Coluna do RK-Bastidores da Política Nacional e Regional

0
638

Por Roberto Kuppê (*)

Milícias de grileiros

Até candidatos a prefeitos de Porto Velho embarcaram na criminalização do MST, aludindo que integrantes deste movimento social estariam envolvidos nas mortes de PMs no último final de semana. Primeiramente o MST não tem atividades na região. Segundo, o primeiro PM (da reserva) assassinado estava pescando na área de numa fazenda, com amigos e familiares, que disseram que conheciam o proprietário. Que os assassinos fizeram revista neles antes de matar o policial. A Policia disse que possivelmente se trataria de milícias armadas de grileiros de terras. Quem afirmou ser MST agiu criminosa e maldosamente, que poderia resultar numa chacina de inocentes. MST são festejados no Brasil inteiro por produzirem produtos orgânicos e vendidos a preços menores dos praticados no mercado, como o arroz. MST atua em terras improdutivas e não em propriedades particulares em pleno funcionamento.

Armas para fazendeiros

O governo federal armou os fazendeiros que agora podem defender suas terras (muitas das vezes griladas e regularizadas). Terras em Rondônia foram invadidas no passado. Mataram índios e antigos proprietários. Grandes latifundiários do sul do Páis, como Datena e duplas sertanejas famosas, possuem terras em Rondônia.

Marcos Rogério

Só para refrescar a memória: Uma proposta do senador Marcos Rogério (DEM-RO) que altera o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826, de 2003) foi aprovada em regime de urgência na noite desta quinta-feira (26.06.2019) no Senado. O PL (3.715/2019) autoriza o porte de arma em fazenda, autorizando a posse e o porte de arma de fogo em toda a extensão de proprietários rurais. Aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado no final da tarde, o projeto foi rapidamente enviado ao plenário. De última hora, o plenário também aceitou votar o projeto de Lei 224/2017, do então senador Wilder Moraes (PP-GO) e atualmente encampado pelo senador Sérgio Petecão (PSD/AC), que altera o Estatuto do Desarmamento para permitir que residentes em áreas rurais, maiores de 21 anos, adquiram arma de fogo de uso permitido quando preenchidos determinados requisitos.

Marcos Rogério 2

Marcos Rogério

Segundo Marcos Rogério, o projeto de sua autoria “corrige um equívoco” da legislação anterior, que autoriza o porte de arma para proprietários apenas no escritório da fazenda ou na residência do trabalhador rural. Relator do tema na CCJ, Alessandro Vieira (Cidadania-SE) destacou a proposição como “conveniente e necessária” pelo fato de moradores rurais muitas vezes morarem em áreas remotas sem a proximidade de forças policiais. Fonte: Gazeta do Povo.

Fácil culpar a esquerda, né?

Eles aprovam armas para jagunços que matam, e depois culpam a esquerda (MST). É sempre assim.

Micheque na área

Bolsonaro mentiu, mais uma vez, quando disse que ministério da Saúde não precisava de testes e resolveu desviar dinheiro para Michelle e Damares. Quando foi que tivemos testes suficientes no Brasil? Nunca! Brasil é um dos países que menos realizou testes de Covid no mundo. Os 7,5 milhões de reais foram destinados a associações ligadas a igrejas evangélicas. Ou seja, foram desviados.

Final feliz

ImagemFinal feliz para o garoto de 9 anos que tentou comprar uma casa pra mãe com parcelas de 50 reais. Uma vaquinha arrecadou mais de 150 mil para a compra da casa própria. Precisamos de boas notícias, afinal.

 Ramon nas redes

O candidato a prefeito de Porto Velho, Ramon Cujuí (PT), está agora a mil por hora nas nas redes sociais: Grupo Whatsapp: bit.ly/ramoncujuiapoiadores Facebook: https://www.facebook.com/ramoncujuiroInstagram: https://www.instagram.com/ramoncujui/

Twitter: https://twitter.com/Ramon_Cujui

Canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCf8aovoLfENkygYVceu2zpg

E não podia faltar o TIK TOK né:

Dono de uma simpatia e de uma cultura fenomenal, Ramon será o melhor prefeito que esta cidade já teve, se eleito for em 15 de novembro. Uma das prioridades de Ramon prefeito será com o meio ambiente. Tem no programa de governo dele um projeto para arborizar toda Porto Velho, para assim, amenizar o calor infernal que faz na cidade. Espero que seja com árvores frutíferas.

Doações para Ramon

O Ramon precisa da sua contribuição para construir uma Porto Velho pra Gente!
Faça sua doação para a campanha RAMON CUJUI Prefeito.

_Caixa Econômica Federal _
Agência: 0830
Conta Corrente: 00000098
Envie o comprovante e o endereço de entrega do Recibo, via WhatsApp para o nº (69) 9.8111-5038

Enquanto isso, “gente de bem”

Deus acima de tudo e Brasil acima de todos. Esse é o slogan de “gente de bem como esse bolsonarista abaixo:

 

 

Adesivaço da Hérika Fontenele

A candidata a vereadora por Porto Velho, Hérika Fontelene (PL), está promovendo um adesivaço na cidade com muita aceitação. Ela é do setor de assistência social, tendo inclusive sido secretária de Ação Social no governo Confúcio Moura (MDB). Falando em Hérika, saiu uma prévia e ela está bem posicionada.

 

Campanha limpa em Nova Mamoré

Dr. Welison, candidato a prefeito de Nova Mamoré elo PDT, foi covardemente atacado no início da campanha, mas sabe que partiu de pessoas desesperadas que querem chegar ao poder ao qualquer custo, mesmo com o sofrimento alheio. “Jamais mudarei a verdade do que sou e do meu propósito para chegar a algum lugar com base em mentiras, engodo e falsidades. Aceitei esse desafio para viver a verdade e mostrar a vocês que competência, honestidade, lealdade e integridade são atributos que definem o meu caráter”, escreveu o candidato em post no Facebook. Ele defende uma campanha limpa e sem ataques pessoais.

 

Guajará On line

A pacata e querida Guajará-Mirim está fervendo nestas eleições. Bons (boas) candidatos (as) a prefeito (a) e a vereadores e vereadoras estão movimentando a cidade. Com destaque para as mulheres Profa Lílian (PT), Taíssa (PV) e Raíssa (MDB). Dentre os candidatos a vereador, destaco o primo João Guinho (PV). Ah, o grupo de Whatsapp Guajará On Line deixa você por dentro de todas as fofocas política da Pérola do Mamoré.

Nomes vereadores PVH

Nomes que despontam para vereador em Porto Velho: Dabson Bueno (MDB), Garivaldo Russo (PT), Professor Joelson (PCdoB), Hérika Fontenele (PL), Tiago Lins (Cidadania), Sid Orleans (Cidadania), Luciana Oliveira (PT), Fatinha (PT), Rosa Negra (PT), Giovanna Barros (PT), Arimar Sá (Republicanos), José Arruda (Pros), Anísio Gorayeb (PSB), dentre outros menos cotados.

 

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político