Ferocit prossegue com palestras nesta quarta-feira (3)

0
758

Ferocit-2-12-Quintela-002-370x255A I Feira de Robótica e Tecnologia de Rondônia (Ferocit) aberta ontem (2), nas dependências da Escola Murilo Braga, tem  prosseguimento nesta quarta-feira com uma vasta programação.

A partir das 10h desta quarta-feira (3) tem início a avaliação e visitação pública. Hélio Luiz Brochier,do Movimento pela Ciência e Aprendizagem Brasil, representante do Milset Brasil do Movimento Internacional para o Recreio Científico, estará proferindo a palestra “Metodologia da Pesquisa Desenvolvendo Competência e Aprendizagem Significativa, das 15h às 16h.

Entre 16h e 17h vai acontecer a palestra de Carlos Henrique Leite da Silva, da Associação Brasileira de Incentivo a Ciência (Abric) que abordará o tema “Impacto dos Projetos de Pesquisas no Ensino Médio/Tecnico”.

Dentre as escolas que estão expondo os seus trabalhos, destacam-se a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlos Gomes, de Cacoal, com o projeto “Em direção a uma escola sustentável e em busca do equilíbrio ambiental”, que está sendo apresentado pela estudante Poliana Helena Santian Mundel Fantin.

Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Alkindar Brasil de Arouca, de Guajará-Mirim, expõem o trabalho “Pulmão do Fumante”, que faz um alerta aos fumantes e leva as pessoas que visitam o stand a uma reflexão.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ulisses Guimarães está presente ao evento com o projeto “Enteroparasitas de importância médica isolados de baratas e capturadas em uma escola pública”.

O projeto “Investir sem poluir” é de autoridade de um grupo de estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Santa Ana e se destacou no primeiro dia da feira, pois retrata a necessidade da consciência de todos para um mundo sem poluição.

A feira é promovida pelo Governo do Estado, através da Seduc, e que tem como parceiros Brink Mobil Tecnologia Educacional e a Energia Sustentável do Brasil. São parceiros no evento a Uniron, Coca-Cola, Fapero, Porto Velho Shopping, Funcultura, Unir, Corpo de Bombeiros, Panificadora Nordeste e Polícia Militar.

O professor Ederson, idealizador do projeto, está empolgado com o sucesso da feira e acredita que até o encerramento haja uma maior interação entre os expositores e a população porto-velhense.

A professora Fátima Gaviolli, recém indicada para ocupar a titularidade da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia, deve prestigiar a feira em seu encerramento.

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Quintela