Coluna do RK- Bastidores da política nacional e regional

0
1900

Por Roberto Kuppê (*)

O judiciário está contra Lula

Joesley Batista (JBS)  disse que mandou uma mala com R$ 500 mil reais  ao Ciro Nogueira, presidente do PP, Partido Progressista. O pai da juíza de Curitiba, que negou a entrada do médico de Lula, era um médico cardiologista, (já falecido )filiado ao PP. Com tantos envolvidos, o PP poderia mudar o nome para Partido Podre. A dita juíza barrou a entrada a mais de 30 pessoas, dentre elas, a ex-presidenta Dilma, prêmio Nobel da Paz, Adolfo Esquível e outros. É pública e notória a perseguição midiática e judiciária ao ex-presidente Lula.

Bolsonaro está chegando

E Executiva Estadual do PSL está preparando festa gigante para recepcionar o pré-candidato à presidência, Jair Bolsonaro em Rondônia. Data e local não foram revelados, mas o secretário geral, o jornalista José Armando Bueno, afirma que a vinda de Bolsonaro fará um corte profundo na campanha eleitoral de Rondônia. O PSL vem com chapa puro-sangue, com pré-candidatos a governador, senador e com nomes fortes para a Câmara Federal e Assembleia, numa estratégia oposta às campanhas tradicionais e suas formações oligárquicas. Bueno afirma que sete partidos buscaram o PSL para coligar, sem sucesso, e já entenderam que o que vem pela frente vai mudar totalmente o quadro político de Rondônia. Bolsonaro tem votos em praticamente todas as camadas sociais, independente das preferências partidárias, e isto vai carregar de forma intensa o voto de legenda, que fará enorme diferença para colocar os pré-candidatos do PSL à frente nas disputas.

Apoiadores de campanhas estão míopes

E economista norte-americano Theodore Levitt cunhou a expressão “miopia de marketing”, para designar o comportamento de empresas que colocam foco no seu produto e não no mercado. Isto cai como uma luva para os apoiadores de campanhas eleitorais, sempre interessados em garantir seus negócios em governos. Estão míopes, olhando seus contratos (seus produtos) acreditando que o governo (o mercado) é imutável. Só que o cachimbo faz a boca torta e não perceberam que o processo eleitoral mudou. Estão todos tranquilos em berço esplêndido, aguardando as convenções no final de julho, início de agosto, acreditando que o processo eleitoral só estará definido depois delas, e só assim começar “a conversa”. A verdade é uma só: até 14 de agosto, quando termina a pré-campanha, coligação, partido ou candidato que não tenha feito a lição de casa até essa data, pode botar o pijama e ir dormir. Com o corte de 50% no tempo da propaganda no rádio e TV, o fim das inserções gratuitas e a redução da campanha para 35 dias, a pré-campanha tornou-se, de fato, a campanha. E os apoiadores, que estão esperando agosto, terão enorme desgosto, porque vão perder seus tradicionais espaços.

Capixaba

O deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO) vai pendurar as chuteiras. Não será candidato à reeleição, ainda que pudesse, pois está inelegível. A condenação que sofreu abalou sua estrutura moral, religiosa e física. Queria lançar a esposa, mas o grupo dele descartou. Abre-se um flanco. As igrejas Missão e Madureira, dois dos maiores blocos evangélicos de Rondônia, estão definindo seus apoios. E devem caminhar com novos pré-candidatos. Estão afinados com o clamor da renovação. A morte do deputado Agnaldo Muniz, o impedimento do Capixaba e as brincadeiras do Garçon já encheram o copo. Nem Maurão deve ter o apoio que sempre teve. De fato a situação é periclitante no meio evangélico.

Bancada evangélica

Falando políticos evangélicos, vocês já viram algum parlamentar se posicionar a favor dos trabalhadores, de professores, dos índios, dos sem terra, etc? Estão sempre contra o povo. Votaram em peso a favor do impeachment de Dilma. Votaram a favor da reforma trabalhista que não disse a que veio, gerou mais desemprego. Votaram a favor de Michel Temer. Não dá pra acreditar que este povo é cristão.

Caetano X Feliciano

E falando no demônio, em manifestação enviada ao Supremo Tribunal Federal, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, defendeu recebimento de queixa-crime de Caetano Veloso contra o deputado Marco Feliciano (PODE-SP) pelos crimes difamação e injúria. (leia a íntegra do parecer) O caso envolve a afirmação do deputado chamando o cantor de “pedófilo”. Em publicações na internet, Feliciano teria afirmado questionado o motivo de  o Ministério Público Federal (MPF) não pedir a prisão do cantor, já que “estupro é crime imprescritível”, e que em inúmeros sites é possível “encontrar ele dizendo que tirou a virgindade de uma menina de 13 anos” na festa de 40 anos dele. Segundo a chefe do MP, as manifestações do parlamentar extrapolam o exercício do mandato. “As manifestações do querelado [Feliciano] dirigidas especialmente ao querelante [Caetano] diferem desta situação, pois o atingiram em sua esfera privada, de forma pejorativa e aviltante largamente considerados, para o campo das ofensas pessoais, desconectadas da questão de fundo que ensejou tais manifestações ofensivas à honra do querelante.” “As referências feitas pelo querelado à relação pessoal entre Caetano Veloso e Paula Lavigne caracterizam a imputação de um fato ofensivo à reputação do querelante, configurando o delito de difamação. Com efeito, são capazes de causar sentimento de reprovação social, atingindo-o em sua horta objetiva. Já as referências a “hipocrisia”, “desonestidade”, “estupro” e “pedofilia” consistem em atributos pejorativos seguramente capazes de atingir o querelante em sua honra subjetiva, configurando o crime de injúria”, completou.

PT já está pontuando

O pré-candidato ao governo de Rondônia pelo PT, jornalista Paulo Benito, já está  pontuando nas pesquisas. Ficha limpa e carismático, Don Benito poderá surpreender quando a campanha de fato começar. Depois que Lula foi preso o PT cresceu, aumentou de tamanho. Tanto em número de filiados como de simpatizantes. A injustiça contra Lula está mudando o comportamento até dos adversários e críticos.

Chaves inicia PPP

Hildon CHaves inicia PPP

Promessa de campanha, o serviço de iluminação pública será o primeiro projeto a ser viabilizado por meio do programa de Parcerias Público-Privadas (PPP’s) em Porto Velho. Os estudos que ajudarão o Município a construir com segurança as parcerias e concessões foram entregues ao prefeito Hildon Chaves nesta quarta-feira (25), pela Fundação Ezute. Nesse primeiro momento foram priorizadas a iluminação pública, o saneamento básico, o novo centro administrativo, o Ceasa, o estacionamento rotativo, o Complexo Madeira-Mamoré e o shopping popular.

Reforma trabalhista revogada

A Lei 13.467 acaba de completar cinco meses, acompanhada na maior parte desse tempo da Medida Provisória (MP) 808, já sem validade. Prometia a “modernização” da legislação trabalhista, conforme o discurso do governo. Para o juiz e professor Jorge Luiz Souto Maior, trouxe ainda mais insegurança jurídica e “balbúrdia” no meio jurídico, empresarial e do trabalho. Ele acredita que só há uma solução para o problema: revogar a lei e retomar uma discussão “séria e profunda” sobre um novo código do trabalho.

Caso Ueliton Brizon

Finalmente a Polícia dá resposta à sociedade e à classe jornalística sobre o caso do assassinado frio e cruel do jornalista Ueliton Brizon, morto há três meses em Cacoal, após denunciar o vereador Zebin Brizon de estuprar a própria sobrinha. Numa operação que envolveu 30 policiais, foram encontrados um arsenal de guerra nas casas da família Brizon que ameaça quem ouse enfrenta-la.