Adaptadores de plugues e tomadas fora do padrão brasileiro são apreendidos pelo Ipem, em Ji-Paraná

0
170
????????????????????????????????????

O Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem) realizou a apreensão de adaptadores de plugues no município de Ji-Paraná. No total, foram apreendidas 215 produtos que não estão em conformidade com os regulamentos e portarias do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A atividade tem o objetivo de coibir a comercialização de itens que não estejam de acordo com o padrão brasileiro.

De acordo com o presidente do Ipem, Aziz Rahal Neto, mais uma vez ficou constatada a presença de material ferroso em tomadas e adaptadores de plugues e tomadas em Ji-Paraná, registrando a irregularidade no produto. “As fiscalizações tem o intuito de garantir que se cumpram as normas do Inmetro, assim como atender à solicitação do governador Marcos Rocha, com o objetivo de assegurar a veiculação de produtos de qualidade ao consumidor e também para que ocorra uma concorrência justa entre os estabelecimentos”, frisou.

O próprio consumidor pode realizar um teste simples para conferir a qualidade do produto. Através da utilização de um ímã, o cidadão pode observar se o plugue contém material ferroso em excesso, que é o responsável por esses problemas, colocando em perigo a segurança e o patrimônio do cidadão. O ímã não pode aderir os pinos dos adaptadores. “Os produtos contam com material ferroso em sua estrutura, o que é proibido de acordo com norma do Inmetro, visto que esse material não conduz energia de forma eficiente. São ações simples que asseguram a segurança do cidadão em sua própria residência”, frisou o metrologista, Igor Argento.

As fiscalizações do Instituto cumprem todos os requisitos de segurança contra a covid-19, com as equipes mantendo o distanciamento necessário, utilizando máscaras faciais e álcool gel. O consumidor que encontrar, ou suspeitar de alguma irregularidade, pode informar à Ouvidoria do Ipem, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 0800 647 7277.

 

Fonte: Secom – Governo de Rondônia