Coluna do RK- Bastidores da política nacional e regional

0
924
Roberto Kuppê, no Comitê de Imprensa do Senado, em 2006

Por Roberto Kuppê (*)

Março tenebroso

O mês de março chegou chegando. Pegou fogo no cabaré. Salve-se quem puder. Apenas o Judiciário de Rondônia não foi atingido, ainda. O Legislativo e o Executivo entraram em rota de colisão. Ao tentarem atingir o vice-governador Daniel Pereira (PSB), o tiro saiu pela culatra. Maurão, Confúcio e Daniel Pereira estão rompidos uns com os outros. Estava demorando.

Grampos

O grampo telefônico clandestino deverá assassinar a reputação dos deputados Maurão de Carvalho (MDB) e Jesuíno Bobaid (PMN), às vésperas das eleições. Talvez agora todas as lideranças políticas do Estado de Rondônia saibam como se joga o jogo do poder nas terras de “Rondon”. Dessa vez, as redes sociais foram as protagonistas na divulgação dos conteúdos. O certo é que o único beneficiário nesse primeiro momento, está sendo o vice governador Daniel Pereira (PSB).

O homem da militarização das escolas

Cara de pau este deputado estadual Jesuíno Boabaid (PMN-RO), o homem que quer militarizar todas as escolas públicas de Rondônia. Flagrado em gravação tramando com o presidente da ALE-RO, Maurão de Carvalho (MDB-RO), um impeachment contra o governador Confúcio Moura (MDB), ele diz em entrevista que não se pode nem conspirar na intimidade. Vários pedidos de afastamento contra os dois parlamentares devem ser protocolados ainda esta semana.  Ouça os áudios. O primeiro, a trama para impitimar Confúcio. O segundo, Jesuíno confirma a conversa e fica chateado.

Maldita cadeira

Sentou na cadeira de presidente da Assembleia Legislativa, está a meio passo de ir para a prisão. Estão presos os ex-presidentes Natanael Silva, Marcos Donadon e Valter Araújo. Outro ex, o Carlão de Oliveira, está foragido há dois anos. Maurão de Carvalho já está com a senha do Urso Panda.

Wagner governador

Está descartada a candidatura de Maurão de Carvalho (MDB) ao governo. Confúcio Moura está disposto a apoiar um técnico. Conforme esta coluna já adiantou, será Wagner Garcia, secretário de Finanças. O vice deverá vir de Cacoal.

A crise viajou

Instalada a crise com sucesso, o governador Confúcio Moura viajou para Brasília e depois vai para uma reunião no BNDES, no Rio de Janeiro. Só retorna no final de semana. O vice-governador também mantém agenda inalterada. Viaja semana que vem para a Espanha e Angola. O bicho vai pegar mesmo é no final do mês de março, entrando abril, mês das desincompatibilizações.

Palanque

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) lançou a candidatura dele à presidência da República. Logo, vai querer um palanque em Rondônia. A decisão poderá levar o deputado federal Marcos Rogério a disputar o Senado ou até mesmo o governo de Rondônia.

Ninho tucano

Silêncio no ninho tucano. Expedito Júnior (PSDB) está só observando o novo cenário mas não quer falar da crise dos outros. Expedito está a um passo de migrar para o PSD onde está o filho deputado federal Expedito Netto.  Segundo fontes, Expedito já considera, inclusive, não concorrer a nada. O ambiente está muito volátil e hostil, e as amarrações que ele tem feito não lhe dão garantia alguma, como Hildon e Cassol. Hildon derrete na capital, Cassol esfarela-se na justiça. Enquanto isso a executiva nacional do PSDB diz que vai lançar a deputada federal Mariana Carvalho ao governo.

Jesualdo Pires

Nessa crise, quem está bem é o prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB). A cidade dele bateu novos recordes de contratação, figurando entre as 50 que mais assinaram carteira de trabalho em dezembro e janeiro. Na política, é candidatíssimo ao Senado com mais chances do que nunca com a desistência de Confúcio Moura. Para o governo, o PSB avalia lançar Daniel Pereira. “Se houver um entendimento com o PDT ele poderá ser nosso candidato ao governo. Daniel hoje é o nome mais trabalhado para o cargo ao governo dentro do PSB! Mas dependeríamos de uma grande coalização principalmente com o PDT”.

A regra é clara

Quando você for mexer com assessores do segundo escalão de um governo, cuidado para não tocar nos amantes ou nas amantes dos superiores. São intocáveis.

Lula lá, na prisão?

O jornalista Kennedy Alencar afirmou que é provável que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negue nesta terça-feira, 6, o habeas corpus preventivo requerido pela defesa do ex-presidente Lula, para evitar uma eventual prisão após a condenação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). “O principal problema para o petista, porém, não está no STJ, mas no STF (Supremo Tribunal Federal). Há um debate interno no STF para que o tribunal rediscuta a possibilidade de execução da pena de prisão após condenação de segunda instância. Se já tivesse havido uma mudança de jurisprudência, não ocorreria hoje o julgamento desse habeas corpus no STJ”, diz Kennedy. “A presidente do STF, Cármen Lúcia, disse que apequenaria o Supremo se analisasse a mudança de jurisprudência de prisão após condenação em segunda instância em função da situação do ex-presidente Lula. Ora, adiar deliberadamente essa discussão também é uma forma de apequenar o tribunal e de fugir de suas responsabilidades”, acrescenta o jornalista.

Desaprovação a políticos segue em alta revela Ipsos

Barômetro Político Estadão – Ipsos com índice de aprovação e desaprovação com os principais nomes do cenário político brasileiro. Segue alta a avaliação negativa dos principais políticos brasileiros. Dentre os 22 nomes citados no estudo, os que lideram a desaprovação estão Michel Temer (93%), Fernando Collor (81%), FHC (77%) e empatados com 75% José Serra e Gilmar Mendes. A pesquisa foi realizada presencialmente com 1.200 pessoas em 72 cidades do Brasil entre 1º e 16 de fevereiro. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Acesse na íntegra pelo abaixo:

PESQUISA IPSOS

 

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político