Coluna Zona Franca

0
451

Lacrou

O deputado federal Expedito Netto (PSD-RO) fez em dois minutos o que não fez em oito anos de mandato. Tornou-se o parlamentar mais ouvido do estado de Rondônia. O áudio dele com a maior lacração da história política de Rondônia foi ouvido por centenas de milhares de pessoas. Anitta que se cuide. No final desta coluna o link para quem ainda não ouviu o trabalho mais importante do deputado.

Bíblia e armas, em nome de Deus

Estamos vivendo um momento singular no Brasil. Ao mesmo tempo em que o presidente da República clama pro Deus ele incentiva o uso de armas por civis. É contra o aborto, mas, a favor de mortes por armas de fogo.  Em Rondônia não é diferente. Com uma bíblia nas mãos e outra segurando uma camisa do BOPE (caveira), o governador de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) usa e abusa de ser terrivelmente evangélico dentro do Palácio Rio Madeira, afrontando a CF que diz que o estado é laico. Servidores públicos católicos são constrangidos com os constantes cultos do governador que se diz cristão, mas apoia Bolsonaro, cujas ações não são nada cristãs.

Aristóteles

Um tirano precisa fingir a aparência de devoção excepcional à religião. Os cidadãos ficam menos preocupados quanto ao comportamento ilegal de um governante que eles consideram piedoso e temente a Deus.” Essa frase milenar é de Aristóteles, filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande.

 

O covil

A polícia se preocupa mais com pequenos marginais, ladrõezinhos, com a mãe que roubou comida pros filhos, assaltantezinhos, menores de 18 anos. Mas, eles podiam estar lá no Congresso Nacional, prendendo os maiores ladrões da história do Brasil. “Se gritar pega Centrão, não fica um meu irmão”, já disse um dia um bolsonarista que agora está caladinho no Palácio do Planalto.

Em nome de Jesus

Depois de uma reunião no gabinete de Durval Barbosa (ex-secretário do governador José Roberto Arruda-DF), onde embolsavam propina, Leonardo Prudente e Brunelli (ex-deputados distrital) convocam uma oração para agradecer a “bênção” recebida. Abraçados, os três ouvem a homilia proferida por Brunelli: “Pai eterno, eu te agradeci por estarmos aqui. Sabemos que somos falhos, somos imperfeitos, mas que o teu sangue nos purifique (…) Somos gratos pela vida do Durval ter sido instrumento de bênção para nossas vidas (…)”. Brunelli é filho do fundador de uma igreja evangélica que vendia lotes no céu. Foi Durval  quem gravou e jogou caca no ventilador.

Mais um  pré-candidato ao Senado

Além de Ramon Cujuí (PT), Mariana Carvalho (Republicanos), Jaime Bagattoli (PL) e Léo Fachin (Avante), a disputa pela única vaga de senador da República por Rondônia, ganha mais um candidato: o conselheiro aposentado do TCE-RO, Benedito Alves (foto), que vai concorrer pelo PDT de Acir Gurgacz. Amigo pessoal do ex-secretário do senador Confúcio Moura (MDB), Gurgacz o convidou para ser o nome do seu partido na corrida senatorial. Benedito Alves, que é um técnico com especialidades dentro das complexas questões ambientais, convidado inclusive para trabalhar no exterior, nesta área nevrálgica para os dias de hoje, aceitou a missão.

Sucessão estadual

O ex-governador e senador Confúcio Moura (MDB-RO) dá mais sinais de que poderá concorrer (de novo) ao governo de Rondônia do que o senador Marcos Rogério (PL-RO) cujos passos não indicam que vai. Quem está dando passos largos rumo ao Palácio Rio Madeira é Léo Moraes (Podemos). Já a Frente Democrática que reúne sete partidos de esquerda caminha para indicar um nome de consenso.

Renovar é preciso

Depois do áudio vazado de um deputado federal que expõe as “qualidades” dos representantes de Rondônia em Brasília, é mais do que urgente a necessidade de renovação da bancada federal no Congresso Nacional. Atualmente a bancada na Câmara dos Deputados é esta: Léo Moraes (PODE), Expedito Netto (PSD), Mariana Carvalho (Republicanos), Lúcio Mosquini (MDB), Jaqueline Cassol (PP), Silvia Cristina (PL), Dr. Mauro Nazif (PSB) e Coronel Chrisóstomo (PL). Desses, três não voltam de jeito nenhum. Mariana, Jaqueline e Léo Moraes vão disputar outros cargos. Dos cinco restantes é perigoso Expedito Netto retornar. Nazif vai ter que rebolar e Cristina não tem chances alguma. Ah, o Lúcio Mosquini e o Cris também não voltam.

Renovar é preciso 2

Os nomes mais fortes para deputado federal, são estes: Fátima Cleide (PT), Jesualdo Pires (PSB), Elias Rezende (União Brasil), Samuel Costa (PCdoB), Claudio Carvalho (PT), Dr. Fernando Máximo (União Brasil),  Pimenta de Rondônia (PSOL), Alessandra Lunas (PT) e Almir Suruí (PDT).

Renovar é preciso 3

Já para deputado estadual, eis a lista. Adriano de Castro (Avante), Hermínio Coelho (PT), Sid Orleans (PT), Bosco da Federal (PL), Everaldo Fogaça (Republicanos), Mayara Kalb (Cidadania) Ieda Chaves (União Brasil), Dra. Taíssa Souza (PSC-GUAJARÁ), Vandeir Leite (PT), Professora Lílian (PT-Guajará), Raí Ferreira (PSD), dentre outros. 

Do Twitter

Centrão: PL, PP e Republicanos , o câncer da sociedade brasileira. A cura: o povo tomar vergonha na cara e nunca mais votar em ninguém de tais partidos. Tem o União Brasil também, junção do PSL com o DEM. (Felipe do PT).

Áudio de Expedito Netto

Email da coluna: [email protected]