Alta no preço de carros vai deixar IPVA mais caro em 2022

Com o aumento nos preços dos carros novos e usados no país, a previsão para 2022 é que o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) também fique mais caro, para acompanhar a valorização dos veículos.

Nada diferente da justificativa da inflação de outros produtos, a pandemia afetou no cálculo do valor venal – tabela feita pelo poder público – de usados ou da nota fiscal de novos.

Cada estado tem um cálculo diferente no IPVA, mas todos usam a tabela Fipe – tabela de preços médios de veículos anunciada pelos vendedores. No último dado disponível da Fipe, o preço dos usados subiu mais de 31,8% em 12 meses. No mesmo período, os modelos novos tiveram alta de 19,3%.

Além disso, a pandemia afetou as linhas de produção de insumos reduzindo a oferta e aumentando o custo de produção de veículos. Com isso, as pessoas passaram a comprar carros usados que também tiveram os preços elevados. Com o aumento nos valores, a base do cálculo do IPVA também aumenta mesmo que o imposto em si não tenha sofrido reajuste.

Carros entre 15 e 20 anos podem estar isentos da nova tarifa, caso o estado faça valer dessa maneira. As regras podem ser encontradas no Detran de cada região.

Fonte: Portal do Holanda