A QUATRO DIAS DAS ELEIÇÕES, EM QUEM VOCÊ VAI VOTAR PARA PREFEITO DE PORTO VELHO?

0
410

PortoVELHOvarias(3)PORTO VELHO-A capital do Estado de Rondônia ainda está indecisa em quem votar para prefeito. O Mais RO vai, de forma isenta, fazer uma análise para deixar o eleitor mais esclarecido e apto a votar corretamente, ou, pelo  menos,  achando que está votando no candidato certo. Porto Velho tem cerca de  511.219 habitantes, dos quais 319.939 estarão aptos a votar nas eleições de 2 outubro. Se levarmos em consideração que 80% destes eleitores votarão, o quociente eleitoral será de 12 mil votos para eleger um vereador por partido. Nestas eleições, o TSE obriga que, no mínimo, o candidato faça 10% dos votos do quociente eleitoral, ou seja, 1.200 votos.

PREFEITO, COMO IDENTIFICAR UM BOM CANDIDATO?

Para o eleitor comum é difícil saber em quem votar, levando em consideração a qualidade, capacidade e honestidade do candidato. Quase nenhum eleitor investiga, pesquisa sobre o candidato. Muitos avalizam a partir de informações postas nas ruas pelas campanhas, pela mídia e é aí que mora o perigo. O eleitor vota pelo visual, pelo que ouve do candidato, pelo que ele acha, nunca pela convicção de que este sim, é o candidato ideal.

Algumas propostas de candidatos são mirabolantes, outras pé no chão. Poucas ousadas e muitas batidas como asfalto, saneamento básico, saúde e educação. Porto Velho tem carência de uma cidade de terceiro mundo, ou quarto se bobear. Mas, o gestor precisa planejar a cidade para 30 anos. Os anos e as décadas se passam e a cidade continua na mesmice, no provincianismo. Hoje se discute o transporte coletivo urbano através de ônibus enquanto Cuiabá, por exemplo, já está na era dos BRT, VLT e até metrô na pauta. “Ah, mas Porto Velho”….não tem “ah, mas”….temos que deixar de pensar pequeno. Não querendo comparar mas, Las Vegas e Dubai foram erguidas em meio ao deserto. Porto Velho era para ser uma capital modelo. Não é. Ainda não. Ainda dá tempo. Basta querer.

Votem no candidato a prefeito que apresentar propostas com soluções à curto prazo, mas que apresente projetos para o futuro. Votem em candidato que vislumbre a educação como prioridade, com ênfase à profissionalização. Já pensou se todas as escolas municipais sejam profissionalizantes? Algum candidato apresentou proposta da criação de um centro de profissionalização que atendesse à todas as escolas municipais? Uma maravilha cada aluno da rede municipal sair para o ensino médio já com uma profissão básica para poder se sustentar em outras etapas da educação. Seria uma boa, como se diz por aí.

Os candidatos

1-O petista Roberto Sobrinho, 57 anos, busca ocupar pela terceira vez o cargo na prefeitura. Porém, sua candidatura foi indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e aguarda julgamento por instância superior. Sobrinho foi prefeito de Porto Velho por dois mandatos consecutivos, de 2005 a 2012. Ele promete construir a rodoviária municipal, parques e um centro multi eventos.

2- Formado em Direito, Leonardo Barreto de Moraes, 32 anos, mais conhecido como Léo Moraes, é filho do ex-deputado estadual Paulo Moraes. Concorre pela coligação Abrace Porto Velho e tem como candidato a vice o Dr. Amado, do Partido Progressista (PP) . Eleito em 2012 vereador de Porto Velho, Moraes deixou o posto dois anos depois para assumir o cargo de deputado estadual, que ocupa até hoje. Na Assembleia Legislativa é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania e vice presidente da Comissão de Segurança Pública. É um candidato jovem com futuro político. É ligado nas redes sociais.

3-Candidato pela coligação Porto Velho Mais Forte, que abrange dez partidos, Mauro Nazif Rasul, 57 anos, tenta a reeleição. Na sua chapa, Ana Maria Negreiros, do PDT, concorre como vice. O atulal prefeito é natural de Barra do Piraí (RJ) e médico. Já foi vereador da cidade entre 1989 e 1993, deputado estadual de 1993 a 2003 e deputado federal por dois mandatos, entre 2006 e 2012, quando renunciou para disputar a prefeitura de Porto Velho.

4-O comerciante Nascimento Antonio da Silva, 51 anos, mais conhecido por Pimenta de Rondônia, também não fez coligação e disputa o cargo de prefeito pelo PSOL. Azzi, candidato a vice, integra o mesmo partido do líder da chapa. Pimenta já se candidatou aos cargos de governador, senador e vereador de Rondônia, mas nunca chegou a ser eleito.

5- O empresário Hildon de Lima Chaves, 48 anos, ou Dr. Hildon, como é mais conhecido, concorre pela Coligação Juntos por uma Porto Velho Melhor. Edgar do Boi, do PSDC, concorre como vice. Dr. Hildon também já foi promotor de Justiça e hoje é dono de uma rede de ensino. Essa e a primeira vez que ele disputa uma eleição.

6- Williames Pimentel, 54 anos, concorre ao Executivo municipal pela coligação Por Amor a Porto Velho. O democrata Pastor Severino é o seu vice. Pimentel é servidor público estadual, mas também já foi secretário municipal e estadual de Saúde. Essa também é a sua primeira eleição.

7- O deputado José Ribamar de Araujo, 62 anos, mais conhecido por Dr. Ribamar Araujo,  participa da corrida eleitoral pela coligação Para Orgulhar Porto Velho e tem como vice o Pastor James Melo (PR). O parlamentar está no seu terceiro mandato como deputado estadual. Neste ano, ele deixou do PT e migrou para o PR.

Da redação do Mais RO