, ressurge com ares de notícia nova, a fake news que relaciona o PT com o PCC. O Kit Gay 2 deverá retornar com força total.

PSB do RJ

ImagemAssim como em Rondônia, no Rio de Janeiro o PSB está querendo disputar o governo e ao Senado, dentro da federação estabelecida com o PT que abriu mão de candidatura própria para apoiar Marcelo Freixo (PSB). O PT indicou André Ciciliano para o Senado, mas o PSB insiste com Alessandro Molon. Cabe ao PSB nacional restabelecer o indispensável equilíbrio na chapa majoritária no estado do Rio de Janeiro. Até o dia 7 de julho, esse imbróglio deverá estar resolvido. Para o bem do Rio de Janeiro. Em tempo, Marcelo Freixo apoia André Ciciliano.

Em Rondônia

Aqui em Rondônia o imbróglio semelhante já está resolvido. O PSB indicou Vinícius Miguel ao governo, com o petista Anselmo de Jesus para vice e o ex-governador Daniel Pereira (SDD) ao Senado.

Contas aprovadas

O TCE/RO aprovou por unanimidade as contas de governo de Rondônia, referente ao exercício de 2018, sob a responsabilidade do então governador Confúcio Moura (MDB)  e de Daniel Pereira (Solidariedade), que assumiu em abril na licença do titular que saiu candidato ao Senado Federal. Juristas consultados por essa coluna informaram que o governador de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil), no afã de tentar destruir a reputação de seus antecessores pode ser punido pela justiça nos campo civil e penal! É o que o ex-governador Daniel Pereira vai fazer, além de  divulgar em todos os meios possíveis a aprovação das contas que desmentem categoricamente o governador que quer se reeleger em cima de fake news.

Contas aprovadas 2

Desde o início de 2019 que Rocha, mesmo mantendo em seu governo os principais integrantes dos governadores que o antecederam, dizia ter recebido uma “herança maldita” de Moura e Pereira. O relator dessas contas, Wilber Coimbra, consignou superavit entre arrecadação e despesas no montante de 218 milhões, acrescido de diversas contas de fundos, ultrapassando 700 milhões em recursos disponíveis ao atual governo.

Contagem regressiva

A 90 dias das eleições (apenas três meses), a sucessão estadual em Rondônia continua indefinida, sem favoritos. Temos três pré-candidatos fortíssimos que enfrentarão a máquina estadual que está a todo vapor trabalhando nos quatro cantos do estado. Marcos Rogério (PL), Léo Moraes (Podemos) e Vinícius Miguel (PSB), estão prontos para enfrentar Marcos Rocha (União Brasil), governador que contará com o apoio de Bolsonaro. Dos três, VM conta com apoio de mais partidos, sete. PT, PSB, Solidariedade, PCdoB, PV, PSOL e Rede formam a Frente Democrática.

Já tem vice

Vinícius Miguel é o único entre os quatro que já tem pré-candidato a vice-governador. Trata-se do ex-deputado federal Anselmo de Jesus (PT). Marcos Rogério poderá indicar um do PSD de Expedito Netto. Marcos Rocha poderá escolher seu vice no Republicanos. Já Léo Moraes, não se sabe de que partido sairia o vice.

Surpresa

Senador Marcos Rogério é pré-candidato ao governo e Jaime Bagattoli ao Senado | Rondonoticias.com.brNessa questão da vaga de pré-candidato a vice-governador, Marcos Rogério (PL) poderá surpreender na próxima semana com um anúncio inusitado: Jaime Bagatolli (PL)! Esse “arranjo”  deixaria livre a pré-candidatura de Expedito Júnior (PSD) ao Senado. Quem viver, verá.

Bem cotado

Terceiro colocado em pesquisa de opinião pública, o pré-candidato a deputado federal Elias Rezende (União Brasil) é o preferido do governador Marcos Rocha (União Brasil). Até o limite permitido pela lei eleitoral, Rezende participou ativamente das atividades no governo de Rondônia. Agora vai cuidar do nome para as convenções do final de julho.

Pré-candidatos a deputado federal

Para deputado  federal, são esses alguns dos pré-candidatos: Fátima Cleide (PT-PVH), foto,  Alessandra Lunas (PT-PVH) e Gervano Vicent (PT-M. Andreazza); Samuel Costa (PCdoB), Elias Rezende (União Brasil), Rosângela Hilário (PDT-Porto Velho), Thiago Flores (MDB), Maria Simões (PL), Luiz Cláudio (PL) e Almir Suruí (PDT). 

Pré-candidatos a deputado estadual 

Sid Orleans pré-candidato a dep. estadual

Maria Leonice Tupari (Rede), Estenio Junior (PSDB), Adriana Martins (PL), Dra Taíssa (PSC), Zequinha Araújo (MDB), Ayrton Gurgacz (PDT),Claudia de Jesus (PT-Ji-Paraná), Cida do PT (Pimenta Bueno), Léo Simão (PT-Cacoal), Gilvana do Sindur (PT-PVH), Hermínio Coelho (PT-PVH), Lionilda do Sintero (PT-Cacoal), Lula do Assentamento (PT-Alto Alegre), Sid Orleans (PT-PVH), Vandeir do MPA (PT-Nova União), Daniel Barbosa (PT-Alta Floresta), Professora Lílian Ferreira (PT-G. Mirim), Francimar (PT-PVH) e Janilto (PT-P. Bueno).  

Email da coluna: [email protected]