Acampamento de grileiros em parque nacional de Rondônia é desmontado

0
1782

Reportagem do Jornal Nacional exibiu ontem uma operação de combate a crimes ambientais que desmontou um acampamento de grileiros dentro de um parque nacional, em Rondônia.

Agentes do Instituto Chico Mendes e policiais militares não tiveram dificuldade para encontrar os rastros de destruição dentro do Parque Nacional do Paccaás Novos, em Rondônia. Árvores nobres foram derrubadas e áreas enormes foram desmatadas.

No meio da Floresta Amazônica, a equipe destruiu um acampamento, mas nenhum grileiro foi encontrado.

Depois de escolher a área, eles demarcam os terrenos, limpam o espaço e jogam sementes de capim. A estimativa do Instituto Chico Mendes é de que só nos dois últimos anos no Parque Nacional do Pacaás mais de dois mil hectares viraram capim para o gado.

Os policiais apreenderam motos, armas, munições e anotações de loteamentos na área, que também faz parte da maior reserva indígena de Rondônia.

“A tentativa desse pessoal é fazer com que aprovem um desmembramento de áreas que eles estão invadindo, para a plantação, para cultivo, para principalmente criação de gado. Nós vamos impedir que isso aconteça”, disse Carlos Rangel da Silva, gestor substituto parque Nacional Pacaás Novos.

Veja aqui a reportagem completa

Fonte: Jornal Nacional