Coluna do RK-Bastidores da Política Nacional e Regional

0
325

Por Roberto Kuppê (*)

A baixaria já começou

Foto ilustrativa

Gente! Pra quê isso? Assuntos familiares, opção sexual, briga de marido e mulher não devem ir para a campanha eleitoral. Está rolando nas redes sociais uma situação da vida particular de um candidato a prefeito de Porto Velho. Não vamos citar o nome e nem divulgar a imagem, mas esse candidato teria espancado a própria esposa. A coluna não advoga para candidato nenhum. Somos fiscais do povo. A campanha tem que ir avante, sem ofensas. Sejamos mais patriotas.

Contra trabalho infantil

Este colunista é peremptoriamente contra bater em crianças, sejam quais forem os motivos. Criança está em fase de aprendizado e errar não é humano? A coluna também é contra o trabalho infantil. Por vários motivos, além de prejudicar nos estudos (ou trabalha, ou estuda). O trabalho infantil expõe crianças aos perigos das ruas, onde se aprende mais facilmente a usar drogas, roubar, etc. “Ah, mas eu trabalhei e nada me aconteceu”. Parabéns, mas não é isso o que acontece com a maioria das crianças.

Terrorismo no campo

Não adiantaram os apelos. No último sábado, 10, o Estado de Rondônia, cerca de 300 policiais da Polícia Militar, Força Nacional, Força Tática  e outros aparatos de repressão efetuaram despejo ilegal e criminoso de 600 famílias organizadas pela Liga dos Camponeses Pobres no Acampamento Tiago dos Santos. O acampamento está localizado nas fazendas NorBrasil e Arco-Iris, em União Bandeirantes, Porto Velho/RO, faz parte de um grande latifúndio de mais de 57 mil hectares, cujo suposto proprietário seria a empresa Leme Empreendimentos Ltda, de propriedade de Antônio Martins (Galo Velho).

Sem terras estão com medo de serem vítimas de mais uma chacina

Terrorismo no campo 2

Numa ação covarde e desproporcional, as famílias, inclusive centenas de crianças, foram atacadas com bombas de gás lacrimogêneo, sprays de pimenta, etc. Uma verdadeira operação de guerra foi montada invadindo o acampamento e se utilizando inclusive de helicópteros. A operação se iniciou às 9 horas da manhã. Os camponeses denunciaram que foram ameaçados, torturados psicologicamente com ameaças de morte. Colocaram homens e mulheres sentadas na parte central do acampamento e ameaçaram que se não entregassem as lideranças iriam morrer. Revistaram todos os barracos, tomaram dinheiro, documentos, ferramentas de trabalho, celulares, etc. Ao meio dia chegou três oficiais de justiça. Pediram para fazer uma fila e disseram que podiam pegar apenas um pequeno volume de seus pertences que desse para levar nas mãos. Mostrando um vídeo do Bolsonaro a polícia dizia que “o presidente autorizou matar todos os sem terra”. O covarde despejo ocorreu pela manhã do dia 10 de outubro, em pleno sábado.  A liminar foi concedida na sexta-feira às 17h45m, dia 09 de outubro, no fim do expediente, para cumprimento no final de semana. Isto impossibilitou qualquer chance de defesa por parte dos camponeses. Mais informações aqui.

PT de Nova Mamoré

O PT de Nova Mamoré está passando por uma transformação, uma metamorfose. André do Sindicato (PT) fez aliança com Marcélio Brasileiro, (DEM / PODE / PT / PP / PSD / PSB / PSDB), para a prefeitura. Acontece que o DEM é um dos partidos que votou maciçamente pelo impeachment de Dilma e hoje está no governo Bolsonaro.

Desgoverno

Tentar defender o atual governo não está sendo nada fácil. Estamos chegando em um ponto que tal insensatez revela um grave indício de perturbação cognitiva… ou emotiva… ou intestinal!!! Os números frios e cruéis, normalmente, são ótimos professores e devem ser ouvidos!! Em 02 de janeiro de 2019, primeiro dia útil de Bolsonaro no Governo, 1 dólar valia R$3,858…22 meses depois… em 01 de Outubro de 2020, 1 dólar vale R$5,654. Só para não esquecer, no governo do “Barbudo”, com erros e acertos, nossa moeda valorizou 108,16%!!!! Nosso PIB chegou a ultrapassar o da Inglaterra!!!…🤔 bons tempos!).

Desgoverno 2

Além da economia indo pro abismo (na verdade, já está), o atual governo não cumpriu uma das principais promessas de campanha: o fim da corrupção. O que houve, na verdade, foi o aumento da corrupção. Nunca o Brasil esteve tão mal falado no mundo devido a corrupção. Na cara de pau, o presidente disse que acabou com a Lava Jato. Mas, lembram que durante a campanha ele disse que quem ia acabar era o Haddad? Pois é. Ele disse que acabou com a Lava Jato porque não existe mais corrupção Brasil.

Carluxo e Rogéria Bolsonaro

Enquanto no isso, no Rio, Rogéria e Carluxo Bolsonaro, mãe e filho, disputam o cargo de vereador, pelo mesmo partido, o Republicanos, apostando na burrice do eleitor carioca. Pior que serão eleitos. Uma pena.

Dr. Welison

E por falar em Nova Mamoré, no último final de semana, de feriado, o candidato a prefeito Dr. Welison, mostrou força e que poderá suceder o colega do PDT, Professor Claudionor. Na cidade não se fala de outra coisa. Advogado bem sucedido na região, Dr. Welison tem ganhado apoio de todos os segmentos da sociedade. Foto de Herbert Lins.

Eleições 2020

A coluna vai fazer um resuminho da campanha eleitoral em Porto Velho. 14 candidatos disputam a cadeira de Hildon Chaves (PSDB) que pretende permanecer mais quatro anos. Os candidatos com mais robustez, além de HC, são: Vinícius Miguel (Cidadania), Ramon Cujuí (PT), Pimenta de Rondônia (PSOL), Breno Mendes (Avante), Samuel Costa (PCdoB), coronel Ronaldo Flores (SDD), Williames Pimentel (MDB) e Cristiane Lopes (PT). Não é possível dizer ainda quem vai disputar o segundo turno. Que haverá segundo turno, haverá. A coluna observa muito o programa de governo dos candidatos. O do PT (Ramon), como não poderia ser diferente, prioriza o social (redução das desigualdades, mais educação e saúde para todos).

Dia do Professor

Amanhã, 15, é Dia do Professor. A coluna homenageia uma professora de Guajará-Mirim. Trata-se da candidata a prefeita, Profa. Lílian (PT). Mulher maravilhosa, excelente profissional e capacitada para o cargo. Humilde, simples, mas bastante vigorosa. Profa. Lilian tem tudo para melhorar a educação de Guajará-Mirim.

Nomes de candidatos vereador Porto Velho

A coluna informa o nome de alguns bons candidatos a vereadores de Porto Velho: Dabson Bueno (MDB), Barbosinha (PL), Joelson (PCdoB), Sid Orleans (Cidadania), Tiago Lins (Cidadania), Cris Cézar (PSD), Bosco da Federal (PTB), Anísio Gorayeb (PSB), Arnaldo Buiú (PSD), Arimar Sá (Republicanos), Antônio Sávio (PDT), Cliver Heron (PV), Daiana Huff (MDB), Dr. Samir Coimbra (Avante), Luciana Oliveira (PT), Hérika Fontenele (PL), Fernando do Sintero (PT), Francimar Simão (PT), Geraldo Lima (PT), Giovana Barros (PT), Itamar (PT), Itamar Gurgel (DEM), José Ironildo (PT), Moisés Ribeiro (PT), Professor Garivaldo (PT), Raimundo Nonato da CUT (PT), Ricca San (PT), Renata Evans (Cidadania), Silvia Sadeck Soares (Republicanos), William Homem do Tempo (Podemos), Rosa Negra (PT), Paula Vlasak (PT), Chicão Santos (PSB), Chiquinho do Sintax (Avante),  e Chiquinho do PT (PT).

 

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político