Aprovado Programa Bolsa Atleta do governo de Rondônia

0
812

bolsa222O deputado Léo Moraes (PTB) foi o relator do projeto de lei de autoria do Poder Executivo que cria o Programa Bolsa Atleta em Rondônia. Após emitir parecer favorável, a matéria foi aprovada pelos demais parlamentares durante votação em Plenário.

Segundo Léo Moraes, a iniciativa garantirá apoio financeiro a atletas rondonienses em valor a ser estipulado pelo governo e previsto em orçamento. O deputado ressaltou que encampou a bandeira desde o início do seu mandato e disse ser gratificante colher frutos para os desportistas do Estado.

“Sinto-me honrado em contribuir com o desenvolvimento do esporte. Temos que voltar nossos esforços para esta área. No que depender de mim, estarei sempre à disposição para defender, na medida das minhas possibilidades e limitações, os interesses dos nossos esportistas”, afirmou Léo Moraes.

O Programa Bolsa Atleta objetiva garantir a manutenção da carreira dos atletas e técnicos de alto rendimento, almejando promover melhores condições para o treinamento esportivo e a participação em competições, visando o desenvolvimento pleno das carreiras e a renovação periódica das gerações de atletas com potencial para representar as entidades de suas respectivas modalidades, como também o Estado nas principais competições nacionais e internacionais.

Noutro ponto, a partir da concessão do benefício aos atletas, paratletas e técnicos, o programa minimizará os custos realizados pelo Poder Executivo em relação às inscrições em competições, passagens, hospedagem e alimentação, nos eventos esportivos, no transporte urbano, na aquisição de materiais e equipamentos esportivos ao treinamento dos desportistas e na participação em cursos de aprimoramento técnico-profissional.

Só na Bença parabeniza governador

bolsa111O deputado estadual Só na Bença (PMDB) parabenizou o governador Confúcio Moura (PMDB), pelo projeto que criou o Programa “Bolsa-Atleta”, idealizado para beneficiar, a partir de outubro de 2016, atleta juvenil de 12 a 17, adulto de 18 a 28 anos e Paratleta juvenil de 12 a 17 anos e adulto de 18 a 28 anos, também serão contemplados pelo Programa “Bolsa-Atleta” os técnicos dos atletas e paratletas inscritos no programa.

Só na Bença destaca a importância do projeto de lei no âmbito do Estado de Rondônia. O objetivo do Programa é destinar a atletas, paraatletas e técnicos do estado com resultados expressivos nos rankings nacionais e internacionais, melhores condições de competirem, além de garantir a manutenção da carreira dos atletas e técnicos de auto rendimento.

Um dos pontos fundamentais do programa é reduzir os custos no que refere-se a inscrições em competições, passagens, hospedagens e alimentação, além de aquisição de matérias para treinamentos e competições, e participação em cursos de aprimoramento técnico-profissional.

O projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa. “Parabenizo o Governador Confúcio Moura, por estar criando também um programa estadual, para complementar o programa nacional, porque através desse projeto ele vai conseguir triplicar os recursos aplicados no Bolsa-Atleta, o que é uma coisa muito significativa, um programa adaptado aqui para o Estado que vai poder estender o benefício a alguns que não conseguiriam pelos critérios do programa nacional” comemora Só na Bença.

“O Governo está dando a sua contribuição que é muito importante para que não apenas mantenhamos o programa nacional, mas que multipliquemos esse programa daqui em diante. Eu creio que iniciativas como essa irá formar mais e mais campões,” acrescentou o parlamentar.

Concessão de bolsas para atletas e técnicos que tenham participado, com destaque, de eventos esportivos estaduais, nacionais ou internacionais foi tema de longos debates no Conselho Estadual de Desporto e Lazer e no âmbito da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – SEJUCEL.

esporteqO Presidente do Conedel prof. Rodnei Paes explica que o bolsa-atleta é um programa de estado e que é uma nova proposta desejada pelo governador Confúcio Moura para fomentar o esporte, na valorização profissional e principalmente, garantindo a manutenção da carreia do atleta e o apoio ao técnico de alto rendimento.

O benefício destina-se a participação em competições de alto nível, treinamento, passagem hospedagem além do transportes urbano e aquisição de material esportivo de uso pessoal. O programa objetiva o atleta e o paratleta e seus respectivos técnicos com elevando potencial em representar o Estado nas competições nacionais e internacional.