Coluna do RK- Bastidores da Política Nacional e Regional

Por Roberto Kuppê (*)

Lula Livre

O articulista que vos escreve está em dúvida de que aquela ação da juíza em mandar Lula pra Tremembé foi um tremendo bode na sala. E foi tudo vapt vupt. A decisão dela não durou seis horas e o STF revogou a medida. Nesse meio tempo(aí que entra o bode), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) dava prosseguimento à votação em segundo turno na reforma da Previdência. Parecia um plano, pois Maia declarou apoio à Lula, o que deixou a esquerda sensível e achando que ele é um verdadeiro democrata. Mas, ele queria votos para a reforma que foi aprovada em segundo turno sem grandes problemas. Se foi um plano, foi perfeito. De qualquer forma, a revogação da decisão da juíza morista deixou a turma da Lava Jato em baixa. Pipocou por diversos cantos do país o pedido pela liberdade de Lula. Se não foi um plano, o tiro sai pela culatra.

 

Amazônia em perigo

Animais em perigo na Amazônia. O presidente Bolsonaro quer a extinção da flora e da fauna silvestre. Ele só quer saber do ouro, do petróleo e do nióbio, além dos diamantes da Amazônia. Uma campanha na internet dá voz aos animais. Com o plano do Bolsonaro para a Amazônia, várias espécies podem sumir do mapa mundial. Agora é hora de formar coletivos independentes, reunir os amigos e debater o Meio Ambiente e a política desastrosa deste governo. #SOSamazônia.Até o Papa Francisco se pronunciou atacando veementemente a política devastadora  Bolsonaro, também conhecido como Bolso Nero. Veja mais no site do Instituto Rondon clicando aqui .

Marcos Rogério bolsonarista

O senador Marcos Rogério fez uso da tribuna do Senado Federal e defendeu uma reformulação da política ambiental no Brasil. Segundo o senador é preciso tratar o meio ambiente com seriedade sem a divindade mística. O senador falou ainda que a narrativa adotada hoje pelos ativistas é que mais vale o bem ambiental do que a própria vida humana. Marcos Rogério cita ainda em seu discurso que por vezes a fiscalização encontra-se contaminada com ilegalidades que por vezes acabam em crimes como manipulações e vendas a interesses econômicos de corrupção travestida de defesa do meio ambiente. Marcos Rogério criticou também a doação de madeiras sem o devido processo legal como vem acontecendo em Espigão do Oeste. A coluna considera que o jovem senador evangélico está redondamente enganado. A vida humana não prospera sem o meio ambiente saudável. Experimenta não respirar por um minuto.

Festival do Tambaqui

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) se emocionou com o sucesso do Festival do Tambaqui de Rondônia, realizado em Brasília, na quarta-feira. Realmente foi um sucesso retumbante. Até o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB-DF), foi lá na Esplanada dos Ministérios, provou do tambaqui e disse que vai incentivar a criação também. O presidente Bolsonaro também provou e gostou. Ponto para Confúcio que foi, durante oito anos de mandato como governador, o maior incentivador da piscicultura no estado de Rondônia. O atual governador Marcos Rocha (PSL-RO), pegou uma bela carona do sucesso da piscicultura de Rondônia.

Unir definha

Resultado de imagem para Unir RondoniaO Ministério Público Federal (MPF) está processando a União pelos bloqueio de recursos da Universidade Federal de Rondônia (Unir). Em uma ação civil pública ajuizada na última segunda-feira, 5 de agosto, o MPF pede que a Justiça Federal determine à União a suspensão do bloqueio de recursos e proíba novos contingenciamentos no orçamento da Unir. O MPF também pede o retorno de 29 funções gratificadas (Fgs) que foram extintas mesmo estando ocupadas por servidores da instituição. Segundo o MPF, a extinção dessas 29 FGs só poderia ser feita por lei e não por decreto, como foi o caso (Decreto nº 9725/2019). O MPF pediu também que a Justiça determine à União medidas para que, ao menos até o fim deste ano, sejam asseguradas despesas de infraestrutura, como água, luz, gás, locação de imóveis, contratos de segurança, conservação e limpeza, bem como recursos para bolsas e projetos de pesquisa e extensão já programados ou em execução. A ação civil tem por objetivo assegurar a continuidade do serviço público da Unir. Segundo informações da própria Universidade, só será possível o funcionamento até o final deste mês, devido ao bloqueio de recursos feitos pelo Ministério da Educação. O contingenciamento afetou 30% do orçamento de custeio e 46% do investimento da Unir. Uma preocupação do órgão é que a União respeite a autonomia da Unir quanto à elaboração e execução de sua programação orçamentária nos próximos anos.

Leilão da Pestalozzi

Resultado de imagem para pestalozzi rondoniaReginaldo Trindade (foto) avisa que dezenas de novos produtos foram cadastrados no Leilão Virtual do BAZAR DA SOLIDARIEDADE, promovido pela Associação PESTALOZZI de Porto Velho/RO. Um dos vários artigos é uma camisa oficial da seleção brasileira de futebol autografada pelo jogador tetracampeão mundial Romário. Muitos outros produtos estão sendo ofertados igualmente, como, por exemplo, um conjunto de relógios clássicos de época, acondicionados em moldura de luxo; além de vários relógios de pulso, vestidos de festa, ternos e até camisas novas da Calvin Klein e da Michael Kors; tudo sendo vendido por um preço bem abaixo do valor de mercado. Qualquer lance pode ser dado através do site www.bazardasolidariedade.org, após breve e simples cadastro feito por pessoa maior de 18 anos e com CPF válido. Os lances poderão ser feitos até as 23 horas do dia 12 de agosto. O BAZAR DA SOLIDARIEDADE vai acontecer no SESI no próximo dia 17 de agosto, a partir das 10 horas, e busca angariar recursos para a Pestalozzi, entidade que atende centenas de pessoas com deficiência. O evento oferecerá uma ampla programação artística, cultural, científica e educacional. Você também pode se associar a essa corrente do bem, que busca resgatar os valores e sentimentos que mais informam enquanto seres humanos, tais como a solidariedade, a partilha e o amor ao próximo. Junte-se a nós. O amor é contagiante. Permita-se contagiar também!

Espaço do colaborador anônimo

Bom dia Amigos e admiradores da coluna. Na data de 07/08/2019…em Brasília, várias personalidades do poder executivo estadual do estado de Rondônia, inclusive o vice-governador, Zé Jodan, que na verdade era para ser o governador mas afrouxou na reta final para registrar o seu nome.****Música do Fábio Júnior…pareço um menino ou não sou mais que um menino. Era assim Zé Jodan flutuando no tapete verde da Câmara Federal, rodeado de seguranças***** Os deputados federais que votaram contra a determinação dos partidos repetiram seus votos. Deputada federal por Rondônia, Silvia Cristina repetiu o voto favorável à reforma e deve ser expulsa do PDT. ****Na comissão parlamentar para o Desenvolvimento da Amazônia, o clima estava tenso. O deputados colocando pressão no ministro do Meio Ambiente e o deputado federal . (que fala cantando) Chrisostomo, rasgando elogios pela visita que o ministro que usa um óculos bem parecido com o Charles Chaplin(comediante do cinema mudo)…o ministro que se segure***Ainda não se sabe, então vamos para o clã dos mandatários de poderes kkk(Bolsonários)…que tem filho vereador,deputado federal e senador…família 100% política puro sangue. Eduardo anda voando pelas comissões, seguido por três seguranças e outros enrabichados. É incrível a certeza de que fala e compreende o inglês não o da Rainha da Inglaterra…mais o enganoso e de qualquer modo de falar Trump…sem classe e sem noção…este que vem criando outra criatura que é presidente do Brasil…imaginem o Bolsonaro falando ingres…me desculpem o erro na escrita é Inglês***O super secretário de agricultura do estado de Rondônia que estás no céu e ele se acha santificado. Que se não fosse os grandes amigos do agro negócio da região de Vilhena, ele não estaria na secretaria, pensa que deverá ser candidato a prefeito de Vilhena…o risco é fragilidade para no momento que se encontra como secretário. Ele na frente da secretaria no governo passado, levou um chapéu do deputado federal Chrisss. Que para manter a moralidade, saia de Pvh de bus…fazendo a campanha pé no chão kkkk…O Chaplin ensinou muitos com seus filmes***

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político no eixo Rio-Brasília e Rondônia

Facebook Comments