22 MADEIREIRAS LACRADAS E DOIS ÍNDIOS PRESOS EM OPERAÇÃO CONTRA EXTRAÇÃO ILEGAL DE MADEIRAS EM RO

240109-federal1O Ibama e a Polícia Federal realizaram ontem (10) a Operação Mesclado contra extração ilegal de madeira no estado de Rondônia. Foram cumpridos 12 mandatos de prisão preventiva, inclusive dois indígenas, e 17 conduções coercitivas. Além disso, 22 madeireiras foram lacradas pela fiscalização, e realizados 23 mandatos de busca e apreensão.

A ação teve início após uma operação do Ibama realizada na terra indígena Mequéns e nas madeireiras que recebiam a madeira extraída da área protegida. Após investigação da Polícia Federal foi iniciada a Operação Mesclado nos municípios de Cacoal, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste e Alto Alegre dos Parecis.

Segundo informações da fiscalização do Ibama, os infratores roubavam a madeira da terra indígena e acobertavam o transporte usando créditos fictícios de planos de manejo. As equipes estão realizando o levantamento das serrarias receptadoras. A Polícia federal fez uma estimativa de que teriam sido causados R$500 milhões em danos ambientais na área. Foram realizados o sequestro de R$7,5 milhões em bens de imóveis pela justiça.

Ascom/Ibama

Facebook Comments