Coluna do RK- Bastidores da política nacional e regional

0
1202


Por Roberto Kuppê (*)

 

Coluna diária

Devido às proximidades das eleições e do crescimento da demanda de notícias, a Coluna do RK passa a ser diária. Informações, sugestões e críticas para [email protected]

Tucanos voando alto

O PSDB realiza sua convenção no próximo sábado, na sede a FIMCA, em Porto Velho. O evento, segundo zum zum zum, será grandioso e marcará a ascensão do ex-senador Expedito Júnior ao Palácio Rio Madeira. Segundo pesquisas, ele estaria no segundo turno se as eleições fossem hoje. Veja vídeo abaixo do chamamento para a convenção do PSDB.

Errata

Erramos. Na coluna de ontem, dissemos que o ex-governador Confúcio Moura (MDB) ganhou o direito de disputar ao Senado no grito. Muito pelo contrário. Quem queria ganhar no grito foi o senador Valdir Raupp. Pedimos desculpas pelos transtornos causados com a má informação. I’m sorry.

Todo cuidado é pouco

Não pensem que a vida do ex-governador Confúcio Moura está tranquila após passar pela convenção do MDB. Ele tem que andar pelas sombras e cercado de segurança pois a turma não é brinquedo não.

Jesualdo senador

O PSB lançou ontem, o ex-prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires, candidato a Senador da República e, como primeiro suplente, delegado Júlio Rios.  A convenção dos socialistas realizada em conjunto com o PDT, definiu apoio a Acir Gurgacz ao Governo do Estado. A frente partidária une, além do PDT e PSB, o PP, PR, Solidariedade e PTB. Até o dia 5 de agosto, prazo final para as convenções partidárias, deverá receber a adesão de outros partidos.

Globo Fake

A Rede Globo lançou uma campanha para combater fake news. Logo ela que espalhou várias notícias falsas, como atribuir a propriedade do triplex a Lula. Logo ela que ajudou a implementar o impeachment divulgando notícias falsas e induzindo o povo a ficar contra Dilma. Logo ela que não deu uma linha sobre notícias verdadeiras como as denúncias contra Moro formuladas pelo ex-advogado da Odebrecht, Tacla Duran. Logo ela que não de uma linha sobre o Festival Lula Livre ocorrido sábado nos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro.

Lula Livre

O ex-presidente Lula só está preso porque continua em primeiro lugar em todas as pesquisas. É o golpe em cima de outro golpe. Que regime prenderia um líder nas pesquisas para que ele não dispute as eleições. Democracia? Não! Ditadura sim. Vivemos sob uma ditadura disfarçada de democracia.

Rede faz convenção dia 3

A Rede Sustentabilidade de Rondônia realiza sua convenção no próximo dia 3 de agosto. O nome de Vinícius Miguel deverá ser homologado. A rede terá candidatos em todos os níveis. Para o Senado, Aluízio Vida; para deputado federal, Almir Suruí, Olakson Pedrosa; para estadual, Tiago Lins de Lima.

MDB mulher lança transexual

 

Enquanto as mulheres de verdade se esquivam ou são desestimuldas a participar da política, a transexual Loren Alexsandre, 58, conhecida como “Loren Rainha do Buá”, presidente do Movimento de Gays, travestis e transformistas (MGTT), é pré-candidata a deputada estadual pelo Rio de Janeiro, representando a sigla MDB Mulher. Loren Rainha do Buá é responsável há 18 anos pela organização da Parada LGBTI de Madureira, na Zona Norte do Rio, que neste ano levou como tema: “Vote certo para não chorar. Queremos renovação já”.

Mulher notável

A blogueira e ativista social, Luciana Oliveira, é oficialmente candidata a deputada estadual pelo PSB. Ontem ela deu um show de simpatina durante a convenção do PDT-PSB. A preocupação dela, porém, é com o quociente eleitoral. Terá que fazer mais de 10 mil votos para se eleger. Vai conseguir. Mulher, vota em mulher. Falando em mulher, pouquíssimas candidatas nestas eleições em Rondônia. A lei eleitoral obriga a pelo menos 30% do sexo feminino na disputa.

Morte de jornalistas

Rondônia não é terra boa para jornalistas, radialistas e ativistas viveram com segurança. Vários foram assassinados. A maioria dos profissionais foram assassinados por políticos. Por exemplo, hoje, a polícia prendeu vereadores e secretários e suspeitos de mandar matar radialista Hamilton Alves. A Policia Civil de Rondônia, através da Delegacias de Homicídios de Ji-Paraná e de Jaru, com o apoio do Ministério Público, deflagraram nesta segunda-feira (30) a Operação “Abrindo o Jogo”, e neste momento estão sendo cumpridos 10 mandados de prisão e 15 mandados de busca. Dentre os presos há vereadores, secretária de Educação e empresários do município de Governador Jorge Teixeira e Jaru. O crime está relacionado a tentativa de homicídio do radialista Hamilton, ocorrido dia 20 de abril de 2018, além de corrupção, associação criminosa, peculato, fraude a licitação, envolvendo o transporte escolar. Hamilton Alves sofre uma emboscada no dia 20 de março praticada por dois homens em uma motocicleta, e ser atingido por vários tiros. Hamilton Alves apresenta o programa Abrindo o Jogo pela Rádio Nova Jaru FM (94,1) foi socorrido ao HM de Jaru, recebeu os primeiros socorros, foi entubado momentaneamente, e foi necessária a transfusão de três bolsas de sangue antes de ele ser removido para a Capital do Estado, ao Hospital João Paulo II. Fonte: Correio Central.

 

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

 

 

 

 

Facebook Comments