Coluna do RK- Bastidores da política nacional e regional

0
1243


Por Roberto Kuppê (*)

 

                      Olavo X Orestes

Na coluna de ontem, dissemos que os outdoors espalhados no estado de Rondônia em 1990  com frase “Diga não ao traficante”, teria sido patrocinada por Osvaldo Piana, então candidato ao governo de Rondônia. Os outdoors tiveram a assinatura de Amizael Silva sim, mas fora espalhado pela campanha de Orestes Muniz (MDB) que também foi candidato (de Jerônimo Santana) na ocasião. O fac-símile abaixo é parte do livro “A ética da malandragem”, do jornalista Lúcio Vaz (Folha de S. Paulo). Na época Lúcio Vaz entrevistou Orestes Muniz, cuja campanha enfatizava que ia expulsar o “traficante” de Rondônia se eleito fosse. Olavo foi assassinado em outubro de 1990 como se traficante fosse. Nunca foi. Fake news já existia nos idos de 90. Antigamente se usava outdoors. Hoje, redes sociais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                              Marielle & Olavo Pires

O caso Marielle França, vereadora assassinada com requinte de máfia há três meses no Rio, é parecido com o caso Olavo Pires. O Estado protegendo os bandidos que a mataram. No caso do Olavo, há indícios de que o Estado também facilitou a vida dos assassinos e mandantes. Passados quase 30 anos, o crime prescreveu. O crime perfeito! Nem o Senado se interessou em investigar a morte de um senador da República!

                                       Confúcio na rede

O candidato ao Senado Federal, Confúcio Moura (MDB), estreou ontem nas redes sociais o #ConfúcioNarede, live de entrevistas ao vivo com gente da comunidade. CM, como sempre, encanta com seus palavreados cheios de causos políticos. Conhecimento geral é com ele. É um expert em falar sobre política. O programa vai ao ar todas as segunda-feiras, às 20 horas. Pelo Facebook e Instagram, claro.

Maurão & Wagner

A dupla já está mexendo com os números das pesquisas. O candidato ao governo de Rondônia, Maurão de Carvalho (MDB), fez uma ótima escolha do candidato a vice-governador. O nome de Wagner Garcia (MDB) vem sendo bem aceito no eleitorado emedebista em todo o Estado.

Expedito & Maurício

Outra dupla que está mexendo com todo o eleitorado, é Expedito Júnior (PSDB) e Maurício Carvalho (PSDB), que inspira confiança e juventude. Expedito domina o interior e Maurício a capital. Juntou o útil com o agradável. Se eleito, Maurício será um dos mais novos vice-governadores do País. E o governador mais novo, se assumir o cargo eventualmente.

De olho em Vinícius Miguel

Articulistas políticos estão avisando aos demais candidatos: fiquem de olhos abertos com o candidato ao governo, Vinícius Miguel(Rede). O jovem e promissor político está crescendo nas pesquisas de forma impressionante. Ao lado do vice Jaime Kalb (PPS), Vinícius Miguel está percorrendo todo o Estado.

 

 

Jesualdo Pires fala sobre geração de emprego em Jipa

Ji-Paraná nos últimos seis seis anos foi o município que mais cresceu no estado de Rondônia. Está entre as 50 cidades brasileiras que mais geraram empregos com carteira assinada. Gestão de qualidade reflete no desenvolvimento da cidade, do estado, do país.

GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA

GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDAJi-Paraná nos últimos 6 seis anos foi o município que mais cresceu no estado de Rondônia. Está entre as 50 cidades brasileiras que mais geraram empregos com carteira assinada. Gestão de qualidade reflete no desenvolvimento da cidade, do estado, do país.Fizemos isso em Jí-Paraná…Você precisa conhecer JESUALDO PIRES#JesualdoPires #JesualdoRondônia #Rondônia #Renovação #Gestão

Publicado por Jesualdo Pires em Segunda, 13 de agosto de 2018

 

                            Circulando nas redes sociais

Não é fake news. Esses senhores e senhoras votaram contra os direitos dos trabalhadores. Votaram pela permanência de Michel Temer na presidência. Milhões de desempregados no governo Temer. Tudo culpa de nossa bancada federal que apoiou medidas duras e anti-populares. Apenas Expedito Netto (PSD) votou contra. O filho de Expedito Júnior é a revelação da Câmara Federal.

Ciro Gomes acertou!

E não é que o candidato à presidência pelo PDT, Ciro Gomes, acertou? Ajudar o brasileiro a limpar o nome é melhor do que perdoar dívidas e multas de banqueiros, empresários e de empresas. Só do Itau foram perdoados R$ 25 bilhões. E Ciro não está falando de perdão e sim de pagamento de dívidas da população com descontos.

A direita é soda!

Querem por que querem criminalizar os movimentos e protestos pró-Lula. Amanhã, quarta-feira, acontece uma mega manifestação em Brasília pelo registro da candidatura de Lula. Milhares de pessoas estão indo para a Capital Federal protestar contra a perseguição à Lula. Pronto! Foi o suficiente para a direita raivosa se manifestar:

Pimenta: quadrilha de toga

O líder do PT na Câmara, deputado Paulo Lula Pimenta (RS), anunciou nesta segunda-feira (13) que a bancada petista vai entrar com uma série representações contra o juiz Sergio Moro; a procuradora-geral da República, Raquel Dodge; o presidente do TRF-4, Thompson Flores; e o desembargador Gebran Neto, “que se associaram de maneira ilegal, formando uma quadrilha de toga para impedir que a lei fosse cumprida e o ex-presidente Lula fosse colocado em liberdade no dia 8 de julho”. Assista ao pronunciamento:

https://www.facebook.com/ptnacamara/videos/960727054090977/

 

Quem manda é a Executiva Nacional

 

Fátima Cleide com Pimenta de Rondônia (PSOL) e Paulo Benito

E saiu novidades do PT de Rondônia, quentinha pra Coluna do RK: “Companheiras e companheiros do PT: Comunicamos que na tarde desta segunda-feira, 13, a Direção Nacional/PT protocolou no TRE/RO ofício da Presidenta Gleisi Hofmann, que encaminha ata da Comissão Executiva Nacional determinando aliança em Rondônia com o PSol e PCdoB. Essa decisão substitui a ata anterior registrada no referido Tribunal Regional Eleitoral. Desta forma, garante ao PT/RO vaga ao Senado e palanque para Lula bem assegura todas as candidaturas petistas nas eleições de 2018 ( Vice-Governador, Senadora, Deputados Federais e Estaduais). Reafirmamos nossa disposição de construir a unidade partidária, razão pela qual intervimos junto à CEN/PT para que fosse estabelecido um acordo entre as partes discordantes no Estado, tendo aguardado até o último momento possível. Por fim, conclamamos todas e todos a virem somar esforços conosco na luta pela defesa, liberdade e campanha de Lula.  Essa tarefa é de todas e rodos nós.

Fátima Cleide Lula da Silva
Pré Candidata ao Senado da República

                             Tonto não manda mais que o Zorro

Tonto tentou mandar mais do que o Zorro e seu deu mal. Nas HQ, é o Zorro quem manda no pedaço. Tonto é o coadjuvante. E ponto final.

 

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

 

Facebook Comments