Ação educativa do Movimento Maio Amarelo no trânsito de Porto Velho reforça segurança nas vias

0
147

A 8ª edição do Movimento Maio Amarelo foi lançada em Rondônia no dia 30 de abril e traz como tema este ano a frase: “Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito”. O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) tem intensificado a presença no trânsito com ações visuais levando informações aos usuários nas vias, tendo em vista que, em virtude da pandemia da covid-19, não está fazendo as abordagens ao cidadão para evitar a proliferação do coronavírus.

A coordenadora de Educação de Trânsito, a pedagoga Glauce Souza de Abreu, explica que o Detran Rondônia tem intensificado a realização de palestras e ações visuais em vias públicas, sempre respeitando o distanciamento social conforme determina os órgãos reguladores. “Tivemos que reinventar a forma de levar a mensagem ao usuário e tem dado muito certo, principalmente com a participação dos bonecos Vidinha e Ligadinho, que chamam a atenção no trânsito”, afirmou.

O empresário e ciclista profissional, Marcio Machado, que estava acompanhado da filha, Luiza Machado de sete anos, fez questão de parar para fazer o registro da filha com os bonecos que representam segurança no trânsito. “Eu acho muito importante essa intervenção do Detran no trânsito, pois só a presença dos educadores, agentes e dos bonecos já levam uma mensagem que é preciso tomar cuidado na via”, afirmou.

O ciclista falou que já perdeu vários colegas de ciclismo no trânsito, que infelizmente cruzaram com condutores embriagados ou que estavam dirigindo de forma irresponsável e acabaram atropelando e matando ciclistas. O empresário também elogiou as ações do Movimento Maio Amarelo.

O educador, Carlos André de Sousa Benedito, falou sobre os trabalhos que a Diretoria Técnica de Educação de Trânsito (Dtet) vem realizando neste mês em prol do Movimento Maio Amarelo, com realizações de palestras e pit stop, levando informações de segurança no trânsito.

Dados do Anuário Estatístico do Governo de Rondônia emitidos pelo Detran mostram que houve redução de 23,27% no número de acidentes no Estado em 2020 em comparação a 2019. Mas, o índice de mortes no trânsito no mesmo período teve um aumento de 7,2%.

 

Fonte: Secom – Governo de Rondônia