Coluna Zona Franca

0
200

Fogo & Fumaça

Diz um ditado que onde há fogo, há fumaça. Claro, fogo e fumaça são almas gêmeas, a sombra de um e de outro. A coluna ZF soltou uma notinha dias antes da bomba ser estourada: O PL estava sendo alvo de ataque por um grupo político de Rondônia. Não um grupo qualquer. O grupo formado pelo prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), deputada Mariana Carvalho (PSDB) e pelo governador Marcos Rocha (União Brasil). O motivo da intentona seria acomodar o governador no partido do presidente, já que Rocha está no União Brasil que se declarou adversário de Bolsonaro.

Fogo & Fumaça 2

Se der certo o “golpe”, o senador Marcos Rogério perderia o comando do partido e Mariana Carvalho, que tem o apoio do clã Bolsonaro, ia mandar e desmandar no partido, colocando o governador como candidato único do presidente em Rondônia. A briga é de cachorro grande.

Fogo & Fumaça 3

Mas, do alto de sua eloquência verbal, o deputado federal coronel Chrisóstomo, que recentemente deixou o PSL e assinou ficha no PL, disse: “alto lá, marujos. Aqui neste barco quem manda é o senador Marcos Rogério e eu”. O eloquente parlamentar disse que ninguém vai tomar o PL de assalto. Não é o que pensa o clã Bolsonaro que não vai com as fuças do deputado.

Fogo & Fumaça 4

O senador Marcos Rogério, por sua vez, gravou vídeo cheio de filosofias e mistérios. Ele diz que o silêncio é o senhor da razão e que quem fala demais dá bom dia a cavalo. Tudo isso porque a informação é de que a deputada federal Mariana Carvalho se filiou no PL com apoio do senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente Bolsonaro, com o objetivo de sair ao Senado e apoiar a reeleição do governador Marcos Rocha.

Fogo & Fumaça 5

Marcos Rogério que visivelmente não está com essa tranquilidade que tenta demonstrar,  diz que na semana que vem anuncia possivelmente a candidatura dele ao governo de Rondônia. O prazo para  mudança de partido termina amanhã. E não será surpresa se o governador Marcos Rocha durma no União Brasil e amanheça no PL que está sob o comando de Bolsonaro. E o presidente tem preferência pelo coronel. Nesse governo manda quem pode, obedece quem tem juízo.

Bosco no PL

No mesmo momento em que o barco do PL enfrenta uma tempestade, o ex-agente da Polícia Federal, Bosco Costa, agora chamado de Bosco da Transposição (ele é quem manda na comissão da transposição), assinou ficha no partido, abonado pelo coronel Chrisóstomo. Bosco é pré-candidato a deputado estadual.

Fogaça X Chaves

O vereador Everaldo Fogaça (Republicanos) disse que está havendo um suposto esquema de favorecimento ocorrendo na Prefeitura da capital para beneficiar a campanha eleitoral da primeira dama, Ieda Chaves (União Brasil). Segundo ele, o esquema está sendo executado abertamente, sem cerimônias, e ´na cara dura´, por um sobrinho da primeira dama, conhecido por Jonatan, que está cooptando jornalistas, líderes de bairros e de outros segmentos para assumirem cargos comissionados em troca de voto. De acordo com o vereador, ele vai levar a denúncia ao conhecimento da Justiça Eleitoral e pedir providências para que a situação não torne a disputa desigual para o lado de quem está com a máquina pública em mãos. “Não vou aceitar calado esse loteamento de cargos”, comentou.

Fátima e Zé Dirceu

A pré-candidata a deputada federal Fátima Cleide (PT-RO), que está em Brasília, se encontrou com o ex-ministro Zé Dirceu (PT), a quem convidou e virá à Rondônia em breve: “Uma pausa para atualizar a resenha com o Comandante Zé Dirceu.
Muita alegria por poder rever esse amigo e companheiro”. Fátima e ZD são amigos desde quando ela fora senadora da República e ele Chefe da Casa Civil no governo Lula.

 

Lula na UERJ

O que foi aquilo, hein? Lula fez um discurso épico no berço dos futuros formadores de opinião, a UERJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Um entidade de esquerda que enverga mas não quebra. Lula fez um dos melhores discursos dele, sendo um dos pontos altos o pedido pelo fim da guerra entre a Rússia e Ucrânia. Lula disse também que a bandeira do Brasil é de todos os  brasileiros e que o Exército não é para ficar puxando saco de Bolsonaro. Quem viu, assistiu à uma aula de política, de economia e de verdadeiro patriotismo. Lula é um monstro (no sentido figurado da palavra) em se tratando de conhecimento da política nacional e mundial.