Coluna do RK- Bastidores da política nacional e regional

0
1826

Por Roberto Kuppê (*)

PPS e PSL crescem em RO

O Partido Popular Socialista (PPS) e o Partido Social Liberal (PSL) estão em ritmo efervescente em Rondônia. Ambos mudaram de mãos recentemente e estão recebendo adesões muito rapidamente. O PPS recebeu esta semana as filiações do advogado Marcos Pereira e do Bosco da Federal. O primeiro deixou o PT, e, o segundo, o Podemos. Marcos Pereira será candidato ao governo de Rondônia e, Bosco da Federal, ao Senado Federal. O PSL, sob os comandos do coronel Marcos Rocha e de José Armando Bueno, está recebendo adesões do interior do Estado. Para entrar no PSL de Bolsonaro, o pretenso candidato terá que apresentar até comprovante de que foi vacinado contra febre amarela. O filtro é severo e radical.

 

Rafael Claros

Ainda falando no PSL, os novos dirigentes do partido deram um chega pra lá em Rafael Claros, que pretendia sair candidato ao Senado Federal. Claros reclamou nas redes sociais que o novo PSL, sob Bolsonaro, está muito radical e ele presa pela família. “Infelizmente!!!! Não foi bem assim!!! Percebi que nossos ideais não estão alinhados com conservadorismo que conheço!!! Busco o fortalecimento das famílias sem extremismos entendendo que existem diferenças e que elas têm que ser aceitas SIM!!!!
Me afasto do PSL e buscarei um partido Político sem extremismo e sem estrelismos pois farei minha parte quanto aos ideais democráticos e de honestidade e seriedade aos quais sempre fui adepto. Vamos juntos por uma Rondonia mais Produtiva com Famílias fortalecidas. Rafael Claros”.

PSL X PT

Em nível nacional, PT e PSL são como água e óleo. Não se misturam. O pré-candidato à presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro não poupas críticas à Lula e vice e versa. Só que, em Rondônia, PSL e PT vão ter que se suportar por um bom tempo. São vizinhos na avenida Calama, em Porto Velho. A sede de um, é do lado da sede do outro. Briga de vizinhos será comum naquelas bandas.

Daniel Pereira

Há um forte rumor de que haverá troca do comando estadual nesta segunda ou terça-feira. Já há movimentações nos cerimoniais da Assembleia Legislativa e do Palácio Rio Madeira. A ex-secretária da Educação, Fátima Gavioli (PDT) publicou nesta sexta-feira, no Instagram um foto onde todos, inclusive Daniel Pereira, fazem o sinal com as mãos de que faltam quatro dias. Ou seja, segunda ou terça-feira. Ou seriam mais quatro anos? Aguardemos.

 

Detran

O governador Confúcio Moura vai dar posse nesta segunda-feira, 2 de abril, a partir das 10 horas, ao novo diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO). José de Albuquerque Cavalcante deixa o cargo e assume Acássio Figueira dos Santos.

Beira Rio, Ji-Paraná

A obra de revitalização do Beira Rio Cultural de Ji-Paraná já pode ser reiniciada. O governador de Rondônia, Confúcio Moura (MDB), o prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB) assinaram na tarde da última quarta-feira (28), a ordem de serviço autorizando a empresa JRP Engenharia a iniciar os trabalhos para conclusão da praça de lazer e cultura. O investimento é de R$ 1,6 milhão. O reinicio deve acontecer já nos próximos dias. Estiveram presentes na solenidade realizada junto à imprensa, o senador da república Acir Gurgacz (PDT), o vice-governador de Rondônia Daniel Pereira (PSB), o vice-prefeito de Ji-Paraná Marcito Pinto (PDT), o diretor do DER Celso Coelho e os vereadores de Ji-Paraná.

 

Luciana em Jaci-Paraná

A pré-candidata a deputada estadual pelo PSB, jornalista Luciana Oliveira, é uma verdadeira embaixatriz da cultura e do turismo de Rondônia. Por onde ela passa, brinda os amigos e correligionários com lindas imagens e sugestões de locais turísticos. Nesta foto fantástica, ela está em um dos flutuantes do complexo de turismo de Jaci-Paraná, pouco explorado pelo setor de turismo e pela população, por conseguinte.

 

Bustani

O diplomata brasileiro José Maurício Bustani, 72, lembra-se do dia
em que John Bolton entrou em sua sala e afirmou: “Vim aqui com instruções do vice-presidente (dos EUA), Dick Cheney, para lhe informar que você tem 24 horas para pedir demissão e ir embora.”
Era março de 2002 e Bustani era o diretor-geral da Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq), em Haia, na Holanda. Bolton era subsecretário de Estado Americano para controle de armas e segurança internacional no governo de George W Bush. Ele era um dos principais
defensores da tese de que o ditador iraquiano Saddam Hussein possuía
armas de destruição em massa e isso justificava uma invasão do país pelos
EUA, que acabou ocorrendo em 2003. Posteriormente, ficou provado que o
Iraque não tinha esses armamentos. José Maurício Bustani que é nascido em Porto Velho (RO), está aposentado, morando no Rio. Hoje, Bolton está prestes a assumir um dos cargos mais importantes da política externa dos Estados Unidos –será o conselheiro de segurança
nacional do presidente Donald Trump a partir de 9 de abril. “É muito preocupante”, disse à Folha o embaixador Bustani. “Espero que ele não cause nenhuma outra guerra.

Lula e Bustani

O ex-presidente Lula lembrou do fato durante a fala dele em Curitiba. Para não aceitar entrar na guerra dos EUA com o Iraque, Lula disse a George Bush que não conhecia Saddam Hussein e que o embaixador Bustani teria afirmado que o Iraque não tinha armas químicas. E, de fato, não tinha mesmo.

 

PcdoB, PT e PSOL

Sabem quem são estes dois ladeados por Lula? São adversários o do ex-presidente nestas eleições. Manuela D’Ávila (PCdoB) e Guilherme Boulos (PSOL), também serão candidatos à presidência da República. Isso chama-se civilidade. A resposta para o fascismo é a união das pessoas que lutam pela democracia. Não passarão! Foto: Ricardo Stuckert.

Barbosa no PSB

Joaquim Barbosa, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), continua dando canseira no PSB. O presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, revelou que ainda não foi batido o martelo da filiação, que, segundo ele, “está se encaminhando”. Ele confirmou encontro com Barbosa nesta quinta (29). Começou em 2014 o flerte do PSB com o imprevisível ex-relator do processo do mensalão do PT. Segundo o colunista Claudio Humberto,  Siqueira e o deputado Alessandro Molon (RJ), nova “aquisição” do PSB na Câmara, se reuniram com Joaquim em uma padaria de Brasília. Indagado sobre se ainda espera a filiação de Joaquim Barbosa ao PSB, Siqueira respondeu, bem-humorado: “Até a zero hora do dia 7”.

Um negro e um torneiro mecânico

Seria interessante ver um negro, Joaquim Barbosa, debatendo com um torneiro mecânico, Lula, em confronto direto pela presidência da República. Barbosa ganhou notoriedade quando relatou o processo do Mensalão, que atingiu duramente as hostes petistas. Por outro lado, Lula, que não foi atingido pelo Mensalão, poderá dar o troco.

Dia 4 de abril, o Dia D

O Brasil e o mundo de olho no STF, na próxima quarta-feira, 4 de abril. É o dia final do julgamento do pedido de habeas corpus de Lula. Milhares de pessoas começam a acampar em frente ao STF na terça-feira. Caravanas de todo o Brasil devem chegar à Brasília por esses dias. As capas das revistas IstoÉ e Veja desta semana atestam que a Lava Jato foi criada para inviabilizar Lula à presidência da República. “Ou Lula vai preso ou acaba a Lava Jato”, diz Veja. Ao julgar o mérito do habeas corpus do ex-presidente Lula, o STF decide nesta semana se o crime compensa ou não no Brasil. Caso a impunidade prevaleça, a Corte consagrará o “acordão” previsto pelo senador Romero Jucá, diz a reportagem de IstoÉ.

 

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político