22 C
Porto Velho
sexta-feira, agosto 19, 2022
spot_img

1º Festival da Colheita em Nova Califórnia expõe produtos de qualidade e homenageia produtores rurais

A secretaria municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) foi parceria na primeira edição do Festivel da Colheira ocorrida nos dias 02 e 03 de Abril no distrito de Nova Califórnia. Sob a coordenação e idealização da Emater além da exposição dos produtos cultivados no distrito e nas imediações, foram realizadas diversas atividades para entretenimento e integração da comunidade.

O administrador do distrito de Nova Califórnia, Eder Souza, agradeceu a participação em massa dos produtores e ao apoio que a prefeitura vem dando ao distrito e à agricultura familiar. “Vivemos numa região fértil, onde tudo que se planta vai colher. E o conhecimento técnico que é preciso tem vindo por parte da Semagric e da Emater. Somos uma grande região produtora e temos visto o dinheiro público sendo aplicado aqui também. Nossas estradas estão sendo recuperadas e o centro urbano do distrito tem recebido as equipes para limpeza e encascalhamento. Torcemos para que as atividades sejam ampliadas. Sabemos que muitos serviços dependem do tempo estar favorável, mas vemos que existe a vontade e a mão de obra disponibilizada, então estaremos sempre cobrando e registrando com muito orgulho o resultado dessa parceria”, disse ele.

A Festa da Colheita foi uma iniciativa da Emater com o objetivo de dar destaque às potencialidades do distrito de Nova Califórnia que hoje produz em grande escala Cacau, Cupuaçu, Banana, Abacaxi, Rambutã, Melancia, Mandioca, Hortaliças, Café, Abobora, Palmito de Pupunha, Semente de Pupunha, Castanha do Brasil, Andiroba e Maracujá.O casal Maria Inês e João Casagrande moram na área rural do distrito e sempre que podem participam de atividades em que possam mostrar e também comercializar os produtos que produzem. Em uma pequena banca eles expuseram alguns deles como hortaliças, limão, pimentas, pepino, vagem, feijão e outros. “Trabalhamos há mais de 30 anos com a agricultura. É o que sabemos fazer e o que amamos fazer. Acordamos as cinco horas da manhã e nossa manhã é cuidando das hortaliças e das nossas pequenas criações. Nossos produtos são cem por cento natural, não usamos agrotóxicos, e cultivamos com muito amor. E hoje estamos aqui para expor nossos produtos que são de muita qualidade”, disseram.

 A Festa da Colheita também comemorou a safra de 2015. Também foram expostos implementos agrícolas e programas que existem no município que estimulam e orientam os pequenos produtores rurais. Também foi oportunidade de homenagear os agricultores que se destacaram na safra de 2015.

Paulo Braga, coordenador de Feiras, da secretaria municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), que também foi parceira do evento, agradeceu o empenho de todos os colaboradores para o sucesso da Festa. “Aqui temos parceiros importantes e acima de tudo a boa vontade dos produtores que sem eles o evento não aconteceria. Temos que divulgar o que gera desenvolvimento para nossa cidade e esta festa da colheita, com a exposição das potencialidades dos distritos, é uma grande prova de que nossa região tem grande potencial pro agronegócio, que os produtos são de primeira qualidade”, disse ele.Homenageados

Após os discursos foi a vez de homenagear aqueles que tem fortalecido a economia do Estado, os pequenos produtores. O primeiro a receber a homenagem foi Francisco Berkembrock, considerado o maior produtor de sementes de pupunha do distrito de Nova Califórnia, com uma área plantada de 11ha. Só no ano passado sua produção ultrapassou quatro mil kg de sementes.  Manoel Pereira foi aclamado como o maior produtor de cupuaçú orgânico com uma produção em 2015 de 135 mil frutos. Celso Rechi o maior produtor de rambutã, com uma área plantada de de 16ha com uma produção no ano passado de 10mil quilos. Dona Maria Santa também foi destaque durante a Festa da Colheita. Ela é a maior produtora de hortaliças com uma produção de 5mil kg.

Everaldo Berger é hoje o maior produtor de palmito de pupunha do distrito de Nova Califórnia. Ele tem uma área plantada de 12ha e no ano passado produziu cerca de 6,5 mil kg de palmito. Francisco Demarque homenageado como o maior produtor de abacaxi com uma área plantada de 8ha e uma produção de 150mil frutos em 2015. Edmundo Luiz de Araújo é hoje o maior produtor de café do distrito de Nova Califórnia com uma produção de 457 sacas de café beneficiado.

Além dos produtores, algumas personalidades do distrito foram homenageadas como o seu Manoel Paulo da Silva, de 82 anos, que é o primeiro morador nascido no distrito de Nova Califórnia e dona Perpétua de 80 anos, moradora mais antida do distrito.

Por  Meiry Santos | Fotos  Medeiros

 

Related Articles

REDES SOCIAIS

0FansLike
3,440FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -Governo de Rondônia

Latest Articles