Coluna do RK- Bastidores da Política Nacional e Regional

0
740
RK com 13 anos

Por Roberto Kuppê (*)

Palmadinha dói

Muitas crianças apanham dos pais sem saber porque. Não entendem. Estão em processo de aprendizagem. Muitos pais não ensinam, porque também não sabem ensinar. E a criança que erra ao tentar aprender, é espancada por pais que não sabem ensinar. Quem defende bater em filhos foram vítimas de seus pais. Feliz Dia das Crianças. Pelo menos hoje, não espanquem as crianças.

Ramon cresce

Enquanto alguns candidatos disputam o UFC, Ramon Cujuí (PT) se apresenta aos eleitores com propostas que estão agradando a vários setores da sociedade, principalmente aos mais humildes. RC é uma das surpresas que prometem acontecer. Com Lula sendo inocentado e seus algozes (Sérgio Moro), fugindo do País, a verdade está sendo restabelecida. A população não pode mais ser enganadas por lobos em peles de cordeiro.

Samuel Costa, deferido

O candidato Samuel Costa (PCdoB) é o único com registro deferido até agora. O restante aguarda julgamento do TRE. Samuel foi um dos primeiros a se lançar, a fazer convenção e a ser aprovado. O jovem é obstinado para ser prefeito de Porto Velho.

Guajará-Mirim e outros

Na Pérola do Mamoré, apenas dois candidatos a prefeito ainda não foram deferidos pela justiça eleitoral, Caçador do PSL e Naife do PL. Em Ji-Paraná nenhum candidato teve candidatura deferida ainda. Alta Floresta está com 100% dos candidatos deferidos. Em Cacoal apenas Professor Alex, do DC, ainda não foi aprovado. Mas a presidiária Glaucione (MDB) foi. Está apta a concorrer à reeleição.

Nova Mamoré

Foto Diário da Amazônia

O município de Nova Mamoré, que tem hoje um dos melhores prefeitos, o Professor Claudionor (PDT), poderá eleger outro melhor, com mais propostas e projeto. Trata-se de Dr. Welison (PDT), que é favorito nas pesquisas, mas vem sofrendo ataques pessoais porque é declaradamente gay. Pseudos defensores da moral e dos bons costumes, como aqueles que batem esposas ou mandam matar o próprio marido como Flor de Lis, criticam a opção sexual do candidato. Em primeiro lugar, Dr. Welison não é candidato a “Pai do Ano”, mas a prefeito que requer competência, ética e capacidade. Isso ele tem de sobra.

Pastor Aronildo e Herbert defendem Dr. Welison

O pastor evangélico Aronilton (Republicanos), candidato a vereador por Nova Mamoré, defende a candidatura de Dr. Welison e rebate as críticas em vídeo (veja abaixo). O articulista e cientista político, assessor parlamentar Herbert Lins também saiu em defesa de Dr. Welison, contando toda a história do jovem advogado que venceu as adversidades.  Ouçam o áudio:

 

VÍDEO:

 

Candidatos a vereadores PVH

A coluna informa o nome de alguns bons candidatos a vereadores de Porto Velho: Dabson Bueno (MDB), Barbosinha (PL), Joelson (PCdoB), Sid Orleans (Cidadania), Tiago Lins (Cidadania), Cris Cézar (PSD), Bosco da Federal (PTB), Anísio Gorayeb (PSB), Arnaldo Buiú (PSD), Arimar Sá (Republicanos), Antônio Sávio (PDT), Cliver Heron (PV), Daiana Huff (MDB), Dr. Samir Coimbra (Avante), Luciana Oliveira (PT), Fernando do Sintero (PT), Francimar Simão (PT), Geraldo Lima (PT), Giovana Barros (PT), Itamar (PT), Itamar Gurgel (DEM), José Ironildo (PT), Moisés Ribeiro (PT), Professor Garivaldo (PT), Raimundo Nonato da CUT (PT), Ricca San (PT), Renata Evans (Cidadania), Silvia Sadeck Soares (Republicanos), William Homem do Tempo (Podemos), Rosa Negra (PT), Paula Vlasak (PT), Chicão Santos (PSB), Chiquinho do Sintax (Avante),  e Chiquinho do PT (PT).

 

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político