Autorização do alfandegamento do aeroporto de Porto Velho deve fomentar turismo

0
951

golPORTO VELHO – Duas empresas de aviação da Bolívia já manifestaram interesse em operar no aeroporto Jorge Teixeira. O local recebeu autorização para voos internacionais e o alfandegamento foi pedido à Receita Federal na última quarta-feira (2), em Porto Velho.

Uma das empresas que opera com pequenas aeronaves anunciou que vai adquirir dois aviões de grande porte e fazer de Porto Velho a base de manutenção. “Somos um órgão técnico. Vamos cumprir o que está na lei”, avisa Michel Lopes Teodoro, delegado do órgão em Rondônia.

O setor de turismo prevê, com a internacionalização do aeroporto, voos saindo de Porto Velho para os países andinos. O mercado será ampliado, pois há demanda para Cuzco, no Peru, Caribe e para a Bolívia, onde muitos estudantes brasileiros estão estudando. O alfandegamento é, na prática, a instalação, no aeroporto Jorge Teixeira, de estrutura para receber voos internacionais, que inclui órgãos como Receita Federal e Polícia Federal.

A Receita Federal já iniciou a análise das providências que visam o alfandegamento o aeroporto de Porto Velho. O trabalho mais profundo será realizado a partir de agora, pois está na delegacia o documento que pede a liberação para operações internacionais e informa detalhadamente a estrutura que foi montada.

O vice-presidente da Fecomércio/Rondônia, Gladstone Nogueira Frota, diz que o momento atual foi precedido de ações importantes. Uma delas é a isenção para o combustível de aviação, que contou com irrestrito apoio da Assembleia Legislativa. Segundo ele, o governador Confúcio Moura foi importante para a solução deste problema, que inviabilizava a chegada de mais empresas para operar na região.

Frota explicou também que a Fecomércio lançou o Conselho de Turismo, mais uma frente para o suporte para o aproveitamento do potencial regional, visando a vinda de turistas da América do Sul.

Desenvolvimento

O desenvolvimento do estado ganha um reforço substancial, que será somado à duplicação da BR 364 e melhorias do canal navegável do rio Madeira, analisa o superintendente de Desenvolvimento de Rondônia, Rubens Nascimento. “São modais logísticos fundamentais para o nosso estado”, acrescenta.

Segundo Nascimento, o governo de Rondônia continuará atuando com muito empenho para que o alfandegamento do aeroporto da capital seja concretizado. “Já foram feitos investimentos com equipamentos para o controle e mercadorias. Foram adquiridos scanners e destinação de pessoal de vários órgãos para atuar nos procedimentos”, detalhou.