Coluna do RK- Bastidores da Política Nacional e Regional

Por Roberto Kuppê (*)

Bolsonaro

Para uns, como o presidente Bolsonaro, um certo alívio o dia de hoje. Pensa numa turbulência vivida por Bolsonaro nestes últimos dias. Sabe aquela turbulência em que você diz:”agora o avião cai”?  Pois é. Bolsonaro está, por assim dizer, em queda livre. Falta pouco para que a ele seja submetido um processo de impeachment. Motivos não faltam.

Bolsonaro 2

Saindo da turbulência política no Brasil, Bolsonaro vai enfrentar 30 horas de voo até à China onde vai poder “descansar”. Falando em viagem, é bom olharem minuciosamente as bagagens dos passageiros e tripulantes das aeronaves presidenciais. De olho nessa turma.

Prestígio internacional

Nesta foto o Papagaio de Pirata é o Luciano Huck. Ignorado em Rondônia, onde mora em Cacoal, o ativista indígena Almir Suruí é uma personalidade mundialmente conhecida pela defesa intransigente da Amazônia. Neidinha Suruí, na foto dando uma força pro Huck, é também uma personagem importante mundialmente, através da Kaninde Ambiental. Em tempo, Almir e Neidinha são parceiros nos movimentos pelo meio ambiente. Foto tirada esta semana, nos Estados Unidos.

Agente duplo

Resultado de imagem para deputado ChrisóstomoO deputado federal coronel Chrisóstomo(PSL-RO) está com os pés em duas canoas. O típico político espertalhão. No cruzamento das famigeradas listas foi possível verificar que quatro deputados assinaram apoiando tanto Waldir quanto Eduardo para líder. São eles: Coronel Chrisóstomo (RO), Daniel Silveira (RJ), Luiz Lima (RJ) e Professor Joziel (RJ). Crhis escapou da degola.

Cassação já

Daniel Silveira é aquele deputado que quebrou a placa de Marielle e, recentemente, o celular do jornalista Guga Noblat. Também foi este pulha quem invadiu a Escola Dom Pedro II, no Rio, para impor sua força, porém, foi colocado para correr por bravos e destemidos estudantes. O PSL está pedindo a cassação dele por infidelidade. Já vai tarde este monstro.

                                             Só na cabecinha

Movimentos de favelas e instituições da sociedade civil vão ao parlamento da ALERJ exigir que o governo Wilson Witezel do PSC (Partido Social CRISTÃO) suspenda imediatamente o genocídio nas favelas e periferias do Rio. O Movimento Parem de nos Matar apresentou aos parlamentares um documento com uma série de medidas concretas e eficazes com o objetivo de parar os assassinatos de jovens negros e inocentes. O Movimento continuará em marcha contra a necropolítica do governador Wilson Witezl do PSC.

Marcos Rocha

O governador de Rondônia, Marcos Rocha (PSL), eleito na onda bolsonarista, está promovendo uma verdadeira caça às bruxas e impondo um governo à base da pressão e do medo. Solução para os problemas do estado que é bom, nada. Na SEAS as arbitrariedades chegam à desumana exoneração até de quem está doente, sem condições de trabalhar. Não levam em consideração nem atestados médicos, o que é ilegal do ponto de vista administrativo. Segundo uma fonte da coluna, o diretor da SEAS, Bruno Vinicius, ligado à primeira dama,manda mais que adjunta, não levando em consideração nem quem foi aliado de primeira hora como a servidora em vias de demissão.

Castelo de areia

Aos poucos, o castelo de areia do sr. Sérgio Moro começa a de desfazer. Dois anos depois, Lula e Dilma, Guido Mantega e João Vaccari Neto são considerados inocentes da denúncia feita por Rodrigo Janot e MPF pede absolvição sumária. “Não pretendido domínio por parte dos denunciados, especialmente os ex-presidentes da República, a respeito dos atos criminosos, que obviamente merecem apuração e responsabilização e são objeto de ações penais autônomas, cometidos no interior das diretorias da Petrobras e de outras empresas públicas”, diz MPF.

Glenn: Moro mentiroso!

“Moro é um mentiroso patológico: antes de #VazaJato, ele veementemente negou a fazer o que todos nós sabemos agora que ele fez repetidamente”, diz o jornalista Gleen Greenwald, do The Intercept.

Lula, o bandido que nada tem

A coluna acha impressionante o QI (quociente de inteligência) de algumas pessoas que, teleguiados por mentiras, fake news e acusações falsas, acreditam que o ex-presidente Lula será um ladrão de pequeno, médio ou grande porte. Nem uma coisa nem outra. Lula é inocente e já desafiou quem quer que seja a provar sua culpa. O caso de Lula é o maior exemplo de que nossa justiça está doente, na UTI. Na hipótese, ainda que remota, Lula seja esta bandidão que a direita fala, onde diabos ele engiou estes bilhões que dizem ter roubado? Laranjas? Mas, cadê esses laranjas que não aparecem? Só aparecem laranjas do Aécio, do Temer, do Cunha, dos Bolsonaros. Caros detratores, parar para pensar um pouco faz bem à saúde. Como o “maior ladrão do Planeta”, como eles dizem, mora num mesmo apartamento há 20 anos e não possui carros novos, só carroças?

PT de Rondônia elege seu presidente

Neste final de semana, dias 19 e 20 de outubro, em Porto Velho, o Partido dos Trabalhadores (PT) elegerá o seu novo presidente; além de definir a composição do Diretório Estadual, em Congresso da sigla, do qual participarão delegadas e delegados das duas chapas que concorreram na primeira votação. Ernani Coelho e Anselmo de Jesus estão na disputa, sendo que ambos têm um perfil mais conciliador do que os seus antecessores, com trânsito fácil entre as diversas correntes políticas internas que compõem o PT em Rondônia, o que facilitará uma maior unidade interna. Anselmo de Jesus pode levar certa desvantagem, principalmente, por duas coisas: a primeira é a sua identificação com as lideranças partidárias que já comandam o PT-RO há oito anos, período marcado por grandes divergências internas, como na eleição de 2018 que levou o Diretório Nacional do PT a intervir no Estadual, e pela drástica redução no número de parlamentares e prefeitos no Estado. O segundo “senão”, para Anselmo, é que o nome dele está sendo cotado para disputar a prefeitura de Ji-Paraná, sendo bastante competitivo; o que poderá prejudicar o trabalho partidário, caso saia candidato em 2020, que o novo presidente terá que fazer para ampliar as chances de crescimento do PT no Estado.

Ernani Coelho

Ernani Coelho pode ser embalado pelos ventos da renovação partidária, que ‘ventou’ forte, principalmente, nos maiores municípios do Estado. Se os filiados do PT avaliarem que as gestões dos últimos anos do Partido não foram tão boas e é necessário mudanças, as chances de Ernani aumentarão significativamente, na hora que o voto, secreto, for depositado na urna.

 

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político no eixo Rio-Brasília e Rondônia

Facebook Comments