Coluna do RK-Bastidores da Política Nacional e Regional

0
86

Por Roberto Kuppê (*)

Eduardo Cunha, ameaça real

Lá vem bomba atômica do Eduardo Cunha. A proposta de delação, inclui 150 deputados (seis de Rondônia), 14 togados do STJ e dois togados do STF, um grupo de frigoríficos, quatro grandes bancos, dois advogados e caciques de partidos políticos. Ele prometeu também apresentar provas de contas bancárias em cinco paraísos fiscais incluindo Bélgica e Emirados Árabes. Dizem que a proposta de delação, tem mais de 100 anexos e que tem um recado de Cunha ao Rodrigo Maia, presidente da Câmara:-“Tem um capítulo todo seu na minha delação”. Tem muito cacique apavorado com a possibilidade de fechamento do acordo. Agora veremos o que irão fazer com Eduardo Curinga? O bicho vai pegar.

A morte de (+) um inocente

“Há dois Bolsonaros na praça. Um é rápido. Outro, lento. O primeiro levou poucas horas para festejar a ação policial em que agentes da Rota passaram nas armas 11 bandidos que tentavam assaltar dois bancos na cidade de Guararema, em São Paulo. O segundo Bolsonaro, o lento, não disse uma palavra sobre a lambança que uma patrulha do Exército fez no Rio de Janeiro no último domingo (7)” – do Blog do Josias. Foram pelo menos oitenta tiros. A família achava que estava protegida por residir perto de um quartel do Exército.

                                  Ódio, mal da década

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo“As dilacerações sociais, as ondas de ódio, ofensas, insultos, palavras de baixo calão que estão dominando nas mídias sociais ou digitais e mesmo nos discursos públicos, revelam que a alma brasileira está enferma”, disse Leonardo Boff.  Exemplo disso é o presidente Bolsonaro que se solidarizou com o humorista Danilo Gentili, que foi condenado a sete meses de prisão por injúria contra a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS). A favor do músico negro alvejado com 80 tiros não deu um pio. E por falar em liberdade de expressão, a direita só quer ser a propagadora desse direito. No domingo, três fascistas quase matam uma ativista enforcada, quando exercia o direito à livre expressão.

 

Sobre Campanari

Campanari pode assumir Casa Civil

Aqui vai um relato pessoal. O articulista conhece Antônio Campanari há pelo menos três décadas, antes mesmo de se tornar diretor geral da TV RO. Sempre um cavalheiro, gentleman, educado e cordial. Nada que manche a reputação dele. Homem certo para ocupar qualquer função pública. Com certeza a Casa Civil tomaria um rumo melhor. Como nos tempos de Emerson Castro. Ah, embora ele negue, há sim rumores da ida dele para o Palácio Rio Madeira. Deveria aceitar.

 

Bolsonaro e Macri, da Argentina 

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e ternoJair Messias Bolsonaro sempre olhou o Governo de Macri da Argentina como modelo econômico para ser aplicado no Brasil ,será que é isto que você desejou para o Brasil? A indigência em Buenos Aires, capital da Argentina, duplicou nos últimos três anos (período em que Mauricio Macri está no poder) e a pobreza cresceu em 20%”,analisando fontes de analistas econômicos as informações em textos do jornal Tiempo Argentino. Tomando como base o resultado eleitoral das Legislativas de 2017, o presidente Mauricio Macri já perdeu um terço dos votos que sua coalizão conseguiu a nível nacional. Bolsonaro está seguindo o mesmo caminho e isto é uma prova que este Sistema Neoliberal Capitalista não funciona!

                                          Reforma de Previdência

A imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas sorrindo, textoO jornal Estado de São Paulo, publica placar (VEJA AQUI )dos deputados a favor, contra e em cima do muro na Reforma da Previdência. São 193 a favor, 213 indefinidos e 107 contra. Tem algumas surpresas, vira-casacas e muito em cima do muro (a maioria). Dentre as surpresas está o deputado federal Vinícius Gurgel (PR-AP) que se posiciona no momento, contra a reforma. Outra surpresa, contrariando a orientação do PDT, a deputada de Rondônia, Silvia Cristina, aparece na lista como favorável à aprovação da reforma. Também de Rondônia, Lúcio Mosquini (MDB), Jaqueline Cassol (PR) votariam hoje a favor. Já Expedito Netto (PSD), Léo Moraes (Pode), Mariana Carvalho (PSDB), Mauro Nazif (PSB) e coronel Chrisóstomo (PSL) não quiseram responder, ou seja, em cima do muro.

 

                                           A manga da ministra

A imagem pode conter: 2 pessoas, meme e textoA ministra da Agricultura, Teresa Cristina, está certa. Tem muita manga e brasileiro não passa fome. Nas ruas de Brasília manga faz lama. Mas, em Rondônia aconteceu um fato inusitado envolvendo esta fruta. Um time de jogadores de futebol, que veio de outro estado, não recebeu salários e estava a passar fome. Os jogadores só não morreram porque tinha um pé de manga no quintal da casa alugada. Quem conta esta história é o professor Edgar Azevedo.

                                              Ladrão de casaca

Resultado de imagem para maluf99% dos presos hoje no Brasil, não roubou, traduzindo em espécie, nem 1000 reais. São pobres miseráveis, desempregados que têm que dar seus pulos para sobreviver. Porém, 1% dos presos, ou que deveriam estar preso, roubaram bilhões de reais. Dificilmente vão presos, e, quando vão, são libertados mediante defesa ou pagamento de fiança. Ladrão pobre se lasca.

                                                  Menor estudante

Resultado de imagem para bolsonaro, criança arminhaEssa ideia de jerico, de obrigar menor de 12 anos a trabalhar, é uma burrice. Não existe trabalho nem para maiores de 18 anos, imagina para menores. Lugar de criança é na escola, aprendendo política, para quando crescer, não votar em “mitos”. Lugar de criança não é fazendo arminha.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

Facebook Comments