Por Roberto Kuppê (*)

                                                Sextou!!!

SO VENDO PRA ACREDITA, Como Fazer Uma Pirâmide Carga de Melancia ...A 84 dias das eleições municipais as melancias começam a se acomodarem no caminhão. No balanço da carroceria algumas melancias vão se espatifar antes de chegar ao destino final. Mas no caminhão também tem laranjas e uns abacaxis para descascar. E algumas candidaturas são como suco de limão sem açúcar, de amargar. Haja adoçante.

 

                                             El Brujo na área

Dois pré-candidatos a prefeito de Porto Velho fizeram uma consulta ao El Brujo, codinome que que este colunista deu a José Bueno, marketeiro que fez a campanha vitoriosa de Hildon Chaves, a despeito de outros padrinhos que querem o mesmo título. Segundo fontes, as consultas foram feitas por interlocutores dos candidatos, ambos muito bem posicionados na corrida ao Palácio Tancredo Neves, ou melhor, agora o Prédio do Relógio, nova sede do prefeito. Bueno confirmou à coluna as consultas, e acrescentou que há 15 dias já teve outra, mas que está observando os movimentos e já tem o perfil que será preferido pelo eleitorado que vai votar, segundo ele, com cerca de 50% de brancos, nulos e abstenções pelo COVID19. Ou seja, teremos muito menos votos a serem disputados. E vai ser no digital.

                                           Fabrício no Basa

Na última quarta-feira, 19 de agosto, Fabrício Jurado, presidente do diretório municipal do DEM, participou de uma reunião organizada elo BASA (Banco da Amazônia) representando o senador Marcos Rogério, presidente do diretório estadual do DEM. Realizada na sede do banco em Porto Velho, a reunião contou com a presença do Superintendente Regional da instituição em Rondônia, Diego Campos, e do presidente do BASA, Valdecir Tose, que participou por videoconferência falando sobre os programas de financiamento oferecidos, como o FNO (Fundo Constitucional de Financiamento do Norte).

                             Thiago Tezzari, o iluminado

Oficial: PSD anuncia Thiago Tezzari como pré-candidato a prefeito de Porto VelhoO presidente nacional do Partido Social Democrático (PSD), Gilberto Kassab e o deputado federal Expedito Netto, presidente do PSD por Rondônia, anunciaram Thiago Tezzari como pré-candidato a Prefeitura de Porto Velho. “Thiago é uma pessoa admirada por todos, que possui plena capacidade e inteligência para realizar um excelente mandato em Porto Velho. Nosso partido se orgulha de ter pessoas como ele no time”, destacou Kassab.

                                 Hildon sai ou não sai?

Hildon Chaves, prefeito de Porto Velho

O enigmático Hildon Chaves (PSDB) ainda não se decidiu oficialmente, embora tenha emitido sinais captados pelos radares da Nasa. Há pistas de que ele será candidato à reeleição, mas estrategistas políticos tentam persuadi-lo a não sair, para que volte à política em 2022, como senador ou governador de Rondônia. Os percalços que o futuro prefeito de Porto Velho vai enfrentar, poderão deixar sequelas políticas incuráveis. Normalmente a capital é tida como cemitério de políticos. Nenhum prefeito conseguiu chegar a governador. O mais longe chegou Mauro Nazif se reelegendo deputado federal.

                               E o MDB,  nada!

O secretário geral do MDB de Rondônia disse que até o presente momento não está fechada a chapa do partido em relação à prefeitura de Porto Velho. Nome com 90% de chance, Williames Pimentel, já circula como pré-candidato.

                                             Frio salvador

Porto Velho está há dois dias em festa. Aquele calor infernal já costumeiro, deu lugar ao frio de 23 graus, o que melhorou o humor dos moradores. Clima tão gostoso que a ex-senadora Fátima Cleide (PT), postou uma mensagem no Facebook: “O tempo estava 41 graus. Hoje , 24 com vento frio e sensação de 17. Daí a gente faz o quê? Senta na praça com o cachorro da rua , que tem um nome interessante e que é nosso amigo. O Rauph daqui é gente nossa e adora o frio”.

 

                      Confúcio Moura cobra mais celeridade

Confúcio Moura cobra mais celeridade nas análises dos projetos que tramitam no Senado direcionado para o momento de pandemiaDurante a sessão de quarta-feira (20) do Senado Federal, que aprovou a inclusão das mortes decorrentes da pandemia de coronavírus na cobertura dos seguros de vida ou invalidez permanente, o senador Confúcio Moura (MDB-RO) pediu aos líderes partidários uma atenção especial nas análises de projetos fundamentais voltados para a pandemia da Covid-19. Preocupado com a crise, Confúcio explicou sobre a necessidade de fortalecimento do parlamento brasileiro e do Poder Judiciário. Segundo ele, há muita tensão nesses momentos especiais que o país e o mundo estão enfrentando. “Temos que nos fortalecer bastante, porque não dá para abrirmos guarda para situações ocasionais, esporádicas, que possam vir e nos pegar, de alguma maneira, de surpresa”, falou.

                                      O fenômeno Vinícius vem aí

Em 2018, Vinícius Miguel disputou o governo de Rondônia e no primeiro turno da eleição obteve 70 mil votos só em Porto Velho, quase 23 mil a mais que o segundo colocado. Com 110 mil votos, Vinicius ficou em 4º lugar entre os candidatos mais votados ao governo e apareceu no cenário político eleitoreiro, ganhando certo destaque, mas sua atuação política e em favor da comunidade, das minorias, da transparência e da educação já vem de longa data, com grande notoriedade, diga-se de passagem. É um dos fortes candidatos à prefeito de Porto Velho. Pelo Cidadania.

                                             Arimar Sá sai do ar

Há mais de 25 anos ele está presente no rádio, na televisão, no Site Rondonoticias ou escrevendo habituais crônicas de final de semana. O destemido Arimar Sá deu uma pausa nas comunicações para se lançar pré-candidato a vereador pelo Republicano de Porto Velho. Premiadíssimo na profissão, Arimar já recebeu homenagens como a maior comenda do Estado, a Medalha do Mérito de Rondon, o Colar do Mérito Legislativo, além  de Moções de Aplausos na capital e no interior do Estado. Ele é rondoniense da gema, nascido na Baixa da União, região central de Porto Velho. Começou a vida profissional no INCRA, em 1976, e terminou no Beron, onde passou 17 anos em cargo de destaque. Apresentou o programa A HORA DO POVO na Rádio Rondônia em rede estadual, por 12 anos. Mais tarde, pela Rádio 95, com o Programa Falando a Verdade, ficou por mais 12 na Rádio Cultura, com o Programa A VOZ DO  POVO. Atualmente está na Rádio Caiari, já há dois anos.

                                  Luciana Oliveira é do PT!

A blogueira Luciana Oliveira lançou seu nome como pré-candidata a vereadora em Porto Velho pelo Partido dos Trabalhadores. “Não poderia anunciar essa decisão sem demonstrar que se trata de um projeto coletivo. Nunca tive desejo pessoal de meter a cara na disputa por um mandato e a decisão é por estímulo de pessoas de muita bondade e caráter”, disse Luciana. Com o blog que leva seu nome, Luciana se dedica ao jornalismo independente e progressista que dá voz aos que mais precisam de socorro ou espaço para denúncias. “Sou militante. O Partido dos Trabalhadores é onde sei que vou praticar o que há de melhor na política, o diálogo e luta pelo fortalecimento da democracia e justiça social”, disse. O meio ambiente e a cultura ganham destaque no seu ativismo, mas a jornalista esteve sempre presente em lutas pelos direitos dos trabalhadores, das mulheres, das crianças e adolescentes, educação, saúde e por inclusão social. No lançamento esteve presente o pré-candidato do partido a prefeito da capital, Ramon Cujui. Em pré-campanha destaca que o amor à cidade e às pessoas  é que vai qualificar a representação na Câmara de Vereadores. “Para cuidar tem que amar. Espere de mim amor, coragem e iniciativas que façam bem a todos e todas. Não espere de mim covardia para fiscalizar e propor. Não espere de mim silêncio e cabresto em troca de nada, porque o mandato pertence ao povo e é o povo quem vai orientar meus passos”, pontuou a jornalista.

                                     Ramon, dia 25

O PT de Ramon Cujuí, lança a candidatura dele à prefeitura de Porto Velho, na próxima terça, 25, através da plataforma Zoom na internet.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

 

Facebook Comments