Coluna do RK-Bastidores da Política Nacional e Regional

0
468

Por Roberto Kuppê (*)

                                         Contagem regressiva

Faltam dois dias para que o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), decida se sai ou não à reeleição. Como diz o escriba Robson Oliveira, que praticamente é da casa de HC, “é pule de 10” que o alcaide não vai sair à reeleição. Contudo, só saberemos na próxima quinta-feira, 13, a resposta da boca dele, em entrevista coletiva. Até lá, o suspense continua para Léo Moraes (Podemos), Williames Pimentel/ George Braga (MDB), Samuel Costa (PCdoB), Ramon Cujuí (PT), Vinícius Miguel (Cidadania), Breno Mendes (Avante), coronel Ronaldo Flores (Solidariedade), Fabrício Jurado (DEM), Tiago Tezzari (PSD), Ciça Andrade (PSL), dentre outros.

                                       Jaru pede Santana

O radialista, apresentador de TV e jornalista Santana (PRTB), partido do vice-presidente Mourão (futuro presidente), deixou hoje os microfones e os holofotes da TV, para se dedicar à campanha de prefeito de Jaru. Santana que passou quatro anos criticando a administração do João Gonçalves, quer ser prefeito da cidade para mostrar como se faz.

                                        Pré-candidatíssimo

O advogado Fabrício Jurado (DEM), foi confirmado pelo partido e será mesmo candidato a prefeito de Porto Velho. A partir de hoje não mais apresentará o programa de de TV dele. Fabrício se preparou para assumir as rédeas do município e afirma que vai fazer o melhor para desenvolver a capital. A conferir, se eleito for.

Gente boa na Câmara

Jerry Amaral, do clã liderado pelo advogado Juscelino Amaral, será candidato a vereador por Porto Velho, pelo partido do vice-presidente, Mourão, o PRTB. Veja abaixo um resuminho das qualidades de Jerry:

Tiago do IFRO

O jovem Tiago Lins (Cidadania), com a experiência obtida nas eleições de 2018, vem forte para a vereança em Porto Velho. TI do Ifro, Tiago tem como uma das propostas a universalização do ensino de informática para toda a rede de ensino municipal de Porto Velho, enfatizando a profissionalização. Na foto, Tiago durante a campanha de deputado estadual.

 

Avante, Salmim!

A coluna registra também a pré-candidatura do advogado Salmim Coimbra, do Avante. Portovelhense, Salmim está preocupado com os rumos que a capital vai tomar pós pandemia. Ao lado do deputado Jair Montes e do pré-candidato a prefeito de Porto Velho, Breno Mendes, o jovem Salmim tem como meta atuar pela saúde, educação e trabalho.

Porto Velho precisa dele

O portovelhense Anisio Gorayeb se afastou dos microfones para assumir a pré-candidatura a vereador por Porto Velho, pelo PSB. “Estou colocando meu nome a disposição do partido ao qual sou filiado, PSB, porem existe um longo caminho a percorrer até se tornar candidato. Nunca pensei que fosse tão difícil se conseguir uma vaga para ser candidato, mesmo para vereador. Tem muita gente querendo se candidatar, o que é direito de todos, desde que estejam aptos.
Portanto, me afasto para cumprir as exigências da lei eleitoral, mas ainda não sei se conseguirei ser candidato. Caso não consiga a vaga, retornarei as minhas atividades e a vida segue em frente”, postou ele.

                                          Lílian de Guajará-Mirim

Sem medo ser feliz. Guajará-Mirim poderá ter uma professora eleita prefeita da cidade. Lílian é filha do saudoso Bitencourt, professora no colégio Paulo Saldanha, dentre outros. Uma mulher humana, inteligente e capacitada para o cargo. Este ano é das mulheres na política. Em Ji-Paraná, outra mulher petista na disputa: Cláudia de Jesus, filha do ex-deputado federal Anselmo de Jesus.

 

 

60 +40

Em setembro, este colunista completará 60 anos de idade e 40 de jornalismo. Eis que chega o momento da aposentadoria como escriba. Chega! De setembro em diante vamos nos dedicar a terminar o livro (será best seller com certeza) e tocar o Instituto Rondon full time. Faremos algumas consultorias e estaremos nos bastidores das eleições em várias frentes, especialmente na campanha de Ramon Cujui (Porto Velho), Benedita da Silva (Rio) e Boulos (São Paulo). 

 

(*) Roberto Kuppê é jornalista, articulista político e futuro escritor