COLUNA ZONA FRANCA

0
244

Capa da Time

Era só que faltava. Lula na capa da revista mais importante e influente do mundo, a Time. Lula concedeu entrevista e falou de um assunto que está dominando as pautas há mais de dois meses, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Enquanto Bolsonaro foi à Moscow apoiar Putin, Lula responsabilizou os dois lados pela guerra. Mas, Lula falou também que vai acabar com a crise econômica, baixar a maior inflação dos últimos 15 anos e combater as desigualdades. Lula é hoje um líder mundial no nível de Mandela. Ele representa não só a esperança para o Brasil, como para o Mundo globalizado.

O retorno de Jedi

Além de capa da Time, o ex-presidente Lula foi enaltecido na noite desta quarta (4) pelo ator Mark Hamill no Twitter após aparecer em uma montagem com um sabre de luz da franquia “Star Wars”. Aproveitando este 4 de maio –o dia mundial de “Star Wars” para os fãs–, o ex-presidente fez a publicação de uma montagem feita por Ricardo Stuckert, que foi fotógrafo oficial dele, e escreveu: “que a força esteja com o Brasil!”, marcando a hashtag comemorativa #MayThe4thBeWithYou.

Horas depois, Hamill pediu atenção dos brasileiros para a postagem. “A força é forte nele! Desejando a @LulaOficial tudo de bom para sua nobre missão”. De imediato, as redes do ex-presidente responderam em inglês: “Obrigado, Luk… Mark!”, em um trocadilho com Luke Skywalker, personagem que Hamill encarnou nos filmes clássicos. “Uma Nova Esperança está chegando”, afirmou, em outra referência a um dos títulos da série.

De volta para o futuro

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que é preciso fazer uma transformação no país para recuperar empregos e  dar esperança para a juventude. “Essa molecada precisa ter esperança e acreditar que esse país vai ser construído por eles. Eles precisam de oportunidade”, disse Lula. O ex-presidente também afirmou ser uma pessoa de muita fé e acreditar num futuro melhor para o país. “Sou uma pessoa de muita fé, e acredito que o povo brasileiro vai dar um recado nesse país e vai reestabelecer a democracia. Vamos trabalhar para ter emprego, vagas nas creches. Vamos voltar a ser uma grande nação, admirada e respeitada pelo povo brasileiro”, afirmou.

Frentão forte

A frente com Lula presidente, conta com sete partidos formalizados na aliança. A ideia é consolidar uma ampla frente democrática em torno das candidaturas de Lula e Alckmin, mas o diferencial será o grau de participação da sociedade. O lançamento desta frente será neste sábado, 7, em São Paulo.

Eleições 2022

O União Brasil deverá lançar o presidente da sigla (DEM+PSL), Luciano Bivar para a presidência, com Sérgio Moro para vice. Chapa puro sangue, como se diz. Se isso realmente ocorrer vai afastar os demais partidos que não têm candidatos próprios, que contavam com uma terceira via mais competitiva. O MDB é um destes partidos que deverão, possivelmente, apoiar Lula ainda no primeiro turno. O PSD de Kassab, idem.

Comissão Yanomani

A Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou uma diligência a Boa Vista, capital de Roraima, para tratar sobre os assassinatos e outras violências que vêm ocorrendo na Terra Indígena Yanomami. Deverá ser constituída uma comitiva com a Câmara Federal e a viagem está marcada para 12 de maio. Os senadores e deputados querem observar como está a comunidade em meio ao garimpo ilegal na região.

Sucessão em RO

Em Rondônia, a sucessão começa a esquentar, com as definições de mais candidaturas ao governo. Com a candidatura à reeleição de Marcos Rocha (União Brasil) caindo por denúncias de caos na saúde e corrupção, os nomes de Anselmo de Jesus (PT), Léo Moraes (Podemos) e Marcos Rogério (PL), tendem a crescer.

Pinga Fogo

De olhos e ouvidos hoje no programa Pinga Fogo. Arno Voigt entrevista, a partir das 11 horas (12h horário de Brasília), Rádio Rolim FM, o pré-candidato ao governo de Rondônia, senador Marcos Rogério (PL), cuja candidatura será oficializada no próximo dia 14 de maio, em Ji-Paraná. Quem serão os pré-candidatos a vice-governador e ao Senado de Marcos Rogério? Falam que o vice seriam Maurão de Carvalho (PTB) ou César Cassol (PP), e ao Senado, Expedito Júnior (PSD), que ajudou a elegê-lo senador em 2018. A conferir.

Pré-candidatos à federal e à estadual

Os nomes mais fortes para deputado federal, são estes: Fátima Cleide (PT), Jesualdo Pires (PSB), Elias Rezende (União Brasil) foto à direita, Samuel Costa (PCdoB), Claudio Carvalho (PT), Gervano Vicente (PT), Mayara Kalb (Cidadania), Pimenta de Rondônia (PSOL), Alessandra Lunas (PT) e Almir Suruí (PDT). A novidade desta lista é que a pré-candidata Mayara Kalb (foto), mudou de postulação. Saiu de estadual para federal.

Já para deputado estadual, novos nomes surgem com força, Estênio Junior (PSDB), Fábio de São Miguel do Guaporé (PT), Prof. Lúcio de Cacoal (PT), que se somam a Adriano de Castro (Avante), Hermínio Coelho (PT), foto à direita, Sid Orleans (PT), Claudia de Jesus (PT), Bosco da Federal (PL), Everaldo Fogaça (Republicanos),  Fábio Sphera (Patriotas), Ieda Chaves (União Brasil), Dra. Taíssa Souza (PSC-GUAJARÁ), Vandeir Leite (PT), Professora Lílian (PT-Guajará), e Raí Ferreira (PSD).

Jesualdo Pires

O pré-candidato a deputado federal Jesualdo Pires (PSB-RO), concedeu entrevista que  ao Jornal da Mix com Jairo Pereira! Falou de tudo, sobretudo da sucessão estadual e de suas metas para a Câmara Federal. A entrevista na íntegra pode ser vista AQUI.

Elias Rezende

Esse é um dos poucos nomes do governo Marcos Rocha, mais fortes a disputar uma das cadeiras de deputado federal. Elias Rezente (União Brasil) tem percorrido todo o estado em busca de apoio e tem conseguido. A maioria dos prefeitos está com ele. Resultado de um bom trabalho frente ao DER-RO. Além de presença física nas ruas, o pré-candidato marca pontos também nas redes sociais com um estilo jovial.

Email da coluna: [email protected]