Ações de monitoramento contribuem para políticas públicas com eficiência e qualidade

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Com a missão voltada ao aprimoramento da gestão pública em todos os aspectos legais, tanto os relativos à integridade quanto operacionais, financeiros e orçamentários, a Controladoria Geral do Município (CGM) tem atuado de forma maciça no decorrer do ano. Os resultados dos trabalhos contribuíram para a entrega de políticas públicas com eficiência e qualidade ao cidadão.

De acordo com a controladora Geral da CGM, Patrícia Damico, entre os objetivos da CGM se destacam a disseminação de mecanismos de Governança, Gestão de Riscos, Gestão de Processos e Integridade Pública, fortalecendo, consequentemente, a Transparência na Gestão Pública.

Diante do cenário pandêmico, a atuação da CGM tornou-se ainda mais evidente por meio do monitoramento à vacinação dos munícipes, participação no Comitê de Contingenciamento, por meio da qual, em conjunto com a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempog), Secretaria Municipal de Administração (Semad), Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) e Procuradoria Geral do Município (PGM), auxiliou a gestão financeira e orçamentaria, e na orientação das atividades prioritárias do Executivo Municipal.

O monitoramento e controle na gestão como um todo, em conformidade com as normas públicas, contribui ainda com a transparência nos dados analisados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/RO); pelos órgãos internacionais de transparência, como Transparência Internacional (TIBR), Open Knowledge Brasil, e órgãos externos de controles (TCU e CGU).

“É uma gama enorme de trabalho, que abrange a fiscalização operacional, financeira, orçamentaria e econômica de todas as secretarias municipais; a atuação no Conselho Nacional Interno de Controle Interno (Conaci), dentre outras”, destacou a controladora.

CAPACITAÇÕES

O efetivo da CGM conta com 68 servidores, distribuídos em setores de diferentes segmentos, além da atuação de estagiários. Com intuito de aperfeiçoar e aprimorar os trabalhos desenvolvidos, a Controladoria investiu ao longo do ano em oito capacitações junto às suas equipes de trabalho; também auxiliou servidores de outras pastas mediante treinamentos, visando fortalecer o sistema interno de controle e transparência de suas ações.

“Todas as secretarias precisam ter um mecanismo de fiscalização, para que possa funcionar de forma adequada. A própria Controladoria possui esse sistema de controle e fiscalização de suas próprias atividades”, pontuou Patrícia Damico.

TRANSPARÊNCIA

Dar toda transparência de suas ações, disponibilizando os gastos e investimentos realizados, levou o município a estar em primeiro lugar, com nota 97,7% no ranking de transparência entre as capitais da região Norte.

Todo esse trabalho tem acompanhamento direto da Controladoria Geral da União (CGU). Porto Velho também ocupa o quinto lugar na transparência, com nota 95,2% em cenário nacional, conforme destacado pela Secretaria do Tesouro Nacional.

Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)