Acir Gurgacz é preso em Cascavel

0
2518
Acir Gurgacz se entregou na tarde de hoje

O ex-candidato ao governo de Rondônia, senador Acir Gurgacz (PDT-RO), se entregou na tarde desta quarta-feira, 10 de outubro, na Polícia Federal de Cascavel (PR). Ele havia sido condenado a 4 anos e seis meses de prisão por crime contra o sistema financeiro. Ele tem negado veementemente ter cometido o crime. Segundo Acir, ele entrou como avalista em uma operação financeira, que foi totalmente quitada. Após a prisão, a assessoria do senador distribuiu nota à imprensa. Leia na íntegra:

NOTA À IMPRENSA

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) aguarda decisão sobre um novo pedido de suspensão da ordem de prisão e de revisão da pena, já formulado ao Pleno do Supremo Tribunal Federal (STF).
A defesa do senador considera que foram queimadas etapas importantes no julgamento na Primeira Turma do STF, violando-se o princípio constitucional do direito à ampla defesa e ao contraditório, com a negativa monocrática dos recursos e a ordem antecipada de prisão contra parlamentar.
Ademais, persiste a indignação diante de condenação absurda do avalista de um empréstimo de empresa, ocorrido em 2003, há 15 anos, e reconhecido como regular e totalmente pago ao Banco.
Para Gurgacz, está claro que quem está sendo condenado é o político – senador e candidato ao governo de Rondônia – e não o empresário ou a empresa – que pagaram todos os débitos, sendo que nem os gestores do contrato nem os outros três avalistas foram penalizados.