Coluna do RK- Bastidores da política nacional e regional

0
9673

Por Roberto Kuppê (*)

 

Rei morto, rei posto

O segundo melhor governador do Brasil

Impressionante como a qualidade mais apreciada por um governante é a de puxa saco. E o mais impressionante ainda é o tratamento que estão dando ao ex-governador Confúcio Moura (MDB), que, se não me falha a memória, é o segundo melhor avaliado do Brasil. E, que também, se minha memória aos 57 anos não estiver falhando, nunca deixou os salários dos servidores atrasar. Agora um saco de lixo tem mais valor.

Daniel, governador

Franco Ono, Sefin

O novo governador de Rondônia, Daniel Pereira (PSB), colocou pra correr todos os auxiliares direto do ex-governador Confúcio Moura. É uma prerrogativa de quem tem apenas oito meses e alguns dias para mostrar trabalho e se cacifar para se reeleger em outubro. Uma das nomeações acertadas foi a de Franco Ono para a Sefin, no lugar de Wagner Garcia. Só Ono teria essa capacidade, de substituir o homem forte das finanças de Confúcio Moura.

Terceiro, o primeiro

Finalmente um jornalista pioneiro e capacitado foi prestigiado. Carlos Terceiro, que acaba de se aposentar como servidor público, aceitou ser o primeiro jornalista a assumir a representação do governo de Rondônia, em Brasília. Com certeza ele teve o apoio da bancada federal. Terceiro tem trânsito livre com todos. Sucesso na empreitada.

Secom

O jornalista Arimar Sá é o novo adjunto da Secom. Até o fechamento desta coluna ainda não se sabia quem seria o titular. Como diz o ditado, quem não é visto e nem ouvido, não é lembrado. Parabéns ao colega Arimar.

Donadon no PDT

Todo o clã Donadon migrou para o PDT de Acir Gurgacz, pré-candidato ao governo de Rondônia. Os Donadon são donos de uma boa quantidade de votos. E é de votos que Acir Gurgacz vai precisar.

Setur

E o governo Confúcio Moura acabou e Júlio Olivar não fez nada pelo turismo de Rondônia. Mas, ele publicou três livros que ninguém leu. Espero que Daniel Pereira tenha sabedoria para nomear alguém que entenda de desenvolvimento turístico. Chega de blá blá blá.

Anti-babação

Este articulista que vos escreve, nos sete anos e três meses de governo, só esteve pessoalmente com Confúcio Moura apenas uma vez, em novembro de 2015. E foi uma batalha para ele me receber. E durante os quatro anos de mandato de Mauro Nazif como prefeito de Porto Velho, nenhuma vez. Nos oito anos de mandato de Roberto Sobrinho, apenas uma vez.

Eleições 2018

Se as eleições fossem hoje o nome de Daniel Pereira (PSB) estaria entre os cinco primeiros colocados. Na sequência viriam Expedito Júnior (PSDB), Vinícius Miguel (Rede), Marcos Pereira (PPS) e Paulo Benito (PT). Verdade, o nome de Expedito é o melhor cotado do PSDB. Paulo Benito do PT e Vinícius da Rede vão surpreender. Quanto a Marcos Pereira, do PPS, ele fará uma campanha que vai assustar os adversários. Ele vem quente.

Lula lá na prisão

Pensa numa injustiça. Agora triplica. Não, multiplica por 10! Esse é o tamanho da injustiça praticada contra o futuro Prêmio Nobel da Paz, Luís Inácio Lula da Silva. É impressionante como, a elite que foi beneficiada nos governos petistas e agora está amargando prejuízos com Temer, está agindo. Lula está se transformando no novo Mandela, anotem aí.

O mundo está de olho

Aos olhos e ouvidos do Mundo o que estão fazendo com Lula está sendo classificado como terrorismo político judiciário. Estão cometendo contra Lula as maiores atrocidades já vistas. É o prolongamento do golpe de 2016.

 

Doutor Honoris Causas

Lula, o indicado ao Prêmio Nobel da Paz, mesmo preso, receberá o título de Doutor Honoris Causas da Universidade de Rosário, da Argentina. E de uma Universidade da Bahia também.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político