BOLÍVIA DEBAIXO D’ÁGUA PEDE ORAÇÃO; EM GUAJARÁ O CAOS SE INSTALA E GOVERNADOR DETERMINA AJUDA

 

A Bolívia está debaixo d'água
A Bolívia está debaixo d’água

A vizinha Bolívia vive a pior das cheias dos últimos 50 anos. Pelo menos 200 mil pessoas desabrigadas. Em Trinidad, pertinho de Guajará-Mirim, a cidade está submersa. O temor é que a cidade brasileira também suma sob as águas do rio Mamoré. O rio Madeira transbordou e isolou a Pérola do Mamoré do resto do País. Acabou a gasolina, o gás. Não existe mais acesso para Porto Velho via terrestre. Doentes que precisam de tratamento especializado foram transportados de avião para a Capital. O governador Confúcio Moura (PMDB) cancelou visita a distritos de Guajará-Mirim que faria na segunda-feira, 17 e determinou ajuda total aos desabrigados. Em Porto Velho desabrigados não tem onde ficar e invadem espaços públicos.

Confúcio

O governador de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB), cancelou uma viagem que faria ao município de Nova Mamoré na próxima segunda-feira, 17. Programação previa a presença do chefe do executivo estadual no distrito de Nova Dimensão, município de Nova Mamoré onde, às 14 horas daquele dia, deveria participar da inauguração da Agroindústria Nova Prosperidade, da família Ferreira e Pardinho, na Linha 28-B, km 08. Confúcio também deveria entregar o CAR (Cadastro Ambiental Rural) e efetuar a liberação de créditos do PRONAF (Programa Nacional de Apoio a Agricultura Familiar). O anúncio do cancelamento foi feito nesta quinta-feira, 13, pela Secretária Executiva Regional do Governo de Rondônia, em Guajará-Mirim, Suzana Cury.

 

A titular da SER/Guajará-Mirim esteve visitando a localidade nesta quarta, 12, para ultimar os preparativos da visita governamental, e encontrou um cenário igual ao que ocorre na maioria dos territórios físicos dos municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré: enchentes por todos os lados. Como o governador Confúcio Moura deveria vir de avião pousando no Aeroporto de Guajará-Mirim e daí deslocando-se de carro para o Distrito de Nova Dimensão, no Município de Nova Mamoré, a assessoria do Chefe do Executivo Estadual achou bem cancelar a viagem à localidade.

Fonte: +RO com informações do Guajará Notícias

Facebook Comments